terça-feira, 17 de abril de 2012

Araquém Alcântara - TUDO... menos o óbvio !


Um cidadão num dos comentários aqui no Zoomcariri querendo se contrapor ao que eu falei que em Fotografia, deve-se fotografar tudo, menos o óbvio, essa visão que também é defendida por todos os grandes fotógrafos da história desde Cartier-Bresson, veio citar Araquém Alcântara como se ele fosse algum fotógrafo do óbvio. Araquém pode ser tudo, menos fotógrafo de óbvio. Ele é exatamente tudo o que eu defendo, que fotografia é um olhar diferenciado sobre as coisas comuns. E aqui trago apenas algumas obras magistrais desse grande artista para quem não conhece ( se é que existe ):










Grande Araquém Alcântara, um dos maiores fotógrafos Brasileiros!

7 comentários:

Dedé Cariri disse...

Dihelson, você não existe rapaz,não quiz dizer isso.Você sabe o que quiz dizer.

Dedé Cariri disse...

Vejam meu comentário abaixo e tirem suas conclusões.

Dedé Cariri disse...

Veja seu comentário: "Se tem uma cosia que eu fico P. da vida é quando vejo o óbvio fotografado. Uma pessoa fotografar a lua por cima de uma árvore, a foto de uma flor, ou um pé de coco sem nada a ver". Coincidentemente tinha postado fotos de uma flor e um tipo de coqueiro. Ou seja, você procurou uma forma sútil de me atingir, assim, como inúmeros comentários seus feitos a minha pessoa, simplesmente porque sou declaradamente oposição a grupo que você defende. Tive oportunidade de conhecer o gênio Aráquem Alcântara, Tiago Santana, o grande Evandro Teixeira (tenho uma foto dele em destaque autografada na minha modesta casa),conheço Pachelly (um referencial na nossa fotografia/Cariri e nacional). Ou seja, todos eles, e por eles sempre fui bem tratado , deixando sempre claros os seus comportamentos de pessoas simples, humildes e sem estrelismo. Fique bem!!

Pachelly Jamacaru disse...

Gente, vamos acalmar os ânimos, nós não vivemos da fotografia, mas amamos fotografia e o ato fotografar!

Não vamos viver de comparativos, cada um vive circusntâncias que não permite as vezes comparações!

Somos cidadãos do dia a dia de um lugar comum, com afazeres burrocráticos, com parcos recursos e disponibilidade de tempos ínfimos! Fazemos da melhor maneira possível o que tanto amamos, fotografar!

Se não fazemos mais do que se esperaria, nem sempre não é porque não sabemos, queremos, ou deveríamos, mas porque em 99% são repito: Cisrcusntâncias da vida!

O Zoomcariri oferece uma gama de possibilidades de se aprender uns com os outros, bastando para isso apreciar, saber comentar, saber receber uma crítica, ser autocrítico, experimentar, ajudar, mostrar onde e como podemos crescer!

Eu admiro Tanto ao Dihelson como ao Dedé, como a Araquém, e aqui no Zoom, que eu não admire, não há ninguém!

Dedé Cariri disse...

Valeu Pachelly, desculpa meu desabafo, mas, Dihelson precisa saber que o mundo gira no seu próprio eixo, não entorno dele.Felicidades amigo!!

CMCAP disse...

É engraçado que ja vi varias fotos suas Dihelson, a foto de uma flor, etc. Se a lua está acima da árvore pra mim isso n significa o óbvio, mas uma composição e isso dialoga bem. Uma coisa é registrar algo agora fazer arte fotografica é outra coisa. Agora se formos falar de fotografia conceitual diria que nem o grande Araquem nem Salgado fazem isso. Existe esse dar uma olhada. http://obviousmag.org/archives/2010/06/o_imaginario_humano_de_mr_toledano.html

Dihelson Mendonça disse...

Esse Dedé Cariri vive pegando no meu pé desde que mundo é mundo. Desencosta, rapaz! Quem é que está te atingindo ? Você se acha grande coisa. Realmente, o mundo não gira em torno de você. Nunca comentei suas fotografias aqui nem em lugar nenhum. O meu comentário foi elogiando o Moacir, que para mim, faz um excelente trabalho.

Como falei antes, Araquem Alcântara, Tiago Santana, Sebastião Salgado, esses caras são DEUSES da fotografia, não há nem o que questionar.

E digo sempre: Fotografia não é só o cara comprar uma câmera e sair clicando, apertando o botão. Vivemos aprendendo algo todo tempo. Mesmo não sendo profissionais da fotografia, como frisou bem o Pachelly, vamos estudando através de livros, praticando, tentando melhorar cada vez mais.

Existem regras básicas, como existe em qualquer atividade humana. E muita gente não está ligado nisso, não sabem nem o que é a "regra dos terços", então não dá nem pra discutir certas coisas.

COmo sempre eu sugiro o site Digiforum, que é uma grande escola para se trocar idéias, informações, aprender mais, mesmo sendo entusiastas, a fim de que o BÁSICO seja pelo menos respeitado.

Um abração, Pachelly,

Dihelson Mendonça