quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ensaio - Kamilla Salgado - Miss Brasil - Por: Dihelson Mendonça


Durante a visita da Miss Brasil, Kamilla Salgado, nesta semana fiz uma matéria, que foi publicada em diversos Blogs da região. Agora também um resumo, para se adaptar às regras do Zoomcariri.

Kamilla Salgado é beleza, é arte, e é sobretudo, simpatia...

Image24


A comitiva...

Image4



IMG_7883

Lindas mulheres até aonde a vista alcança. Do lado direito...

IMG_7877

Do lado esquerdo...

IMG_7870



Image11



Image2

Princesas e rainhas...

Image3


A foto fica boa até tendo as velhas portas da prefeitura como cenário, quando a modelo é uma gata fatal.

IMG_8135

O fotógrafo é um ser privilegiado, porque os toca com os olhos...com a luz e a imaginação...


Image20

Parabéns, Kamilla Salgado, por sua beleza eminentemente Paraense ( como são belas as Paraenses ), sua simpatia, e sobretudo, inteligência.

O.B.S - Kamilla Salgado veio ao Crato a convite do promoter André lacerda, que apresentou no último dia 23 o Concurso oficial de Miss e Mister do Estado, que leva representantes para concorrer a nível nacional. Foi realizado na Chopperia Saloom, com show de humor de Luana do Crato.


Fotos: DM STUDIO - Dihelson Mendonça -

ATENÇÃO: É Proibida a Reprodução sem autorização por escrita do Autor. Os infratores serão processados com base nas leis de propriedade intelectual e direitos autorais. Todos os Direitos Reservados.

7 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Não obstante a modelo ser muito bela, o fotógrafo muito bom, é incrível como a qualidade desta CANNON, a riqueza de detalhes, chega a nos dar uma sensação de está vendo algo próximo do "real"!

Abraço Dihelson, a capricho para terem sidos feitas com fatos ocorrendo!

Dihelson Mendonça disse...

Obrigado, Pachelly,

Nessas situações aí, eu revelo uma dica pra quem estiver começando:

Pachelly falou um negócio importante, o capricho quando os fatos estão ocorrendo. Na maioria das vezes, nós fotógrafos jornalistas, não temos tempo de preparar a cena como faríamos no estúdio. No estúdio, podemos posicionar pessoas, controlar a luz, compor, etc.

Na Rua, em situações como esta, tudo é imprevisível, o fotógrafo tem como único aliados a luz, a Sombra, e o seu próprio movimento, já que é ele que vai se deslocar, e não forçar a cena a acontecer do jeito que ele quer.

Em fração de segundos, a gente tem que sacar de que lado a luz e a sombra vão se posicionar em relação ao movimento das pessoas. Nesse caso aí, eu olhei todo o cenário, vi aonde tinha boa iluminação, grandes possibilidades de fotos boas. Eu não fui fotografar logo a primeira coisa que vi não...

Eu esperei, dei tempo ao tempo. Eu sabia que elas uma hora teriam que atravessar o local que eu queria, e eu teria que estar em um determinado local pra pegar isso. Quando elas passaram entre a luz e a sombra, eu saí, disparando e girando-me de um lado para outro a fim de pegar os melhores ângulos ( que são imprevisíveis ), vc precisa de muitas fotos se quiser depois escolher, porque você geralmente não pode ordenar a pessoa a fazer determinada pose. E isso o fotógrafo precisa fazer, e não atrapalhar os colegas, e ajustar todo o equipamento MANUAL, abertura, tempo de exposição, balanço de branco, etc.

Espera-se muito tempo, pra se detonar tudo em poucos segundos.

Por isso que eu coloquei esse ensaio aqui, porque ele pra mim foi difícil fazer pra ficar bem-feito. Se fosse só pra clicar de qualquer jeito, aí não teria graça nenhuma. É uma junção de coisas, vejam, as modelos já estão prontas, elas só precisam de boa luz, cenário, e que o fotógrafo descubra ( se possível ), bons ângulos.

Espero que o pessoal tenha gostado do visual. Interessante observar ao povo que os fotógrafos, ou pelo menos eu, no momento do trabalho, eu olho as modelos com bastante naturalidade, a beleza passa a ser uma coisa técnica também. Não há aquele alvoroço que a gente sente depois ao ver fotos de mulheres lindas. O objeto a ser fotografado deve causar emoção no fotógrafo, mas na hora, é uma emoção controlada, técnica, porque a gente está pensando em milhões de coisas ao mesmo tempo. Pra acabar com aquela idéia de que o fotógrafo se derrete todo ao ver uma cena. Nesse caso, poderia ser uma cena de sangue, mesma coisa, sangue frio. Depois em casa...é outra história...

Abraços,

DM

Dihelson Mendonça disse...

E sim, Pachelly, a Canon 5D mark II não é a toa que é considerada a melhor câmera da CANON, talvez melhor que a 1D Mark IV ( mais cara ainda ), porque a 5D MkII tem um sensor melhor, de 35mm ( do tamanho das analógicas ), de 21 megapixels, vedada contra intempéries, e vai até ISO 25.600 numa boa. É rapidíssima, instantânea. A lente usada no ensaio, é uma Canon 24-70L F2.8 ( na minha opinião, a melhor lente da Canon, padrão L, de construção robusta de metal, pesa 1Kg de qualidade, 17 lâminas de correções para dar a nitidez e a qualidade que se vê.

Essas fotos pequenas aí não fazem jus á qualidade que se vê aqui. Precisa ver a foto original como é que fica. Eu olho e acho muito melhor que o real, pois meus olhos não sao mais tão bons lá na cena quanto ela vê. Depois que eu fotografo, em casa é que eu vejo coisas, detalhes da cena que meus míopes olhos não viram ( e eu não gosto de usar óculos ).

Eu estou muito satisfeito com meu atual equipamento. A única reclamação é carregar quase 3Kg na hora de fotografar ( 1Kg da câmera, mais 1Kg desta lente, mais quase 1Kg do flash 580 EX-II ), mas a gente se acostuma.

Mas quero dizer que com a minha outra câmera, a EOS 400D, consigo fazer fotos quase tão boas, se usar uma lente de qualidade, por exemplo essa lente aqui, ou a 70-200 L F2.8, ou a 17-40 L, ou mesmo a 50mm II.

Em muitos fóruns do mundo, eu sempre li esta frase:

"Invista em lentes. Depois troca-se a câmera."

Agora, quero ressaltar sempre que tudo é como cavalo e cavaleiro, é preciso saber usar o equipamento, e também , outra coisa: ESTUDAR FOTOGRAFIA. Eu vivo estudando. Não adianta pensar que equipamento bom vai resolver as coisas, que não vai...

Abraços,

DM

Dihelson Mendonça disse...

O Estudo da fotografia deve ser a cartilha de todo mundo que deseja se aperfeiçoar. Não adianta pensar que vai começar a fotografar bem como se viesse das estrelas. Não vai!

Tem que parar, ler, ler, ler, estudar. E uma coisa é estudar fotografia, e outra coisa é estudar o equipamento.

Abraços,

DM

Pachelly Jamacaru disse...

Como falei na postagem que fiz anterior, tragam suas fotos, elas por mai simple que aparentem podem conter e se tornarem aulas de: Composição, iluminação, tecnicas operacionais, de comportamento, de tecnologia e muito mais!


"Não adianta pensar que vai começar a fotografar bem como se viesse das estrelas".

Taí aí uma verdade e uma realidade nas sábias palavras de Dihelson, da qual os aspirantes a serem do ramo, devem levar em conta e fazer as contas do que possa ser feito também como investimento!

Cavalo e cavaleiro!

Sei o que o que é carregar peso, eu que o diga quanto saia na Floresta do Araripe, com um tripé de 4kg mais: uma 80 x 200mm com um jogo de lente pesadíssimo, uma 24mm pura, filtros, e toda sorte de coisinhas, às 4h Am, com caminhas de sabe quantos KMs...

Cursos e livros foi um investimento que daria para comprar o melhor equipamento da atualidade. E até hoje, ainda me preparo, me atualizo, com a diferença que a mufunfa tirou férias de mim... rs rs rs

Mais quem têm o Zoom cariri, pode tirar proveito disto, participando com postagens e solicitando avaliações, comentando, interrogando, sugerindo, elogiando, trazendo informações diversas.

O Zoomcariri, surgiu para isso, ser uma vitrine, um espelho do que produzimos e entendemos que possa ser compartilhado com todos!

Abração Dihelson e a todos que nos visditam!

Pachelly Jamacaru disse...

Caminhas leia: caminhadas rs rs

corrijam outras que porventura a pressa no digitar, termina saindo erradas, sem virgulas etc...

Dihelson Mendonça disse...

E para os que nao sabem ainda, o investimento não é só de dinheiro, é de TEMPO também. Precisa ler muito, adquirir livros...eu tenho uma estante aqui somente de livros de Fotografia, e estou começando a ler. E os livros de fotografia são caros, e os melhores, importados.

Olha, pra se entender por exemplo de fotografia em preto e Branco, existem dezenas de livros com técnicas a respeito. Não se enganem os afoitos de pensar que fotografia em Preto e branco é só o cara tirar o colorido com um clique não! Existem milhões de coisas a se aprender apenas sobre a fotografia em Preto e Branco, e quando a gente começa a estudar mesmo, olha certas fotos, vê-se logo qual foi a técnica usada.

Fotografia é Arte, mas é também Ciência. Não nos esqueçamos. Quando o mestre Pachelly um dia me disse que era um dos hobbys mais caros, eu fiquei atônito, depois pude compreender isso quando comecei a montar meu estúdio, comprando tripés, iluminação, extensões, rebatedores, lentes boas, câmeras, livros...

ÊÊÊÊÊ...
Mas é uma coisa que para mim, Compensa demais. Eu não sou bom fotógrafo que eu gostaria de ser, mas estou aprendendo um pouquinho a cada dia. E dá muito prazer!

Dihelson Mendonça