sábado, 17 de dezembro de 2011





Minha câmera é uma Canon Eos Rebel XTi, com uma lente simples de 18-55 original da Canon.Esse mês começou a aparecer um problema. Quando exigia um pouco mais do "foco" ela travava e aparecia um Erro 99. A câmera só obedecia quando eu tiro fotos usando de 35 a 55mm, menos que isso ela trava. Esse erro é genérico pelo que pesquisei, ou seja pode ser uma série de coisas. Decidi compartilhar minha experiência aqui para que os fotógrafos desse blog não gastem dinheiro à toa. Fui numa assistência técnica, como manda o bom senso. Lá chegando, descobri que era um cabo "flat" que conduz os comandos do foco automático para o sensor. E um desses cabos havia se rompido, segundo o técnico. Bom, como eu não dispunha de 280,00 reais para o conserto, resolvi pesquisar o preço desse cabo na internet. qual não foi meu espanto o equipamento custava, no mercado livre, apenas 15,00 reais. Fiquei espantado. Como a câmera é minha e a lente também e já está paga, resolvi abrir a lente, pois não sabia qual a referência deste cabo. Não aconselho ninguém a fazer isso. No meu caso deu certo, pois desde criança que sou malino mesmo. Encomendei o cabo no mercado livre e estou aguardando chegar. Vou colocar no lugar e sei que vai funcionar. O resultado desse teste eu compartilho com vocês assim que eu montar a lente. Aqui segue algumas imagens da bagaceira. Caso alguém passe por isso, saiba que erro 99 pode ser problema na lente (cabo flat), pode ser algum mal contato na bateria, na maioria dos casos é só tirar a bateria, carregar totalmente e depois recolocar que dá certo. Noutros casos pode ser também oxidação nos conectores das lentes, neste caso é só passar uma borracha de apagar lápis nos conectores, pois a borracha não conduz energia estática. De qualquer forma espero que tenha ajudado de alguma forma. Hoje na internet você consegue quase tudo, e conhecimento nesses casos ajuda a não ser enganado.

6 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Olá, Fidel, grande lição você nos traz, amigo!

Tenho uma Canon XTI igualzinha a essa sua, como câmera de reserva, com essa lente 18-55 que veio ( é a lente do Kit ), é uma lente considerada horrível por quase todos, porque ela é escura, começa em F3.5, e tem muito vignette ( as bordas são mais escuras que o centro ), mas foi com essa câmera e lente que fiz algumas das minhas melhores fotos. É boa para se usar de dia, em F7 acima.

Hoje meu equipamento é profissional, uma Canon 5D Mark II, com lente 24-70L F2.8, que é o sonho de consumo de todo mundo, além de uma 70-200L F4 branca, magnífica e uma grande angular 17-40L, que eu nunca usei. Estou ainda querendo uma 70-200 F2.8, porque eu fotografo muito à noite e a 70-200L F4 embora tenha estabilização, não dá certo para noite, mas a F2.8 custa uns 9.500 reais. Mas estou muito satisfeito com meu equipamento. A 24-70 F2.8 não sai da minha câmera, é do uso geral, de dia e de noite. Graças a Deus. Uso ainda um flash 580EX2, que é do uso diário, com adaptador haze.

Mas você está muito bem equipado. A XTI e as outras Rebel que saíram depois dela T2i, T3i, na minha opinião, se colocar uma lente boa, tipo uma 17-55 F2.8 que é padrão desse formato cropado ( sou louco por essa lente ), não deixam a desejar de nenhuma outra, além do mais é uma câmera pequena, a gente leva pra todo canto, não é um trambolho pesado, tem um excelente preço e é uma gracinha. Valeu pela dica do cabo flat. Espero nunca precisar dessas coisas. Também sou malinador, rs rs rs

Abraços,

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

Tem que ter cuidado, Fidel, é pra não entrar poeira dentro da lente, já que você abriu aí, mas acho que esse conselho você já sabe.

Um abraço,
Boa Sorte!

DM

Fidel Jaguar disse...

Valeu pelo comentário, Diehlson. Estou querendo lhe falar sobre a rádio on line para o meu blog. Abraços!

Fidel Jaguar disse...

Eu tirei até as teias de aranha do teto com medo de entrar alguma coisa dentro da lente kkkkk

Dihelson Mendonça disse...

Olá, Fidel,

Rádio online aqui é segredo de estado, mas uma dica te dou: Existem duas formas de transmitir em um website: Com playlist e ao vivo.

A Rádio Chapada do Araripe transmite ao vivo direto daqui do estúdio. Servidores ligados 24hs por dia. Complicado.

Outra forma seria criar uma playlist e tocar via flash, mas eu não sei te dizer exatamente os passos, porque eu me afgastei disso há muito tempo.

Existem sites no Brasil que hospedam a sua rádio e vc paga por mês a hospedagem, aliás, tudo se paga, eu pago servidoresnos Estados Unidos para manter a Rádio Chapada no Ar também, então transmite daqui pra lá e depois o sinal é distribuído.

Dá uma busca no Google em "Como montar uma r´dio via web"

Uma boa forma que quase todo mundo gosta de usar é através do SHOUTCAST

Dá uma olhada em:

www.shoutcast.com

Espero ter ajudado.

Abraço,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Muito bem Fidel, todos ficamos agradecidos pela sua disposição em nos trazer questões como essa.

Encontramos em Dihelson a pessoa certa para trocar informações. Ele com suas habilidades e com seus conhecimentos de eletrônica, dar suporte aqui no Zoom aos diálogos pertinentes a parte técnica dos equipamentos.

O Zoom muito agradece a você, ao Dihelson, e a todos que colaboram conosco!

Fica a recomendações do próprio Fidel, a de que o correto na medida do possível, seja procurar uma assistência técnica confiável. Pois estes equipamento opticos de uma forma em geral, são delicados.

Não mexam se não souberem o que vão fazer ou que ao tentarem mexer, estejam cientes que incorrem no risco de perda parcial ou total do equipamento.

Abraços vocês!