sexta-feira, 11 de julho de 2008

DICAS DIGITAL... 2: LENTES E COMPRIMENTO DE FOCO

Lentes e Comprimento de Foco
Uma lente de câmera coleta a luz disponível e focaliza a mesma no sensor. A maioria das câmeras digitais utiliza técnicas de focalização automáticas.

A importante diferença entre a lente de uma câmera digital e a lente de uma câmera de 35mm está no comprimento focal. O comprimento focal é a distância entre a lente e a superfície do sensor. Como já havíamos dito antes, a superfície de um sensor de filme é muito maior do que a superfície de um sensor CCD. Na verdade, um típico sensor digital de 1.3-megapixel é aproximadamente um sexto das dimensões lineares do filme. A fim de projetar a imagem em um sensor menor, é necessário encurtar o comprimento focal pela mesma proporção.

O comprimento focal é também a informação crítica em determinar quanto ampliação você consegue quando olha através de sua câmera. Em câmeras de 35mm, uma lente de 50mm dá uma vista natural do objeto. À medida que você aumenta o comprimento focal, você consegue uma ampliação maior e os objetos parecem estar mais perto. À medida que você diminui o comprimento focal, as coisas parecem estar mais distantes, mas você pode capturar um campo de vista mais largo na câmera.

Existem quatro tipos diferentes de lentes em câmeras digitais:

· Foco fixo, lentes de aumento fixas – Essas são os tipos de lentes em câmeras convencionais que são descartáveis, baratas e funcionam para fotos rápidas, mas são muito limitadas.

· Lentes de aumento óticas com foco automático – Parecida com as lentes de uma câmera de vídeo camcorder, você tem as opções “mais larga”, e “telephoto” e foco automático. A câmera pode ou não deixar você trocar o foco manual.

· Lentes digitais de aumento – Com o zoom digital, a câmera tira pixels do centro do sensor de e os liga para fazer uma imagem total. Dependendo da definição da foto e do sensor, essa aproximação pode criar uma imagem borrada ou indefinida. Acontece que você também pode fazer a mesma coisa manualmente como um zoom digital faz – simplesmente tire uma foto e depois corte o centro da foto quando for a utilizando o seu software de processamento de imagem.

· Sistema de lentes substituível – Se você é familiar com câmeras 35mm de alta qualidade, então é familiar com o conceito de lentes substituíveis. Câmeras de alta qualidade podem utilizar o mesmo sistema, e de fato podem usar lentes de câmeras 35mm em alguns casos.

Comprimento de Foco: 35mm Equivalentes

Uma vez que muitos fotógrafos que usam câmeras de filme são familiares com comprimentos de lentes que projetam uma imagem em filme de 35mm, muitas câmeras digitais anunciam que seu comprimento focal é equivalente a 35mm. Esta é uma informação extremamente útil de se ter. No quadro abaixo, você pode comparar os atuais comprimentos focais de uma típica câmera de 1.3-megapixel e de seu equivalente em uma câmera de 35mm.

Comprimento Focal
35mm Equivalente
Visão
Típicos Usos

5.4 mm
35 mm
Os objetos parecem menores e mais longes.
Fotos grandes, paisagens, prédios grandes, grupos de pessoas

7.7 mm
50 mm
As coisas parecem iguais aos que seus olhos vêem.
Fotos normais de pessoas e objetos

16.2 mm
105 mm
Os objetos são ampliados e parecem mais perto.
Telephoto shots, close-ups

Photosites e Pixels

Se você ler as indicações da câmera digital com cuidado, você observará que o número de pixels e os números máximos da definição/resolução não batem completamente. Por exemplo, uma câmera reivindica ser uma câmera 2.1-megapixel e é capaz de produzir imagens com uma definição de 1600x1200. Vamos fazer os cálculos: uma imagem 1600x1200 contém 1.920.000 pixels. Mas " megapixel 2.1" significa que deve pelo menos ter 2.100.000 pixels. Este não é um erro de arredondamento, e não é truque de matemática binária. Há uma discrepância real entre estes dois números. Se uma câmera disser que tem 2.1 megapixels, então realmente há aproximadamente 2.100.000 photosites no CCD.

O que acontece é que alguns dos photosites não estão sendo usados para a imagem. Recorde que o CCD é um dispositivo análogo. É necessário fornecer alguns circuitos aos photosites de modo que o ADC possa medir a quantidade de carga. Estes circuitos são tingidos de preto de modo que não absorvam nenhuma luz e não distorçam a imagem.

Pesquisa:
Site camaradigital.com.br

Nenhum comentário: