quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ALÉM DO 7 DE SETEMBRO - Autocrítica nossa de cada dia...

O que restou do 7 de Setembro? Parte I


O que restou do 7 de Setembro? Parte II

Menino do Lixo
Foto: Fidel Charlie

Por que o artista só vê o lado ruim das coisas? Alguém me perguntou. E eu respondi: Porque a gente tem o olho grande demais. Esse menino não foi pra aula hoje, nem amanhã... talvez nem depois de amanhã. Seus professores estão de greve...........E, enquanto isso, as balizas passavam deslumbrantes. Ô que me da dó desse "PANIS ET CIRCENCIS".



9 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Meu querido Fidel,

Sinto muito em discordar do seu ponto de vista. Não é por ser artista que se vê o lado ruim das coisas. É por ser PESSIMISTA.

O pessimista é o Cara em que se mostra o Céu estrelado e ele prefere ver as pedras do caminho.

Sou artista também, fotografei mais de 500 fotos no defile de ontem que posteriormente publicarei algumas aqui, mas gosto do mundo, de ver a beleza, as cores. A arte não precisa ser necessariamente pessimista para se afirmar como arte, que diria Leonardo da Vinci, Rembrandt, Rafael Sanzio, Michelangelo e tantos outros...

Abraço,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

"As balizas passavam deslumbrantes"

Entendo que não deveriam pagar a culpa pelo que não é como deveria ser!

Muito podemos fazer para a reversão de quadros e de situações, sem que com isso puxemos o tapete do que é belo e se apresenta como tal.

Se as fotos fossem colocadas sem o comentário do autor, provocariam mais margens de interpretações do que o dramático apelo!

Claro que entendemos a intenção do autor em sensibilizar para uma questão social!

E fica que que cada um lança o seu olhar sobre. Fatos & Fotos, é um livre arbítrio.

Volto a frisar, as fotos causariam mais impactos sem o comentário! Mas é um direito que assiste a quem preferir fazê-lo.

Importante participação do Fidel, nos levando a reflexões!

Abração
PAchelly J.

Dihelson Mendonça disse...

Vejam o ensaio OTIMISTA do desfile com lindas balizas no Blog do Crato, com quase 30 fotos:

www.blogdocrato.com

Abraços,

DM

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson, vi lá as fotos, mas ficarei apenas com o artístico da primeira, e as demais, como um registro bem feito!

Não que tenha visto mensagem de pessimismo ou otimismo numa ou na outra postagem, mas fatos e fotos!

Ambos deram seu recado!

Abração

Fidel Jaguar disse...

Dihelson Mendonça, meu grande músico, desculpe se me expressei mal. Na verdade o Pachelly tb tem razão, assim como você. O que quis demonstrar é que o "olho grande" por ser grande perpassar também pelo belo, como se a crítica, o problema ou o pessimismo fosse algo além, mas não melhor, do que o belo. E o comum fosse um ponto equidistante entre o belo (nem todos veem) e a crítica...

Dihelson Mendonça disse...

Prezado Fidel,

Ainda creio que o homem é a medida de todas as coisas, e o olho, a lâmpada do corpo ( e do Fotógrafo não ? ). A autocrítica como meio de introspecção é talvez o maior dos mestres. Talvez não haja em si uma arte pessimista ou otimista, apenas formas de analisar o mundo que nos cerca. Schopenhauer é pessimista, mas belos e acalentadores os seus escritos.

Posso olhar a lata de lixo e admirar suas cores e formas, tão belas quanto a sua bela foto do garoto sentado em preto e branco e que não vai à aula.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

Olá, Pachelly,

As fotos publicadas sobre o desfile de 07 de Setembro no Blog do Crato por mim não têm a menor pretensão de serem artísticas. Hoje em dia eu procuro distinguir bem a finalidade da fotografia.

Se me contratam para fazer um casamento é um tipo, se é um evento cívico, uma reportagem, é outra coisa, e foto artística é ouuuutra coisa...

Ao fotógrafo de Jornal, o principal é mostrar os fatos tentando mostrar todos os ângulos, perspectivas de como o fato se realizou, sem tentar enfeitar a coisa com toques pessoais excessivos ( a notícia seja em texto ou fotográfica deve ser fiel aos acontecimentos ).

Já na fotografia artística, é uma coisa profundamente pessoal, daí a Arte, o ARTISTA, o ser que modifica a sua realidade imediata e transforma coisas aparentemente normais em algo poético. Os jornais não estão interessados nessa segunda opção quando se faz cobertura de eventos, além de que a velocidade com que acontece é grande.

De modo que quando falei otimista no meu comentário, se refere a que procurei retratar os fatos como estes aconteceram, e foram sobretudo, alegres e luminosos.

Fotografia artística é outra coisa, que nem sempre ( pelo menos eu ), não estou disposto a me arriscar sem ter cacife pra fazer, nem parecer uma fraude. Não deve existir coisa pior em arte do que muito esforço e pouco talento.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Fidel Jaguar disse...

Ai meu Deus! Será se a segunda guerra começou assim? kkk. Caros amigos, o que aconteceu de verdade foi o fato de ter passado naquele momento e me chamou a atenção a quantidade de lixo. Não vi o desfile, vi as fotos do Dhielson, por sinal muito boas. Por isso é que o título é "além do 7 de setembro". Por não ter visto o desfile, tive de falar de algo que estava além...mas a baliza continuou deslumbrante.

Dihelson Mendonça disse...

Valeu, Fidel, rs rs rs

É bom conversar. Aqui estava meio parado, e de vez em quando é bom conversarmos também sobre fotografia, a visão de cada um.

Fidel, convido você a também fazer parte do nosso outro site de fotografia do Cariri, o OLHARES DO CARIRI. Vou te enviar um convite por e-mail.

www.olharesdocariri.blogspot.com

Abraços,

Dihelson Mendonça