quarta-feira, 31 de outubro de 2007

INFORMAÇÕES FOTOGRÁFICAS...

O ISO NAS CAMERAS DIGITAIS:
O ISO de um filme convencional indica a capacidade do filme de conseguir fotografar em baixa quantidade de luz.
Quanto maior o ISO menor a quantidade de luz para se fazer uma fotografia. Quanto maior o ISO maior também os grãos que fazem sua emulsão e menor a nitidez da imagem.
As câmeras digitais também possuem ISO. Dependendo do modelo pode-se escolher um ISO entre 100 e 1600.
Nas câmeras digitais isso não significa que se aumente o tamanho dos pixels. Nas câmeras digitais quando aumentamos o ISO apenas amplificamos eletronicamente o sinal de cada pixel. Assim, mesmo com pouca luz temos um sinal de boa qualidade para fazer uma imagem.

O QUE É INTERPOLAÇÃO?
Algumas câmeras aumentam o tamanho dos arquivos utilizando uma técnica chamada interpolação.
Numa imagem interpolada, pixels extras são inseridos entre os pixels capturados. A estes pixels extras são dados valores de cor que estão entre aqueles que o rodeiam.
Assim se consegue que a imagem fique maior sem aparente perda de qualidade.

RUÍDO NA IMAGEM
Dá-se o nome de ruído numa imagem digital, a milhares de pequenos pontos multicoloridos que aparecem na imagem e que não fazem parte daquilo que foi fotografado.
O ruído é criado por sinais elétricos não desejados gerados por instabilidades do sensor de captura de imagem. Estes ruídos acabam por confundir o sensor e aparecem como centenas de pequenos pontos coloridos dando impressão de “granulação” ou pouca definição.
Isso acontece quando aumentamos muito o ISO na câmera. Quando aumentamos o ISO amplificamos também a potência do sinal gerado pelo pixel e o ruído, antes desprezível, acaba aparecendo junto.
Para ISO baixo, entre 100 e 400 o ruído é desprezível e não precisamos ter receio. Para ISO acima deste o ruído pode ser mais perceptível
O CCD, sensor que captura a luz e a transforma em informação digital, é muito sujeito a atrair grãos de poeira. Isto acontece porque durante a foto ele fica exposto e carregado de grande quantidade de energia elétrica, o que o torna um "imã" de poeira.
Nota-se que o ccd está sujo quando aparecem pequenos pontos nas fotos digitais que estão sempre no mesmo lugar. Uma boa forma de localizar estes pontos é fotografar uma parede ou cartão branco. os pontos escuros que aparecem são sujeira no CCD.
Estes pontos não causam prejuízo ao funcionamento da câmera, mas devem ser removidos para que as fotos não fiquem com pontos indesejáveis.
Algumas pessoas ERRADAMENTE colocam a câmera em bulb e disparam a foto, enquanto o espelho está levantado e a cortina aberta eles procedem a limpeza do CCD. Não se deve fazer isto. O CCD está alimentado de energia e isto pode causar dano à câmera.
Alguns modelos possuem nos menus um modo de limpeza do ccd. Quando acionado este modo o espelho se levanta, a cortina abre e o CCD fica exposto sem estar energizado.

Fonte pesquisa: Focus Escola de Fotografia

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Vitrine Virtual, Emerson Monteiro


ENSAIO, cidade Recífe, Pachelly Jamacaru

"Voltei Recífe, foi a saudade"... Essa música bem poderia ser o Hino desta cidade que possui inúmeros atrativos, como: O Carnaval, com seus frevos e marcatus, rios e pontes históricas, arquiteturas coloniais belíssimas, contrapondo com os arranha-céus modernos! Praias para todos os gostos, ih, são inúmeras as atrações que demandaria tempo para mostrar os potenciais turísticos ou o avesso da cidade fundada em 1537, conhecida como: A Veneza brasileira! Em particular, recomendo que o visitante conheça o Castelo de Ricardo Brennan, é simplesmente imperdível, seja pela imponência, pelo colosso, seja pelas relíquias medievais, pelas pinturas renacentistas e muitas outras curiosidades em suas dependências! É simplesmente impressionante...

Espelho de uma cidade...

O Sulrealismo de uma metrópole!


Barby vai a praia, Boa Viagem! I

Praia de Boa Viagem, II

Imagem casual da cidade grande

Vista Parcial do Castelo de Ricardo Brennan

Interior do Castelo, armaduras medivais autênticas!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Vitrine virtual, Emerson Monteiro


Fim de tarde

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS DO ÁGAPE

Sob o título: “ESCONDERIJOS” os alunos do Colégio Ágape inauguraram nas suas dependências, uma exposição no mínimo curiosa e muito criativa, onde as artes se entrelaçam criando um efeito único! Poesias, sons, performances, fazem um contraponto com as FOTOGRAFIAS que são mostradas de forma inusitada! É Imperdível, o Zoomcariri, recomenda! A própria exposição em si, é uma obra de arte!
Ficará em cartaz até 24 de novembro

UM DOS TRABALHOS...


VISITANTE

O AMBIENTE

A PERFORMANCE

Vitrine Virtual, Marcus Jamacaru...


Leitinho da Manhã...

Delícia levantar pela manhã e ter o leite quentinho no bule para beber não é... Olha ai de onde vem rsrsrs. Foto as 06:00 hs da manhã no sítio Cachoeira, onde fui passar o feriado.

Exif.:


Ficha da Foto.:

Autor: Marcus Jamacaru
Cidade: Crato - CE (Sítio Cachoeira dos Gonsalves)
Câmera: Cásio EX-Z700
Objetiva: 38 - 114 mm (equivalente)
Exposição:1/125 sec
Abertura: f/3,6
Flash: Forced, auto mode

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

domingo, 14 de outubro de 2007

DIOMEDES e os pioneiros da fotografia cratense!

Em conversa com Nezim Patrício, atual Presidente do ICC (Instituto Cultural do cariri), percebemos quão difícil é a FOTOLOGIA da cidade fundada por Frei Carlos Maria de Ferrara. Muitos foram os fotógrafos que registraram o Crato de “ÉPOCA”. Têm-se os registros, mas, em poucas ocasiões, sabemos a quem atribuir os créditos. Pelas lentes destes pioneiros é que podemos ainda, contemplar o “Crato Antigo”.
As Ruas com casas simples e casarões coloniais. O seminário com uma mata densa em seu entorno. A igreja Matriz com as missões, a estação de trem em sua inauguração. Carros antigos, como o de Pedro Maia, que assinou a sua história como fotógrafo a ser lembrado, retratando o (Capitão Virgulino Ferreira) Vulgo “Lampião”. Transeuntes anônimos pela, Dr. João Pessoa, Miguel Lima verde, Bárbara de Alencar, dentre outras...

E dentre outros, citaremos com igual importância, a Família Saraiva, Targino, Borromeu, Zé Baixim, muitos e muitos, por aí vai...
Aqui em especial, o meu amigo Diomedes Pinheiro, a quem em nome de todos os fotógrafos cratenses, presto esta homenagem.
Conversei com esta pessoa simpática, cordial, de origem paraibana, que chegou aqui por volta de 1942.
Diomedes, trabalhou inicialmente como assistente do Estúdio Targino. Depois, abriu o seu próprio ramo na rua: Jose Carvalho, antiga ruas das Laranjeiras. Daí então, passou a ser um conceituado fotógrafo desta cidade.
Contou que na época, os registros fotográficos eram voltados para os eventos sociais e cenas corriqueiras da cidade.
Uma explosão, um clarão provocado por um curto circuito no flash, e lá estava um registro familiar, um registro de primeira comunhão, onde num jogo de ilusão de ótica, uma criança poderia aparecer como que recebendo a hóstia pelas mãos de Jesus.
Tradicional também eram os registros de pessoas falecidas, ainda em suas urnas funerárias ou, simplesmente um 3 x 4, que sobrevive aos tempos!
Com tudo isso, não pode deixar de citar as dificuldades de aquisição dos produtos como os sais de prata, filmes, etc., que alimentavam as suas tradicionais AGFAS com lentes Call Zaiss, de fabricação Alemã.
Para se ter idéia, obter estes produtos em plena 2ª guerra mundial custavam-lhes viajarem aos portos marítimos de Natal ou de João Pessoa, pois é!!!
Bom, para finalizar esta matéria que daria resmas e mais resmas de estórias... Nas palavras do nosso homenageado, o que mais o impressiona, foi à rapidez com que evoluiu o processo fotográfico sob todos os aspectos, "disse", ao ser fotografado e ver o resultado na hora do seu sorriso no visor de LCD!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

CONCURSOS PELO BRASIL

Se você se interessa por CONCURSOS, acesse no LINK DOS FAVORITOS o site da: C O N F O T O, você ficará sabendo o que acontece em termos de fotografia pelo Brasil e no mundo.
O LINK DOS FAVORITOS, são links indicados por aqueles que fazem o ZOOMCARIRI, vale apenas conferir!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

VITRINE VIRTUAL, Emerson Monteiro

SONHO

Foto: Emerson Monteiro

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Vitrine Virtual, Marcus Jamacaru...



Imagem do sertão...

Essa foto traz o que muitos pensam sobre a região Nordeste!! A mídia muitas vezes cria e mostra para o resto do Brasil e até do mundo que aqui só existe - seca e miséria. Isso é o que pintam...
Mas nós que nascemos e vivemos aqui, sabemos a verdade e conhecemos todo o potencial que temos em todas as áreas da sociedade.
Aos que não conhecem o Nordeste, não percam tempo e venham ver o que essa região realmente tem a oferecer!!

Obs.: A imagem foi escaneada de uma foto que fiz com uma outra câmera antiga (totalmente manual) e não tenho o exif.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Vitrine Virtual, Marcus Jamacaru...






A Flor...

Durante um trabalho em um condomínio na cidade de Barbalha vi essas flores à beira da piscina e gostei muito da imagem!! Decidi registrar e ai está para a apreciação dos amigos!! Espero que gostem!!

Ficha da Foto.:


Autor: Marcus Jamacaru

Cidade: Barbalha - CE
Câmera: Cásio EX-Z700

Objetiva: 38 - 114 mm (equivalente)

Exposição: 1/250 sec
Abertura: f/8,3

Flash: Ativado (forced)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

VITRINE VIRTUAL, Pachelly Jamacaru


Por ocasião do encerramento da Exposição fotográfica CENAS CACRIRI, aconteceu no palco do SESC dois grandes espetáculos. Um musical com o cantor/compositor Abidoral Jamacaru, contando com a interatitivade total do público, e, uma performance poética com poesias de Pachelly interpretadas pelo magnífico performance João do Crato.

Vejam este dois momentos!

Entrevista: Pachelly Jamacaru e a Fotografia Artística no Cariri.



Finalizando a sua excelente exposição fotográfica que esteve em cartaz no SESC Crato de 10 de setembro a 03 de outubro, Pachelly nos concedeu uma entrevista sobre o seu envolvimento com a fotografia, sua recente premiação no festival da revista Fotografe Melhor, e como ele vê o ressurgimento do interêsse pela fotografia e os novos movimentos aqui na região do Cariri.
Vale a pena conferir!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Vitrine Virtual, Marcus Jamacaru...


Visão de um tenista...

Essa foto foi tirada no fim de semana na A.A.B.B. do Crato, onde jogava tênis com os amigos! Encontrei dificuldades para fazê-la, pois a minha câmera não facilita devido ao zoom e o horário não ajudava pois a luz estava muito dura com o sol já alto. Mesmo assim consegui essa e foi a que mais gostei!! Espero que agrade!! Abraços!! Mais fotos minhas no meu FLICKR!!


LINK FLICKR.: http://www.flickr.com/photos/12745222@N03/


EXIF.:

Autor: Marcus Jamacaru
Cidade: Crato - CE
Câmera: Cásio EX-Z700
Objetiva: 38 - 114 mm (equivalente)
Exposição: 1/500 seg Abertura: f/6,5
Flash: Flash did not fire, auto mode