sábado, 19 de julho de 2008

ARMAZENAMENTO DIGITAL

As primeiras gerações de câmeras digitais tinham armazenamento dentro da câmera. Você precisava conectar a câmera diretamente a um computador por cabos para transferir as imagens. Embora a maioria das câmeras hoje seja capaz de conectar a um porto de série, paralelo, SCSI, e/ou um porto USB, elas geralmente fornecem algum tipo de dispositivo removível de armazenamento.
Há um grande número de sistemas de armazenamento atualmente usados em câmeras digitais:
• Memória interna - algumas câmeras extremamente baratas têm memória interna de flash interna. Cartões de SmartMedia - os cartões de SmartMedia são módulos pequenos de memória de flash.
• CompactFlash - os cartões de CompactFlash são uma outra forma de memória flash, similar mas ligeiramente maior do que aos cartões de SmartMedia.
• Memory Stick – memory stick é uma forma proprietária da memória flash usado pela Sony.
• Floppy Disk - algumas câmeras armazenam imagens diretamente em discos flexíveis.
• Disco Rígido - algumas câmeras de alta qualidade usam pequenos cartões internos de disco rígido, ou do disco rígido PCMCIA, para o armazenamento da imagem.
• Writeable CD and DVD - algumas das câmeras mais novas estão usando um gravador de CD ou DVD para armazenar fotos.
Com o objetivo de transferir os arquivos de um dispositivo de memória flash para seu computador sem usar cabos, você necessitará ter um drive ou um leitor para seu computador. Estes dispositivos comportam-se como disquetes flexíveis e são baratos para comprar.
Pense em todos estes dispositivos de armazenamento como filme digital reutilizado. Quando você enche um, você deve transferir os dados ou por outro na câmera. Os tipos diferentes de dispositivos de memória flash não são permutáveis. Cada fabricante da câmera decidiu-se em um dispositivo ou em outro. Cada um dos dispositivos de memória flash necessita também algum tipo do transportador ou leitor de cartão para transferir os dados.
Armazenamento: Capacidade de Imagem
No momento, há dois tipos principais de meios de armazenamento em uso hoje. Algumas câmeras usam os disquetes 1.44-mb, e algumas usam as várias formas de memória flash que têm capacidade que vão de muitos megabytes a 1 gigabyte. Há diversos outros formatos, mas por agora nós discutiremos estes dois.
A diferença principal entre os meios de armazenamento é sua capacidade: A capacidade de um disquete é fixa, e a capacidade de dispositivos de memória flash está aumentando a toda hora. Isto é afortunado porque o tamanho da foto está também aumentando constantemente, enquanto as câmeras de alta definição se tornam disponíveis.
Os dois formatos principais de files usados por câmeras digitais são TIFF e JPEG. O TIFF é um formato não comprimido e o JPEG é um formato comprimido. A maioria das câmeras usa o formato de file JPEG para armazenar fotos, e elas às vezes oferecem ajustes da qualidade (tais como médio ou alto). O seguinte quadro dar-lhe-á uma idéia dos tamanhos de file que você pôde esperar com tamanhos diferentes de fotos.
Tamanho de Imagem TIFF
(não comprimido) JPEG
(alta qualidade) JPEG
(media qualidade)
640x480 1.0 MB 300 KB 90 KB
800x600 1.5 MB 500 KB 130 KB
1024x768 2.5 MB 800 KB 200 KB
1600x1200 6.0 MB 1.7 MB 420 KB
Uma coisa que se torna aparente é que um disco 1.44-mb não pode conter muitas fotos. Na verdade, em alguns tamanhos de imagem você não pode nem mesmo encaixar uma foto no disco. Mas o disquete tem seus usos. Para publicação na Internet e envio de fotos para os amigos, você quase nunca precisa de uma foto maior do que 640x480, e você irá quase sempre salvá-la no formato JPEG. Neste caso, você pôde poder encaixar 16 ou mais fotos em cada disco.
Se você estiver tentando armazenar fotos grandes e de alta qualidade você pode, então, você irá querer o meio de capacidade mais elevada. Um cartão de memória 128-mb flash, por exemplo, poderia armazenar mais de 1.400 imagens pequenas ou comprimidas ou 21 fotos não comprimidas de 1600x1200. Você provavelmente nunca usaria todo o 128MB se você estivesse somente tirando fotos pequenas, mas se você estivesse tirando fotos grandes, esta seria a única maneira de fazer. Essa grande capacidade também pode ser útil no caso de você estar em uma viagem longa e quer tirar muitas fotos.

Fonte de pesquisa:
Camaradigital.com.br

Nenhum comentário: