quinta-feira, 24 de março de 2011

Romaria Nsa. Sra das Dores... Por Pachelly Jamacaru

Hoje 24 de Março, por ocasião do celebramento do nascimento do Pe. Cicero, faço esta postagem!

É de uma uma das mais belas Romarias do Nordeste! Na procissão dos caminhões, os romeiros se despedem e, são eles que fazem a alegria daqueles ficam ao longo do caminho, aguardando os bonbons, o sorriso, vendo os carros alegóricos dos povos de todos os recantos do Nordeste e do Brasil. O profano e o religioso sob do sol de agosto. Dizem que os romeiros são explorados, pode ser! Mas seja como for, não é o que vemos em seus semblantes no último dia da romaria que culmina com a procissão dos caminhões e o alarido das buzinas, paus de arara, ônibus, Jeeps, que conduzem crianças, velhos, romeirinhas lindas, moços, fitas coloridas, retratos de pessoas queridas em pagamentos de promessas, papéis picados soltos em sinal de festividade, sacrifícios, amuletos, esperança, renovação, louvor, bandeirolas e bandeiras multicoloridas!

Dizem que os Romeiros são explorados, que o diga o sorriso de Maria Rosa!










Maria Rosa, um sorrriso na partida!


Fotos: Pachelly Jamacaru
"Direitos reservados"
Carece de autorização
para replicagem em outros
meios de comunicação!

8 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Parabéns, meu grande amigo! Quando Pachelly vem a convidar as pessoas para ver um ensaio que ele fez, é porque o negócio é sério!!! eheheheh

Todas Maravilhosas! TODAS.

Abração,

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

Pachelly, algumas fotos dessas eu já havia visto. Presumo pelas cores que você as fez com a câmera pequena, certo ?

Abraço,

DM

Lu Fernandes disse...

As inconfundiveis fotos de Pachelly Jamacaru

Dihelson Mendonça disse...

Como o povo entende POUCO de Fotografia!

Se fosse em certos Fóruns da Internet, isso aqui estaria chovendo de comentários positivos, pois seguramente, esse ensaio foi o melhor ensaio que eu já vi sobre Romaria feito por pachelly. Ele conseguiu se igualar ao famoso ensaio ROMARIA de Tiago Santana, mesmo nível, coisa que não vi NENHUM fotógrafo Brasileiro vivo ou morto chegar nem perto.

Esse pessoal não tem a menor idéia do gênio que está dentre eles. Isso me desanima, porque podem é trazer pra cá obras de Cartier-Bresson, Elliott Erwitt e outros, que para a maioria, tudo é igual, não distinguem uma foto COMUM de uma foto genial.

Uma pena, tanta mediocridade no mundo!

Dihelson Mendonça

Lu Fernandes disse...

Infelizmente concordo plenamente com o amigo Dihelson. Abraço cabras!!!

Pachelly Jamacaru disse...

Gente desculpe-me, por problema na CPU fui demorado em recepcionar os gentis comentários!

Dihelson, correto. Fotos feitas por ocasião da última Romaria de Nossa Senhora das Dores, em agosto de 2010, quando ainda não dispunha da D700.

Soma-se a saturação do preset e os tons carregados que esta romaria traz. Dar-se um colorido vibrante!

Foram feita para ser uma Exposição sob o tema “JANELA ROMEIRA", um dos multi-sub-temas que Juazeiro do Norte oferece para fotógrafos!

E olha que só nessa procissão de caminhões, sem falar no Juazeiro como menu de temas, ainda alguém poderia desenvolver outros. É linda e chega a ser dramática, porque sob o sol escaldante das 14hs do mês de agosto, que entra pelo crepúsculo, eles, os romeiros conseguem uma troca de energia impressionante com as pessoas que os aguardam na passagem!

Agradeço a ênfase dos comentários! Até fico meio sem graça! Reservada as proporções com os grandes nomes citados, que seria honroso demais pertencer ao seleto grupo de grandes nomes, e sei que estou longe disso! Fico feliz, muito feliz em sentir que alguém percebe que além das cores, busco um comportamento fotográfico e com isso se identifica!

Suas palavras sempre me estimulam, a pensar, comer e dormir fotografias!

Obrigado, muito obrigado!


Lu, felicita-me sempre saber que estais aqui, pertinho acompanhando!
Mas dou bronca quando não vejo seus primorosos clics aqui conosco! Rs rs rs

Abraço grande meu caro!

Dihelson Mendonça disse...

É, Pachelly, fica um colorido característico, a saturação desse PRESET eu sempre achei formidável. Estou até pensando em adquirir uma câmerazinha pequena dessas para usar no dia-a-dia, contra a minha pesada 5D Mark II, que afugenta as pessoas quando eu aponto o "canhão" da lente 24-70 F2.8 - Na compacta isso é bem menor, além do mais, estou cansado de carregar peso!

E se a camera for uma dessas aí, durante o dia, nao deixa praticamente muito a desejar se o resultado for para postar na internet e se forem feitas edições de correção.

Abraços,
Parabéns!

DM

Pachelly Jamacaru disse...

Nos tempos de hoje não é toda hora que se pode apontar um "canhão" como vc bem disse! As pessoas andam cismada e com razão!

Mas como falei, o tema também favoreceu, porque algumas foram feitas em Raw e só depois para JPG.
Mas essas pequenas também nos traí, temos que prevê o pique da ação para disparar questões de segundos antes!

Bom, o bom mesmo é ter as duas, porque n'hora uma cai bem, noutra é a outra que faz com você não perca a foto!

Abraços