sábado, 13 de março de 2010

JANELAS DO MUNDO - Cesar Augusto































9 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

É bastante clara a diferença espetacular de qualidade entre uma câmera como essa, a D90 da Nikon e as câmeras compactas que muitos utilizam.

Não estou desmerecendo nenhum trabalho, até porque cada um se vira com o equipamento que possui, mas quero RESSALTAR que Fotografia é como Jóquei: Cavalo e Cavaleiro.

Tem gente que pensa erroneamente que um bom olhar compensa uma câmera ruim, ou o contrário, que uma câmera espetacularmente boa compensaria a deficiencia de talento. Nada disso ocorre. São problemas distintos. Os problemas de nitidez de uma lente ruim jamais podem ser consertados. NEM COM PHOTOSHOP resolve!! Problemas de lentes de pouca definição se resolve trocando a lente.

As pessoas que pensam que a câmera não é importante, é a mesma coisa de achar que se o a gasolina do carro acabar, ele pode consertar o problema botando água no radiador.

Então aqui nessas fotos do Cesar, eu vejo duas coisas boas: O Cavalo e o Cavaleiro. Coisa rara! Tanto ele é bom fotógrafo, tem idéias boas de coisas interessantes para registrar, como também seu equipamento produz fotos com qualidade que salta aos olhos.

Eu conheço bem isso, e o primeiro passo para se alguém quiser tirar a dúvida é tentar ver se o olho consegue distinguir nitidamente as folhas a uns 10 metros de distância. Se ficar aquela "pasta" disforme, ou é uma compacta, ou é uma lente muito ruim. Embora a idéia possa ser boa.

É como se a idéia fosse a intenção da fotografia. Mas lembrem-se deque o Inferno está cheio de gente bem-intencionada. portanto, a regra sempre foi: AGARRE o melhor equipamento que o seu bolso permitir, e seja feliz. A não ser que vc não note as diferenças, e nesse caso, já não sou eu o cego...

Abraços,

Dihelson Mendonça

Cesar Augusto disse...

Dihelson, vc me deixou encabulado.
As fotos são resultados da camera, o fotógrafo ainda está engatinhando e apanhando muito para chegar até vocês. mesmo assim seu comentário esclarece muitos pontos...e eu agradeço o elogio.

Cesar Augusto

Cesar Augusto disse...

Pachelly, muito obrigado pelos comentários. mas volto a repetir o que disse ao Dihelsom...a camera é a responsável pelas fotos, eu sou um mero instrumento..ainda me falta muito para chegar até vocês...outra vez, obrigado.

Cesar Augusto

Dihelson Mendonça disse...

Eu fiz essa reflexão e fiz questão de postar isso aqui em relação à câmera do Cesar, depois que HOJE MESMO, eu estava a conversar com uma amiga e eu disse:

"Que foto nítida. Essa lente usada é fantástica"

E a amiga leiga me disse:

"Não é a câmera não, Dihelson é o ( imaginem só ) o OLHAR do fotógrafo"

Aí, tenha paciência!
Uma coisa é o olhar, a técnica, a composição, etc, atributos que se aprende e se desenvolve. Já a questão da nitidez, do contraste exagerado na contra-luz, a distorção cromática, aberração esférica, sensor ruidoso em ISOs altos, Flashes de pouco alcance, velocidades lentas da câmera, pouca duração do obturador, lentes com pouco zoom, sem proteção contra flare, falta de parassol, etc etc etc, NEM COM REZA DE SANTO !

Não tem olhar que contorne esses problemas. Então os problemas da fotografia se resumem a 2 tipos:

01 - Os problemas do Fotógrafo
02 - Os problemas do Equipamento

Não se resolve problema do equipamento corrigindo o fotógrafo, nem se resolve deficiencias do fotógrafo com melhor equipamento, a não ser em raros casos, como é o caso da estabilização da lente, que consegue reduzir o tremor das mãos, mas mesmo a Estabilização eu sou a princípio contra, porque eu acho que o fotógrafo deve desenvolver a mão forme. Agora fica todo mundo aí com estabilizador na câmera, nunca testou uma câmera sem estabilização.

Quero ver como fariam como eu fiz essas fotos de ontem do meu ensaio, em ISO 800, abertura 5.6, tempos de 1/10 ( um décimo de segundo ) sem estabilizador e sem tremer, prendendo o fôlego na hora de clicar, e olhem que até que não ficaram tão mal. Estamos tratando de 1/10 de segundo... quem quiser fazer a expeiriencia aí pra ver como é ruim, tente.

Eu levei já 3 anos para conseguir essa mão parada, e ainda não tá 100%.

Então, o fotógrafo é importante. O equipamento, também.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

O que Dihelson disse faz sentido e uma verdade bem colocada.

Muitas vezes estimulamos pessoas a não deixar de fotografar sob hipótese alguma, ainda que com um celular, em condições adversas etc. Maaaaaassss, daí a dizer que o sujeito não não se esforçe por equipamento de melhor desempenho, e a empregar o seu conhecimento teórico em favor de um melhor resultado, seria mera tolíce!

Seria não reconhecer as beneses dos avanços tecnológicos que nas mãos de um amadurecido fotógrafo, se completaria!

Cavalo e cavaleiro, simples a equação da vitória!

Cesar, não tive a oportunidade de repassar informações do funciomaneto das postagens, mas é assim: o amigo pode por semana, postar 5 fotos ao longo da semana em VITRINE VIRTUAL e, até 10 fotos em um ensaio semanal sobre um mesmo tema, simultanreamente.

ou seja: coloque no cabeçário/título: Vitrine Virtual, Cesar Agusto ou,
ENSAIO, título do ensaio, Cesar Augusto

Isso para que suas fotos sejam apreciadas por outros visitantes e as fotos dos demais colaboradores, também sejam vistas, ok? Agradecemos a sua compreenssão!

Mais uma vez parabéns pelas belas fotos.

Abraços

Cesar Augusto disse...

Entendido, me ajustarei aos parâmetros do blog....
Obrigado pela explicação e perdoa os êrros do principiante.

Cesar Augusto

Pachelly Jamacaru disse...

Tranquilo Cesar, não presisa se desculpar, nós que não te passamos as informações.

Estamos em verdade muito feliz por sua participações e a sua pessoa ade certo é bom astral!

Abração e bom fim de semana tá!

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Cesar chegou com tudo, eim! lindas fotos... realmente vc tem o mais importante: O Olhar!
Abraços!

Cesar Augusto disse...

Joilson, obrigado pelo comentários, qualquer elogio vindo de vocês é um incentivo.

Cesar Augusto