quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DESMUNDO - Joilson Kariri



Á Flor da Pele


DESMUNDO
    (Joilson Kariri)

Há uma vida na esquina
um pedaço de pão, um gole de pinga
Não xinga!
A noite morna faz meu teto
a fome rosna e eu quieto
sorrindo meu sorriso insano pras belezas da vitrina.

Meu cabelo reggae te assusta
sou preto de cor, sou pobre, sou puta
cão sem dono cá sem mundo... Vagabundo!
Sorrindo meu sorriso insano pra feiúra da sarjeta.
E meus pêlos pubianos escondendo a etiqueta do terno que já foi seu!

E no vestido que você me deu murchou a flor vermelha.
Não me queira mal... Nem me queira!
Sou branco de cor sem eira nem beira
sou preto nagô no resto da feira, 
sou o avesso do cartão postal...
um gole de pinga, bolacha água e sal.

Sou mulher da esquina
resto do carnaval
Mas o meu lençol de jornal trás notícias do Norte,
Fala de guerra, fala de rock.
E a flor vermelha do vestido que era seu
que enfeitou o meu dançar
que enfeitei as ruas
murchou, murchou... Morreu!

*Texto e fotografias de Joilson Kariri

9 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

O cotidiano dramático retratado pelo Joilson, com reforço de um poema não menos denso, demonstra que a fotografia tem este papel de sensibilizar e chamar a atenção para questões sociais.

Existem casos em que a fotografia interfere mesmo e transforma para melhor! Casos isolados ou de uma dimesnão maior!

Cabe ao fotógrafo imbuir propósitos. E que estes, sejam pela busca de uma vida melhor para nossos semelhantes.

Fotos expressivas, poema muito bem escrito, com uma linguajar atual.

drama à parte, um belo trabalho!

abraços.

Dedé Cariri disse...

Parabéns Joilson, comoventes!!

Dihelson Mendonça disse...

Eu não gostei não.

Pela primeira vez eu não gostei de uma foto do Joilson. Não vi nada demais nessas fotos de uma mulher chorando. Nem tem a força, a expressividade da fotografia social de um Sebastião Salgado, e nem a arte necessária, mas tem apenas um bom tratamento em preto e Branco.

Não vejo nada demais em um pobre chorar. Eu tenho dezenas de fotos de mendigos, de gente humilde, e não posto porque acho banais demais, mostrar o óbvio.

O grande lance seria ter algo além do choro. Algo além da simples imagem registrada.

Já o poema é muito bom.

Dihelson Mendonça

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Obrigado, amigos!

Como disse o Pachelly, é só uma foto do cotidiano. Um travesti, aparentemente viciado, que se emocionou a ouvir uma canção que estava sendo executada por uma banda boliviana. Toda aquela expressão e choro foram causadas pela emoção, não por fome ou dor. É a força da música. Quem vive a música sabe do que estou falando.

Mas ainda como disse o Pachelly, a fotografia (e outras artes) tem o papel de sensibilizar, chamar a atenção e até denunciar, apontar, polemizar, mostrar o que está na nossa cara e preferimos não ver. "A feiúra da sarjeta"

Não tive a intenção de fazer uma "foto-social-arte". Nessa situação ai só por uma ação involuntária eu teria conseguido, só por sorte. Não fui favorecido, infelizmente. Portanto o mestre Salgado ainda pode reinar soberano sem nenhuma ameaça...rsrsrs.

Eu sei que o belo é muito bom de se ver. Crianças, Flores, insetos, arquitetura ou mulheres esculturais radiando juventude. E assim como o Dihelson tem em seus arquivos fotografias de "excluídos", pessoas humildes e mendigos, eu também tenho de paisagens exuberantes, ricas crianças saudáveis e limpinhas, flores, insetos e mocinhas lindas.

Eu acho que o propósito do fotógrafo é o que se conta, seja um "pobre chorando" ou uma linda miss se promovendo, seja um galinheiro no sertão ou uma cacatua num lindo ap, Depende do que se quer dizer, mostrar... e depende também da habilidade do fotógrafo, é claro!

E, a meu ver, essa diversidade aqui enriquece o Blog.

Portanto eu prefiro ver essa observação do Dihelson como uma avaliação pelo seu gosto pessoal, o que não muda o meu respeito ao direito dele expressar.

Um abraço a todos!

Pachelly Jamacaru disse...

Acho que aquela lágrima não advinha da emoção de ser retratado. Estava motivada por algo além do que fosse está diante das lentes!

A fotografia do Salgado, principalmente no quisito retrato, as vezes mascara realidades em nome da igualdade da estética! O que ele humaniza por um lado, as vezes incorre o risco de levar ao mundo o mundo que mundo não ver!

Todos têm direito e merecem ser bem retratados,mas antes porém, vamos lhes dar condição para isso! Como que um fotógrafo pode a vir fazer isso acontecer, mostrando o que é e o que não deveria ser! Esse é o nosso papel de agente transformador.

Não saímos para a rua com a pauta do certo ou errado, do bom de se ver e do não, de alegrias ou dramas, simsplesmente vamos às ruas e nos deparamos o mundo dos homens e o de Deus!

De fato a abordagem não teria nada de interessante a prior, mas deveria ser inventado algo além?

Esse é o papel verdadeiro do Zoomcariri, discutir saudavelmente o papel da fotografia em todo os segmentos e vertentes. Ocorre aqui um verdadeiro exercício de democracia quando Dihelson faz suas colocações e ele têm muita prorpiedade para isso! É uma pessoa que traz uma bagagem invejável de cultura e, quando o Joilson também replica com seus argumentos!

Diante deste nomes grandes nomes da nossa fotografia Cariri, quem sai lucrando com isso somos nós que fazemos, visitamos, acompanhamos o Zoom!

Abraços

Dihelson Mendonça disse...

Eu quero aqui concordar com o comentário do Joilson, quando ele diz que o meu comentário reflete apenas uma opinião pessoal. Exatamente.

É preciso também gente, que nhão sejamos loucos de dizer que gostamos, quando na verdade não gostamos de algo, sem agredir, e se possível, mostrando o porque que não gostamos. Porque somente assim, a gente poderá crescer. Outro dia, uma pessoa falou mal de uma foto minha e eu lhe dei os parabéns, porque essa pessoa apontou um defeito que eu não havia notado durante o processo, ou dei menor valor, que era um cano de água próximo à cabeça de uma modelo. Na minha visão isso nao tinha maior importância, mas para essa pessoa foi fatal. Então, é bom que a gente aceite críticas, e o Joilson soube aceitar muito bem.

Crítica sempre é uma coisa ruim de se aceitar, mas como disse no início, o comentário que fiz é apenas uma opinião PESSOAL, que não significa absolutamente nada em relação ao que outros possam pensar da fotogafia.

Tem gente que não gosta também da Monalisa de Leonardo Da Vinci, e nem por isso ela deixa de ser o que ela é.

No Digiforum, existe uma parte do site chamada Foto Crítica, que é um espaço aonde você submete a sua foto para que o povo critique à luz do conhecimento. O cara tem que se preparar porque sempre vem uma saraivada de balas, mas alguns elogios também.

Seria até bom que muitos de nós participassem do Foto Crítica, porque lá estão alguns grandes especialistas do Brasil.

www.digiforum.com.br

O sobrinho do Pachelly postou umas fotos lá e foi muito bem votada uma vez. Os erros apontados e as sugestões dos participantes nos fazem dar um salto na nossa visão de fotografia.

Abraços a todos,

Dihelson Mendonça

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Dihelson
quando li o que você escreveu a respeito dos meus posts eu comentei com a Marília, minha namorada, que havia gostado (e muito) da sua sinceridade.

Se você se dispôs a comentar é porque reparou no meu trabalho, de alguma forma esse te chamou a atenção, isso pra mim já é um propósito alcançado. Outros trabalhos postados aqui, por outros colaboradores, com o mesmo tema, não receberam esse tratamento de atenção. Não sei se porque não te tocaram ou se estavam tão bons que dispensavam seus apontamentos e/ou críticas.

A crítica bem construída deve servir para a aprimoramento da gente e assim eu faço quando concordo com ela. Num post do OLHARES você me apontou uma falha de tratamento que ocorreu pela pressa e pela deficiência da calibragem do meu monitor, sou grato, logo me pus a corrigir e já já estarei substituindo-os.

O poema DESMUNDO, que acompanha as fotos, na verdade é uma letra de uma música de minha autoria em parceria com Samuel de Abreu e convido vocês a ouvi-la no youtube uma gravação meio precária, mas que dá para avaliar:
http://www.youtube.com/watch?v=HTc4jq2owwM

Mais uma vez obrigado e abraços!

Dihelson Mendonça disse...

Obrigado, Joilson,

Obrigado mesmo. Eu acho que é preciso a gente amadurecer e parar de dizer que gostou de certas coisas só pra agradar a A e a B, senão ninguém vai se desenvolver na fotografia somente sendo elogiado.

Na verdade, a gente SÒ APRENDE COM AS CRÍTICAS. Nunca vi ninguém aprender com os elogios.

Pelo amor de Deus, critiquem minhas fotos também, para que eu aprenda, que conserte os erros, ou pelo menos que analise se o que falam tem sentido ou não.

O que não se pode é ficar elogiando tudo que aparece. Porque afinal, muita coisa é gosto pessoal. Entenda, sua foto não é feia, eu so acho que vc tem inúmeras fotos melhores. Não sei se é porque eu também não gosto muito de ver gente chorando, mas enfim, como eu disse, é uma opinião meramente pessoal.

Abraços,

DM

Dihelson Mendonça disse...

Pachelly, Edilma Rocha esteve aqui em casa, passamos horas agradabilíssimas, por sinal, falando sobre arte, e eu enviei para o e-mail dela um outro convite para o Zoom. Espero que dê certo. Se não der, ela vai nos enviar outro e-mail, para que eu possa enviar o convite.

Abraços,

DM