A Ministra da Cultura Marta Suplicy recebeu nesta quarta-feira, 31 de outubro, representantes da RPCFB
A Ministra da Cultura Marta Suplicy recebeu nesta quarta-feira, 31 de outubro, representantes da RPCFB para tratar de políticas públicas para a fotografia no Brasil. A agenda com a ministra foi intermediada pelo senador Rodrigo Rollemberg que durante a reunião, enfatizou o papel da fotografia no campo das artes. Os membros da REDE apresentaram a ministra o corpo de ações realizadas tanto pela REDE como pelos festivais, encontros e ações educativas coordenadas pelos filiados à REDE, assim como as propostas para um conjunto de políticas públicas que a REDE vem propondo ao ministério desde a gestão dos ministros Gil/Juca.
A ministra se mostrou antenada com a importância e a contemporaneidade da fotografia e enfatizou seu papel de visibilidade na imagem do país a ser construída a partir da nova realidade social e econômica do Brasil. Em termos práticos, a ministra delegou à REDE a missão de elaborar uma proposta para incorporar a fotografia às arenas culturais da Copa do Mundo e foi sugerido, então, que além das exposições, a REDE crie um espaço interativo em que o público possa visitar virtualmente as demais arenas – proposta que entusiasmou a ministra: seriam seis arenas, com opção de línguas (inglês e espanhol) como um teste durante a Copa das Confederações em 2013, e e 12 em 2014. A ministra aceitou a sugestão e a REDE se comprometeu a enviar um pré-projeto para apreciação antes de formalizar um projeto completo com orçamento e cronograma.
Com reunião marcada para a semana que vem com o presidente da Funarte, Antonio Grassi, a ministra também se comprometeu a levar a solicitação da REDE no sentido de criar editais específicos de apoio a festivais e encontros de fotógrafos, por conta da sua genealogia e do papel determinante que esses eventos desempenham na organização do campo cultural e econômico da fotografia.
Sobre os projetos de “inclusão visual”, a ministra propôs que esse tipo de ação fosse estendida às unidades dos CEUS, que ela pretende implantar (800 no Brasil todo) e para tanto, pediu que a REDE apresentasse um projeto.
Contribuição: Nívia Uchôa
Nenhum comentário:
Postar um comentário