domingo, 14 de setembro de 2008

ENSAIO VIRTUAL, Pachelly Jamacaru

O CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO.
Segundo o articulador cultural Jackson Bantim, acontece hoje a romaria ao Sítio Caldeirão.

Este ensaio fotográfico é uma viagem imaginária ao Caldeirão. Sua concepção é pura ficção. O autor apenas se permitiu mergulhar na atmosfera que o lugar visitado transpira e inspira. Crato, Caldeirão, setembro de 2008.

Sabe-se que Foi um dos movimentos messiânicos que surgiu nas terras do Crato, Ceará.
A comunidade era liderada pelo paraibano de Pilões de Dentro, José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por beato José Lourenço. No Caldeirão, os romeiros e imigrantes trabalhavam todos em favor da comunidade e recebiam uma quota da produção. A comunidade era pautada no trabalho, na igualdade e na Religião.

Sem a proteção de Padre Cícero que falecera em 1934, a fazenda foi invadida, destruída e os sertanejos divididos, ressurgindo novamente pela mata em uma nova comunidade. O caldeirão foi destruído pela primeira vez em 1936, mas o massacre propriamente dito, só veio a ocorrer em 1937 invadida novamente, dessa vez por terra e pelo ar, quando aconteceu um grande massacre, com oficiais 400 mortos. Assim descreve-se na Wikipédia.








Fotos: Pachelly Jamacaru
"expressamente proibido o uso
deste material fotográfico
sem a autorização do autor."

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado Sr., somos a S.O.S - DIREITOS HUMANOS, ONG e gostariamos de informar que entramos em setembro/2009 na Justiça Federal do Ceará, com a primeira ação no Nordeste pedindo aos Governos Federal e Estadual para informarem a localização exata da vala coletiva onde jogaram os 1.000 corpos dos camponeses católicos assassinados no ano de 1937 no sítio "CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO", e indenização no valor de 500 mil reais para os parentes das vítimas.

Solicitamos o vosso apoio na busca pelos remanescentes do sítio Caldeirão bem como dos descendentes do paraibano beato "José Lourenço" e das vítimas que lá foram assassinadas, para assim, juntos reescrevermos a história do Brasil.

SOS Direitos Humanos:
(85) 8719.8794/ 8613.1197
Otoniel ou Karen
drajala@ig.com.br
www.sosdireitoshumanos.org.br

A MATÉRIA COMPLETA ENCONTRA-SE NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=571824

SÍTIO CALDEIRÃO
ONG quer indenizar famílias

Para fazer justiça ao extermínio de camponeses do Caldeirão, ONG entrou com ação contra governo federal

Há 71 anos, moradores do sítio Caldeirão, na região do Cariri, viram balas cair do céu, em metralhadoras disparadas por aviões militares. Era a primeira ação de extermínio do Ministério da Guerra, do Exército brasileiro, e Polícia Militar do Ceará. Naquele 11 de maio, camponeses nordestinos católicos pacíficos, que por dez anos vinham buscando a auto-suficiência, comandados pelo beato José Lourenço, com o apoio de Padre Cícero, viram o sonho chegar ao fim. Enterrados em valas coletivas, os parentes dos mortos nunca souberam onde estão os corpos.

Para tentar minimizar os erros do passado e fazer justiça, o advogado Otoniel Ajala Dourado, diretor da organização SOS Direitos Humanos e membro da comissão de Defesa e Assistência, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), entrou, na última quinta-feira (11), com uma ação contra o governo federal, distribuída para a Primeira Vara Federal do Ceará.

O advogado pede que o Exército brasileiro informe o local da vala coletiva na qual os camponeses foram enterrados. Além disso, o Governo brasileiro teria que realizar a exumação dos corpos, trazê-los para a identificação num órgãos de pesquisa, pagar a estadia dos parentes para fazer exames de DNA e arcar também com os custos de um enterro digno para todas as vítimas. Por fim, a ação exige R$ 500 mil para a família de cada vítima da execução em massa.

De acordo com o advogado, o extermínio ocorreu com tanta crueldade que até grávidas foram mortas e mulheres estupradas pelos soldados. Segundo ele, o número de vítimas é impreciso, mas estima-se que uma média de mil pessoas tenham sofrido o atentado. "Os que não morreram pelas metralhadoras, foram assassinados pelas mãos das tropas que vieram no chão. Muitos tentaram fugir, por isso não se sabe se estão enterrados no Caldeirão ou na Mata dos Cavalos, na Serra do Cruzeiro.

Mesmo a história sendo conhecida na região e estudada por pesquisadores, Dourado afirma que nunca alguém entrou na Justiça pedindo uma indenização. "Juridicamente, o crime já estaria prescrito, mas com a assinatura dos tratados pós guerra, esses delitos, incluindo também a perseguição política, religiosa e o racismo, se encaixam no perfil dos que não prescrevem", explica o advogado Dourado.

Ele lembra também que, em todo o mundo, aumenta um clamor por justiça para esse tipo de perseguição. "Essas pessoas têm direito de conhecer sua história e as famílias precisam enterrar seus mortos de forma digna. Eles não podem ficar com os entes queridos insepultos", justifica.

Para dar força ao movimento pela Justiça pelo Caldeirão, Dourado pede que as famílias de pessoas mortas no local entrem em contato com a entidade. "Com as primeiras repercussões da ação, pretendemos passar um período no Interior, cadastrando as pessoas que teriam direito à indenização por danos morais. Somente com essa informação poderemos beneficiar um número maior de pessoas", destaca.

FIQUE POR DENTRO
Caldeirão prezava a cooperação

Antes de dar nome ao sítio que abrigou a irmandade liderada pelo beato José Lourenço o termo ´caldeirão´ já designava uma falha geológica formada por pedras que se enchiam de água do riacho que por ali passava. Essa estrutura natural foi muito importante para o desenvolvimento da comunidade, porque a água ficava acumulada mesmo em tempos de seca. Os moradores eram nordestinos religiosos que buscavam uma forma de sobreviver às mazelas da vida sertaneja, seca, fome, coronelismo. O clima na região do Cariri é semi-árido, com chuvas concentradas nos quatro primeiros meses do ano. Depois desse período, somente a seca. Por isso, o desafio maior para os moradores do sítio era irrigar as plantações, pois o solo da região não possibilitava a retenção de água. Dentre as virtudes da comunidade do Caldeirão, também conhecida como Irmandade de Santa Cruz, a caridade se sobressaía. Sem coronéis para explorar a mão-de-obra, os camponeses experimentaram liberdade. Famílias de todo o Nordeste, a maioria do Rio Grande do Norte, passaram a viver de trabalho e oração naquele pequeno terreno de 500 hectares, no interior do Ceará, que chegou a comportar 2 mil pessoas. Ali tudo era feito em sistema de mutirão, e imperava a cooperação. As obrigações eram divididas e os benefícios distribuídos conforme as necessidades de cada um.

Mais informações:
SOS Direitos Humanos:
(85) 8719.8794/ 8613.1197- Otoniel ou Karen
drajala@ig.com.br
www.sosdireitoshumanos.org.br

RENATA BENEVIDES
Repórter