segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

MASSAFEIRA 30 ANOS - 1979 / 2009

OS CRATENSES NA MASSAFEIRA
Abidoral Jamacaru, Jackson Bantim ( Bola ), Pachelly Jamacaru, Emerson Monteiro, Geraldo Urano, Luiz Carlos Salatiel, Tiago Araripe, Cleivan Paiva, Zé Gato, Rosane Limaverde, Ivan Alencar, Luiz José dos Santos, Rogerio Alencar Rafael, Walderedo Gonçalves, Pedro Oliveira ( Cego Oliveira ), Irmãos Aniceto e Orquestra Padre Ágio Moreira.

10 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Bola, toda essa turma participou da MASSAFEIRA? Legal!
Abraço

Dedê disse...

De NÃO SAUDOSA MEMÓRIA esse evento. Sob o comando do Sr. Ednardo, artistas do cariri foram convidados a participarem. Partimos do Crato em 3 ônibos para ouvir desse rapaz que não tinha dinheiro para pagar os cachês, e mais, que podíamos voltar em cima do rastro. Quem pagaria os ônibus, já que êle havia contratado.
Depois de muuuuuita confusão alguns receberam metade do famigerado cachê. Partimos de volta decepcionados com o evento.

Dedê

Pachelly Jamacaru disse...

Então, Dedê, fiz a pergunta ao bola, mas confesso tinha lá minhas dúvidas, pelo que sabia muitos destes citados, participaram de um outro evento que não lembro o nome!
Mas como minha memória é não é nada elefante, fiquei me roendo sem saber. Se você não conta este outro episódio, também confesso que não lembraria!
Mas o melhor de tudo é ter sua visita aqui no Zoom para nossa surpresa! Continue conosco. Tenho um outro blog que espero sua visita por lá: www.pachellyjamacaru.blosgpot.com,
Grande abraço!

Jackson Bantim (Bola) disse...

Pachelly, estes nomes costa na lista oficial doa MASSA FEIRA, que estar sendo divulgada em todo o Brasil, se estiver faltando nomes é por erro deles. Abraço

nathyVVn disse...

Olá colaboradores desse maravilhoso blog..Parabens pelas postagens!!
Sou formada em Artes Visuais e atualmente faço parte de um grupo que está pesquisando sobre o MASSAFEIRA(tanto o evento que ocorreu no Teatro como o disco)para aprodução de um documentario.. Gostaria de saber sobre a possibilidade de ter o contato de vocês(da turma que participou) inclusive os desgostosos, como o Dedê, pois sabemos que não foram poucos..
Se puderem ajudar.. querendo ou não o MASSAFEIRA marcou epoca e foi um movimento importante para o Ceará e são poucos os que sabem da existência do evento..
Abraços,
Aguardo respostas..

nathyVVn disse...

meu contato:
nathyvn@gmail.com

Zeca Zines disse...

Por acaso encontrei este bem construído blog ZOOMCARIRI, quando estava pesquisando na internet sobre Massafeira e o Pessoal do Ceará. Estou reunindo faz tempo, material de pesquisas sobre estes movimentos, para contribuir com este objetivo de documentar estes momentos e movimentos nas artes e culturas, cearense e brasileira.

Tive a boa sorte de acessar por gentil permissão da Aura Edições Musicais, seus preciosos arquivos com portfólios de vasto material de fotos, documentos, discos, relação de participantes, relatos internos e externos bastante detalhados, recortes de jornais e revistas do Ceará e em todo Brasil, material muito rico de informações sobre os assuntos.

Ao ler o comentário do Dedê, que se identifica apenas desta forma, com uma equivocada amargura, e acrescente-se, falta de informação exata e abalizada, e posso dizer isto por ter conhecimento de informações essenciais que estribam minha posição ao abordar este tema, o qual ele registra de forma negativa, e quero e posso dizer de forma positiva.

A Massafeira tem vários nomes artísticos e organizadores, que realizaram sua infra-estrutura artística, todos trabalhando em cooperação tanto na parte artística quanto na organização geral e de produção, entre eles, Ednardo, Augusto Pontes, Rodger Rogério, Petrúcio Maia, Stélio do Valle, Rosemberg Cariry, Rogério Crato, Dudu Praciano, Regina Scarcello, Edméia Scarcello, Rosane Limaverde, Odar Viana, entre muitos outros, cada um com suas responsabilidades e funções.

Porque esta “sêde” do Dedê em citar um só nome e não outros, possivelmente seus companheiros, que na verdade fizeram parte da organização do Evento.

Outra coisa por QUEM, especificamente ele foi “convidado” e para fazer o quê, qual era sua função?

Esta coisa de dizer que três ônibus cheios de “Artistas do Carirí” foram hipoteticamente convidados por Ednardo, parece estória de trancoso e barra forçada pra lançar desarmonias e inverdades, para desmerecer um dos muitos principais participantes da Massafeira, que deram forças e trabalharam para esta realização.

Nos registros, chama atenção que nenhum dos artistas de nome nacional recebeu cachê por suas apresentações nos shows da Massafeira.
Tanto na primeira Massafeira em 1979 quanto na segunda Massafeira em 1980.

Estão nos registros do portfólio da Massafeira que a imprensa local ignorou solenemente a existência deste movimento, não existem nos jornais de Fortaleza, menções de maior porte sobre estes acontecimentos em 1979 e 1980.

É estranho este comentário do Dedê, que segundo ele foi participar do evento e foi “maltratado”. Não encontramos na lista de participantes da Massafeira pessoa artística identificada como Dedê, a não ser que possivelmente seja o Sr. Walderedo Gonçalves e se não for, desde já desculpas por confundir o nome com o apelido de outra pessoa.

Em rápida historiografia, a Massafeira 1979 foi o Evento em Fortaleza, depois aconteceram gravações dos discos 1979 no Rio de Janeiro, e em 1980, foram lançados os discos gravados neste período.

Consta nos registros da AURA, seriam apenas dois dias, estritamente para lançamento dos discos e não a repetição de um outro evento deste porte e quando Ednardo chegou à Fortaleza, após liberar os discos na gravadora, para fazer ensaio geral com os participantes do disco, encontrou situação caótica. Existiam mais de outros quatrocentos artistas querendo se apresentar na Massafeira.

Este fato conota que a expressão artística principalmente de do Ceará em termos artísticos e culturais estava represado durante anos e os ororganizadores resolverram estender por mais mais dois dias o lançamento dos discos para que outras artistas tivessem oportunidades de expressar suas artes, - O ESPAÇO ESTAVA ABERTO -

Nas não era pic-nic artístico. Existem documentos e registros de convidados específicos e oficiais para este lançamento colocados como prioritários e únicos convidados artistas que gravaram os discos da Massafeira. Pois se tratava de lançamento destes discos, e não de uma nova Massafeira.

Nestes documentos, não existe nenhum convite ao Sr. Dedê, nem para outros que segundo suas afirmações, alugaram 3 ônibus pra sair do Carirí e chegar em Fortaleza com promessas de participação no show e cachês e hospedagens, pelo o que está registrado, penso que isto é uma “viagem” maluca da cabeça de quem afirma.

Existiam vários outros artífices de produção e artística citados anteriormente também responsáveis por toda programação original e possíveis convidados extras.

É pouco provável, para não dizer impossível, por tudo que tenho conhecimento nestas pesquisas, que Ednardo seja a mira de mal colocadas palavras do Sr. Dedê, e é totalmente impossível que ele tenha recebido como resposta direta de Ednardo, alguma frase ou posição da forma que ele tenta imprimir sua versão fantasiosa ou de pouca fé.


Já foram muitas as tentativas de diminuir a Massafeira e seus participantes e seus artistas e organizadores, e principalmente sua importância fundamental para as artes e culturas cearenses e brasileiras.

Cada um se alia, ou se aliena, ou mantêm firme sua posição muito além das miudezas, e também pode procurar melhor se informar antes de dizer coisas do fruto de suas cabeças sem conhecer de fato do que estão falando.

Cada um é senhor de seu nariz, mesmo quando se esborracham nas portas das realidades e percepções.

Abraços a todos,

Zeca Zines

Unknown disse...

Fui um dos idelizadores e participante da MASSAFEIRA LIVRE, e como disse nosso qurido Augusto Pontes (Atenda Nosso Olhar), quando sentia que valores eram envertidos quando se tratavam ao Movimento.
Em falar-mos na MASSAFEIRA, movimento puro e verdadeiro da divercidade da arte do Ceará,nunca haverá limites em sua valorisação e espaços alcansados com seus registros.
Nós que vivenciamos esses momentos tão importantes para a cultura Brasileira, podemos com propriedades e empoderamento dizer, que será verdade as ações da lembrança desse Movimento MASSAFEIRA LIVRE, quando estiver presente o espírito da coletividade e igualdade, quando se tratar do nosso canto, nossa arte nossa gente e de nossa terra.

Um grade Abraço aos que fazem o ZOOMCARIRI

Régis Soares
Cantor e Compositor

Zeca Zines disse...

Amigos e Amigas,

Para quem quizer ver está em meu Blog - Zeca Zines http://zecazines.blogspot.com

Fotos e Relação de Participantes da MASSAFEIRA LIVRE, os registros são parciais, pois ainda não consegui reunir tudo e acho que é quase impossível, pois segundo consta, eram muitos participantes.

Abraços,

Zeca Zines

Vanessa Araujo disse...

Olá meu nome é Vanessa acabei de terminar um curso de extensão de museologia na UECE e agora estamos produzindo uma exposição comemorativa e explicativa, para quem não conhece, sobre o movimento/evento Massafeira Livre, importantíssimo movimento artístico cultural. Percebo que aqui estão alguns dos participantes do evento e pessoas que gostam e o conhecem, gostaria de saber se alguém poderia e estaria disposto a colaborar. Por favor mandem um contato, vanessa.araujo2907@hotmail.com.

Obrigada.