quinta-feira, 1 de abril de 2010

Vitrine Virtual - Emerson Monteiro

5 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Emerson, é uma bela foto de uma bela flor, apenas acho que faltou fazer a edição básica de: Contraste, brilho, nitidez, correção de cor, que normalmente precisa ser feito.

Feito isso, ressaltaria toda a beleza da foto que você viu e sentiu-se impulsionado a fotografa-la!

Mas a sua percepção se fez presente!

Abraços

Emerson Monteiro disse...

Pachelly,

Depois de conhecer a manipulação dos programas de edição, me veio esse gosto particular de preservar a qualidade original das fotos, com o sabor das ocasiões em que são realizadas, inclusive mantidos os possíveis defeitos de luz e outros incontroláveis aos amadores (meu caso pessoal), melhor idenficado com os limites e as carências técnicas. Aquela disposição para o falível, o experiencial dos inícios da arte, quando nem tudo era tão industrial assim e os humanos tateavam nas paredes toscas das cavernas da magia simpática. Vez por outra, também promovo minhas ediçõezinhas, o que me cheira, nalgumas horas, aos artificialismos das aparências de mercado, mas que guardo comigo os resultados obtidos, quem sabe para futuras utilizações, se vier a ser o caso, publicações, exposições, etc. Essa tentação do perfecciosismo tecnológico fácil do momento às vezes me chega qual mera douração sofisticada dos seres mecanicistas da era industrial, que já ficou no passado, no futurismo que decaiu, sobremaneira o que vemos espalhado neste mundo cheio de tantas contradições e desigualdades, cimento armado e carros reluzentes, inúmeros meios e pouco resultado efetivo em termos de transformação real da essência dos seres, em um mundo prenhe das mais dolorosas indefinições. Por aí seguiria um provável papo, que não ficará descartado nas futuras oportunidades.

Abraço amigo.

Pachelly Jamacaru disse...

Sem dúvida, discorrer pessoalmente há de ser bem mais interessante! Respeita-se todos os pontos de vistas, até mesmo os dos puristas!

O que uns entendem que preservar o que está em estado pseudo puro, seja mais real, autêntico e/ou menos artificial, chegar a ser tão irreal quanto!

Mas como falei, é uma opoção de cada um postar e defender suas teses às suas conviniências!

Nenhma foto imitará a relaidade, mesmo ficando latente no equipamento de origem, ou seja lá câmara.

Um diamante em estado bruto, será sempre um diamante em estado bruto!
Jamais deveríamos substimar a evolução do homem em transforma-la em numa obra de arte!

Nós do zoom, apenas sugerimos, não impomos, acredite!
Estamos aqui para aprender uns com os outros!

Por isso mesmo que todos os comentários permancecem aqui ñão só como uma extensão da proposta fotográfica, mas com extensão do seu pensar e filosofar!

Abração rapaz!!

Dihelson Mendonça disse...

Entendo a proposta do Emerson, mas concordo com o Pachelly no sentido de que nenhuma fotografia irá preservar a Originalidade.

Primeiro que já começa na câmera mesmo. A lente de vidro não é igual a um olho. O sensor da câmera não tem a qualidade da retina. Toda câmera moderna já trabalha automaticamente com PRESETS. Isso significa que na própria câmera, através dos presets, ela sofre uma edição básica, de cor, de brilho e de contraste, no mínimo! Dependendo do preset, ela vai ter cor mais intensa, ou menos. Vai ter mais contraste ou menos.

A mais fiel ( e mesmo assim longe da realidade ) opção, seria fotografar em format RAW como fazem diversos fotógrafos. Esse formato procura não alterar nada na foto. E depois tentar preservar essa coisa até o olho do observador final.

Já essa parte do olho é difícil, porque o monitor de cristal líquido não é perfeito, ele altera as cores. Existe até um programa para calibrar ele para fotografia, e mesmo assim, olha, aqui em casa mesmo, tem 3 monitores. Vendo a foto em cada um deles, ela tem uma tonalidade de cor diferente. De modo que eu jamais saberei ao certo que tonalidade tinha essa flor original, se era mais puxado a amarelo ou vermelha.

Então, daqui de onde vejo, os dois fotógrafos estão corretíssimos em suas colocações. Só que infelizmente, ainda não inventaram equipamento que preserve a originalidade.

Essas fotos que vocês vêem de lugares belos, de enciclopédia, é 99.9 por cento alterado para MAIS. Mas com certeza, vocês já sabiam disso, e esse meu comentário é endereçado masi a quem está iniciando e ainda nao tomou conhecimento disto.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Emerson Monteiro disse...

Pachelly e Dihelson,

Sinto que fui bem compreendido pelos dois. Vivamos, pois, a mágica da fotografia em suas largas possibilidades. Somos das poucas gerações da espécie que dispõem deste raro recurso de gravar a luz, graças à tecnologia desenvolvida pelos séculos da ciência industrial.

Abraço.