quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

CONVITE

Será realizado no SESC - Juazeiro - dia 12 de fevereiro 2008 terça-feira às 19h a primeira CONVERSA COM FOTÓGRAFOS (AS)
Terá a presença dos fotógrafos expositores Alan Bastos, Onofre, Pachelly Jamacaru, Nívia Uchôa e Willo.
Essa conversa pretende aproximar a fotografia, fotógrafos, apreciadores, como também tornar hábito conversas informais e objetivas a cerca de temas relativos a fotografia, apreciação da arte fotográfica, o gosto estético, o ato de fotografar, entre outras questões.
Até lá
Grupo de fotógrafos (as) POESIA DA LUZ Poesia da Luz Fotografia Nívia Uchôa (88) 96127485 / 35114787 http://www.poesiadaluz.blogspot.com

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

VITRINE VIRTUAL, Pachelly Jamacaru



Alguns se perguntam o que fotografar, onde estão as imagens, não percebem porém que pertinho, pertinho, pra não dizer, em casa mesmo, elas estão! Inventamos desculpas de que não temos assunto, quantas vezes não passei por isso, onde não via nada, nada, era um cégo de olhos abertos, vendo tudo e não exnxergando nada! Mas, se olharmos com calma, se der-mos uma voltinha, se desafiar-mos a imaginação, então vemos que as coisas estão a nos olhar como no caso desta pequena lagarta mimificada com um olho que é para sua defesa natural. Falamos então do mundo da MACROFOTOGRAFIA...

Alguns modelos de máquina fotográfica digital possuem uma lente que permite fotos de quatro cm, três cm ou até menos distancia do objeto. Esse tipo de fotografia captura os mínimos detalhes dos objetos, detalhes até que não podem ser vistos a olho nu. Fotos de macro são utilizadas geralmente para obter fotos de insetos, pequenas peças, olhos (de perto), flores e etc.

É bom enfatizar que, no modo macro, o zoom é extremamente limitado. Estou pondo está informação aqui para evitar que usuários não experientes pensem que sua máquina esteja ruim por não conseguir focalizar no modo macro com o zoom aumentado. É aconselhável que não se use o zoom quando estiver tirando fotos no modo macro.

Câmera fotográfica, lentes e acessórios...
O tipo de câmera fotográfica mais utilizado em macrofotografia é a câmera 35 mm reflex. Este tipo de câmera permite que você veja através do visor exatamente o que aparecerá na fotografia, facilitando seu trabalho.
Existem objetivas específicas para macrofotografia, as lentes macro, que permitem grandes ampliações e possuem uma excelente qualidade ótica. O maior inconveniente dessas lentes é preço, sempre elevado.
Para sanar este problema já que não são todos que podem adquirir uma lente macro existem alguns acessórios que permitem um maior ampliação com o uso de lentes normais. O acessório mais popular de todos é o filtro Close-up, que como o próprio nome diz, permite que você chegue mais perto do assunto a ser fotografado, proporcionando assim uma maior ampliação.
Os filtros close-up, que possuem sua potência indicada por dioptrias, sendo os mais comuns os +1, +2, +3 e +4, são rosqueados diretamente na frente da objetiva, sendo portanto encontrados em diferentes tamanhos e individualmente ou em kits. Quanto maior o valor de dioptria mais próximo você poderá estar focalizando. Você pode ainda utilizar mais que um filtro ao mesmo tempo, sendo que sua potência final será a soma dos filtros utilizados. A vantagem desse acessório é o custo, muito menor que uma lente macro e não há perda de luminosidade. Como desvantagem esta sua qualidade ótica, principalmente nas bordas da foto, sendo necessário ara minimizar este problema o uso de pequenas aberturas de diafragmas. Existe ainda filtros close-up com mais de um elemento ótico, permitindo assim uma melhor qualidade ótica, ma você irá pagar por essa diferença.

Por Pachelly e pesquisa na Internet...
Fotografias: Pachelly Jamacaru

VITRINE VIRTUAL, Nikolay Macedo

Ruínas do Engenho

Ruínas do engenho de pau localizado no Sítio Fundão, em Crato. Década de 90.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

VITRINE VIRTUAL, Nikolay Macedo

Soldadinho do Araripe
Para estrear a minha humilde participação neste blog fantástico, uma imagem captada há poucos dias da ave-símbolo da Chapada do Araripe.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

VITRINE VIRTUAL, Pachelly Jamacaru

Enquanto transcorria o concurso TRABALHADORES DO CARIRI, os adminstradores do blog estiveram impedidos de participar da brincadeira, mas agora podemos mostrar um pouco do que foi a nossa vontade de ter participado. Escolhi o tema ENGENHO, onde fiz algumas fotos com a temática. Convidei Dihelson a ir comigo, ele que também fez lá as suas e que ficaram muito bacanas! Posso dizer que foi divetido sair à colher imagens com o meu amigo e co-adminstrador deste web-site. Passeamos, trocamos idéias, prosamos, foi uma tarde inspirada!



sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

RESULTADO DO CONCURSO ZOOMCARIRI TRABALHADORES DO CARIRI

PRIMEIRO LUGAR: JACKSON BANTIM com a Mulher Rendeira

SEGUNDO LUGAR: MARCUS JAMACARU com o Oleiro
O ZOOMCARIRI chega ao final de seu primeiro concurso, cujo tema foi: TRABALHADORES DO CARIRI. Agradecemos imensamente aos participantes que acreditram e compreenderam a importância de suas participações para o engradecimento histórico e cultural da arte fotográfica no Cariri.
Outros concursos virão e acreditamos na maturidade daqueles desenvolvem trabalhos fotográficos em aderir a essa idéia saudável e engrandecedora. Parabéns ao ganhadores que escreveram seus nomes na primeira realização. Solicitamos entrar em contato com Pachelly Jamacaru, para entrega de seus respectivos e merecidos prêmios. email: pjamaca@bol.com.br ou fome: 3521.0831

JUARADOS: Da forma mais profissional e imparcial o zoomcariri selecionou um corpo de jurado eclético, com a participaçao de pessoas altamentes capacitadas e ligadas diretamente ao meio fotográfico, bem como de pessoas ligadas à cultura de uma forma direta ou indireta e pessoas leigas no assunto mas, que com suas sensibilidades votaram da forma mais consciênte, imparcial e espontânea na condição de apreciadores. Os organizadores em momento algum participaram do processo seletivo, bem como não puderam opinar no resultado, fomos meros realizadores e nos comportamos como tal. Com liberdade posterior ao resultado, poderão os organizadores postar imagens ligadas ao tema.

TIAGO BEZERRA:Impressor Digital
ALEXANDRE: Laboratorísta









JORGE MENESES: Caricaturísta
ADILBERTO: Produtor Cultural









WALTER LEITE: Comerciante
KAÍCA: Produtor Cultural









JOÃOZINHO: Economiário

ABIDORAL JAMACARU: Compositor/Cantor

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

DIA DO FOTÓGRAFO



Hoje em todo o mundo, comemora-se o dia do fotógrafo! O Zoomcariri fica lisonjeado por ser um blog que acolhe a todos os pincelistas da luz, abrindo espaço, oportunizando uma comunicação aberta entre os aficcionados por fotografia, instruindo, levando lazer e crescendo com tudo isso! A você fotógrafo, que na forma mais bidimensional dessa arte, transcende e dá o seu testemunho, mostrando as mais diversas formas de manifestações inerentes ao ser humano, os nossos sinceros PARABÉNS!

Parabéns a você que antes de fotógrafo/artísta ser, ser humano é!

sábado, 5 de janeiro de 2008

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Menino acrobata


Esta foto foi feita em agosto de 1986.

Naquele já longínquo ano, a Festa da Padroeira do Crato, a venerada Nossa Senhora da Penha, era ainda comemorada nesta belíssima praça, coração histórico da cidade. E o pano-de-fundo desta imagem era, justamente, esse festejo nesse espaço.

No centro da praça, onde hoje é um coreto, após a reforma feita em 1991, ainda estava lá a fonte luminosa, de saudosa e decantada memória.

Era fim-de-tarde. Fotografava o cotidiano cultural da urbe para um trabalho de escola. Na verdade, para uma mostra de ciências e arte que era realizada, anualmente, no Colégio Diocesano, onde eu cursava o último ano escolar.

Passando pela praça, vi um garotinho que circulava a fonte de pernas pra cima, ou, como dizíamos, "plantando bananeira". A fonte luminosa estava bastante depreciada. O que dá pra constatar pelos cartazes de Tasso Jereissati, fixados, desrespeitosamente, no monumento. Três meses depois, ele (Tasso) seria eleito governador do Ceará pela primeira vez, desbancando os "coronéis" mandatários do poder há mais de três décadas.

O equipamento usado naquela ocasião foi uma máquina Olimpus, emprestada não-me-lembro-de-quem. Só lembro que o resultado, entre o clic e a foto copiada em papel, demorava no mínimo uma semana.

É que a revelação e a cópia de uma foto colorida só eram feitas em estúdios das capitais...

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

O MENINO PEIXE...

Em 2008, feito o menino peixe, mergulhemos em busca de vôos... Borbulhemos um ar de contemplação e admiração à criação e a criatividade artística! O menino peixe é a primeira imagem do ano, que apresento ao universo das artes! Que simbolize inspiração para todos nós...



Fotos: Pachelly Jamacaru
Direitos reservados.