sábado, 15 de outubro de 2011

Pela chapada andei, Chrystian

7 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Olá Chrystian, boa noite! Amigo, faço o seguinte comentário... Vemos uma paisagem em que o amigo poderia daruma dinâmica mais adquada no quesito enquadramento!
Logo na frente da foto, muitos matos competem com o assunto principal, no caso uma Mangueira,que por vez esconde uma bela serra!

Se houvesse possibilidade, talvez dando uns passos para frente você livrasseos matos. Em seguida, apontando a câmara num um pouco mais elevaddo, eliminasse uma boa parte do verde que representa pouco na composição! Quem sabe indo mais um pouco para o lado esquerdo, vc eliminaria também os galhosno campo superior queficam querendo robar a cena!

Mas o mais ideal mesmo, seria o amigo escolheruma hora mais propícia para a realização da foto, e quem sabe, acrescentando algum elemento quecompnha melhor o cenário, que posse ser uma pessoa,um animal pastando, etc.

É uma sugestão, se vc achar válida!

Um grande abraço!

CMCAP disse...

Ola Pachelly, quero aqui agradecer seus ensinamentos porque me são muito válidos. Agradeço, e eu acho que na hora que tirei a foto realmente não foi entre as 3 e meia, 4 horas da tarde. Muito agradecido porque realmente estou aprendendo a pouco tempo a bater uma boa foto, que envolve, composição, enquadramento, etc.

Abraços Pachely

Dihelson Mendonça disse...

Apenas comentando:

Na fotografia, o primeiro elemento é a CONSCIÊNCIA. Em tese, não se deve fotografar toda coisa que se vê por aí, ou dizendo de outra forma, tudo talvez possa ser interessante, dependendo do ângulo em que se mostra, da maneira como se mostra.

Vendo essa foto aí, me parece mais assim como se alguém tivesse apertado o obtrador sem querer e a máquina fotografou o que tinha na frente. Não há enquadramento que defina assuntos, planos, não há assuntos definidos como principais e auxiliares, não há um esmero em esperar a melhor hora para conseguir uma iluminação lateral e que ressalte o volume da cena, em 3D, e por fim, não há um tratamento da foto, uma pós produção. Então ficou uma foto comum e sem sentido.

Nunca fotografe algo apenas por fotografar. Fotografia exige Finalidade, Inspiração, fotografia é uma Arte e é uma ciência. Vamos estudar livros de fotografia, ver fotos boas para servir de inspiração, vamos educar nossos olhos para diferenciar o que é realmente bom e o que é comum. O resto só vem com o tempo.

Eu também vivo buscando isso. Todos os fotógrafos do mundo, vivos ou mortos passaram a vida buscando isso. Agora, vamos procurar, pois isso é uma coisa que se a gente não partir para a procura, nunca vai encontrar ou se aperfeiçoar.

Consciência é a palavra!
É preciso estudar fotografia. Isso não digo só ao Chystian, digo a quem quiser aprender esta arte.

Boa Sorte, Chrystian!

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Chrystian, a humildade é um fator positivo em favor de qualquer vivente em qualquer situação! Nós que somos amantes da fotografia, estamos sempre aprendendo uns com os outros!

O Zoom tem esse papel de crescer com vocês e igualmente retribuir com o pouco que sabemos, para o aperfeiçoamento do ato fotográfico!

Dihelson é um dos que colabora com sinceridade e ótimas dicas para todos! E é verdade quando ressalta que temos que estudar, continuamente! E assim será sempre!

Abração a você e o Dihelson!

Dihelson Mendonça disse...

Obrigado, Pacha!

EU me lembro quando eu também fotografava umas coisas nada a ver, e você me deu grandes toques de como a fotografia funciona. u acho que em relação ao que eu fotografava antes, com seus ensinamentos até que eu melhorei. Claro que faço muita bobagem, mas procuro acertar.

Ultimamente ando sem muita isnpiração para fotografar, porque ela exige que a pessoa seja dinâmica, não tenha preguiça, empreenda caminhadas, tem que procurar, e energia pra mim é uma coisa que anda meio pouca para fazer o que eu gostaria de fazer. Mas espero melhorar.

Abraços,

Dihelson Mendonça

CMCAP disse...

Eu acho que essa fotografia ai tem tudo haver, posso ter errado em algumas coisas, ninguém é perfeito, e se forem olhando ai as que ja postei não fiz de qualquer jeito. Quis colocar elementos no primeiro plano de propósito. Eu acho que a luz n foi boa. Mas agradeço as dicas. Vou levar como ensinamento, afinal nem todos sabem ensinar.

Dihelson Mendonça disse...

É, Chrystian, tem o lado também sentimental da pessoa que fotografa. Eu tenho fotos que apenas eu é que gostei, o resto do mundo desaprovou, mas o importante não é ser feliz ? Então, vamos em frente.

Desculpa se meu comentário lhe desagradou. Eu participo muito do maior site de fotografias do Brasil, o Fórum DIGIFORUM, e lá tem a foto crítica um setor grande, a gente posta mesmo pra galera comentar e dizer o que tá errado pra gente melhorar.

É de paulada em paulada que a gente vai melhorando. No Digiforum não é todo mundo que aguenta, lá são alguns dos maiores fotógrafos do Brasil e a gente tem que ter humildade para receber os comentários.

Já vi fotos lá que eu achei que estavam perfeitas e especialistas apontaram erros que muitos passaram batido sem ver, e de grandes fotógrafos, e eles refizeram a foto, corrigirm os defeitos, e estão cada vez melhores em saber medir luz, cor, profundidade, a técnica em si, impecável, e claro, o motivo, o assunto, a arte em si.

Um forte abraço,
Desculpa qualquer coisa.

Dihelson Mendonça