sábado, 2 de agosto de 2008

CAPTAÇÃO DE CORES...

Infelizmente, cada photosite é cego para cores. Eles somente mantêm-se a par da intensidade total da luz que golpeia sua superfície. A fim de capturar uma imagem cheia de cor, a maioria dos sensores usa filtrar para olhar a luz em suas três cores preliminares. Uma vez que todas as três cores foram gravadas, podem ser adicionadas juntas para criar um spectrum cheio de cores que você cresceu acostumado a ver em monitores do computador e em impressoras de cor.

Capturando Cor: Divisor de Feixe

Há diversas maneiras de gravar as três cores em uma câmera digital. As câmeras de maior qualidade usam três sensores separados, cada um com um filtro diferente sobre ele. A luz é dirigida aos diferentes sensores colocando um divisor de feixe na câmera. Pense na luz que entra na câmera como a água que corre através de uma tubulação. Usar um divisor de feixe seria como dividir uma quantidade idêntica de água em três tubulações diferentes. Cada sensor começa com um olhar idêntico da imagem; mas por causa dos filtros, cada sensor responde somente a uma das cores preliminares.

A vantagem desse método é que a câmera grava cada uma das três cores em cada lugar do pixel. Infelizmente, as câmeras que utilizam esse método tendem a ser grandes e caras.

Capturando Cor: Interpolação

Uma maneira mais econômica e mais prática de gravar as três cores preliminares de uma única imagem é colocar permanentemente um filtro sobre cada photosite individual. Quebrando o sensor em uma variedade de pixels vermelhos, azuis e verdes, é possível coletar informação suficiente nas localidades próximas de cada sensor para fazer suposições bem exatas sobre a cor verdadeira nessa posição. Este processo de olhar os outros pixels na vizinhança de um sensor e de fazer uma suposição estudada é chamado interpolação. (você aprenderá mais sobre pixels mais tarde. Por agora, pense em um photosite como um único pixel.)

Capturando Cor: Girando o Disco

Um segundo método é girar uma série de filtros vermelhos, azuis e verdes na frente de um único sensor. O sensor grava três imagens separadas em uma sucessão rápida. Este método também fornece informações em todas as três cores em cada posição do pixel; mas uma vez que as três imagens não são feitas exatamente no mesmo momento, a câmera e o alvo da foto devem remanescer estacionários para todas as três leituras. Isto não é prático para fotos espontâneas ou câmeras de mão.

Capturando Cor: Algorítmos Demosaicing

Se você olhasse mais aproximadamente da imagem no padrão do filtro de Bayer, você poderia pensar como uma câmera digital pode conseguir sua total definição anunciada se leva quatro pixels separados para determinar a cor de um único pixel. Câmeras digitais utilizam algoritmos demosaicing especializados para converter o mosaico de cores separadas em um mosaico de mesmo tamanho com cores verdadeiras. A chave é que cada pixel colorido pode ser usado mais de uma vez. A cor verdadeira de um único pixel pode ser determinada calculando a média dos valores dos pixels circunvizinhos os mais próximos.



Um algorítmo demosaicing trabalhando

Há outras maneiras de manusear a cor em uma câmera digital. Algumas câmeras de sensor único usam alternativas ao padrão do filtro de Bayer. Uma companhia chamada Foveon desenvolveu um sensor que captura todas as três cores por mergulhar em silicone os foto-detectores vermelho, verde e azul. Esta tecnologia X3 funciona porque cada luz vermelha, verde e azul penetra o silicone a uma profundidade diferente. Há também um método que usa dois sensores. Algumas das câmeras mais avançadas não adicionam os diferentes valores do vermelho, verde e azul, mas ao contrário, subtraem valores usando as cores típicas ciana, amarela, verde e vermelha. Entretanto, a maioria das câmeras no mercado usa um único sensor com fileiras alternadas de filtros verdes/vermelhos e verdes/azuis.

Capturando Cor: O filtro Bayer

O padrão mais comum dos filtros é o padrão do filtro de Bayer. Este padrão alterna uma fileira de filtros vermelhos e verdes com uma fileira de filtros azuis e verdes. Os pixels não são divididos uniformemente – há o mesmo número de pixels verdes quanto azuis e vermelhos combinados. Isto é porque o olho humano não é igualmente sensível a todas as três cores. É necessário incluir mais informação dos pixels verdes a fim criar uma imagem que o olho perceba como "uma cor verdadeira".

As vantagens deste método são que somente um sensor é requerido, e toda a informação da cor (vermelho, verde e azul) é gravada no mesmo momento. Isso significa que a câmera pode ser menor, mais barata, e útil em uma grande variedade de situações. Em outras palavras, com isso é possível criar uma câmera digital mais acessível monetariamente. A saída de um sensor com um filtro de Bayer é um mosaico de pixels vermelhos, verdes e azuis de intensidades diferentes.

Fonte de pesquisa:
Cameradigital.com.br

3 comentários:

Marcus Jamacaru disse...

Muito bons esses artigos que posta no forum!! São bem instrutivos e de simples leitura e entendimento. Continua sempre nos mantendo informados na parte técnica da nossa querida arte fotográfica!! Abração e boas fotos!

Pachelly Jamacaru disse...

Isso, Marquinho, esse é o nosso objetivo, dissiminar oportunidades de aprimorar conhecimentos!
Abraço e parabéns pelo êxito no concurso da Caixa!
Abração!

Marcus Jamacaru disse...

Vlw pelo parabéns da caixa rsrs!! Agora é esperar pra ver se sou chamado hehehe!!