segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vitrine Virtual, Moacir S. Cavalcanti




Capela do Pontal de Santa Cruz, Santana do Cariri-Ce.

7 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Essas aqui merecem um comentário! Parabéns, Moacir, fotografia, além de belas imagens exige criatividade, sensibilidade. E isso você tem.

Se tem uma cosia que eu fico P. da vida é quando vejo o óbvio fotografado. Uma pessoa fotografar a lua por cima de uma árvore, a foto de uma flor, ou um pé de coco sem nada a ver...tudo bem que se fala isso na primeira semana em que está testando a câmera, mas nos dias seguintes, já tem que procurar fazer algo útil, algo diferente.

Parabéns por seu olhar estar cada vez melhor, mais apurado, com imagens que até para postar, a gente vê que foram bem escolhidas. Ou seja, parabéns por não postar tolices.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

São lindas essas fotos! E, reforça que imprimir personalidade numa foto requer saber olhar com atenção, ora com os olhos, ora com a consciência!

O lugar comum já não é o lugar comum, ficou artistico!

Diga de passagem da felicidade de ter mais uma vez Moacir postando conosco!

Parabéns, parabéns!

Abraços

Dedé Cariri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moacir S. Cavalcanti disse...

Grato a Dihelson por suas palavras e grato a Pachelly por me mostrar como se faz poesia c imagens tenho duas pessoas a quem me espelho bastante uma é vc q comecei a fotografar vedo belissimas fotos suas no final da dec d 90 retratando esse cariri como niguem e o outro é Augusto Pessoa a quem devo uma imensa gratidão por ser meu grande professor durante todo esse tempo q venho fotografando apesar d n fotografar mais c tanto entusiasmo. Vlw pessoal.

Moacir Filho disse...

Grato Dihelson pelas palavras. Qdo vc diz "Se tem uma cosia que eu fico P. da vida é quando vejo o óbvio fotografado" esse é meu sentimento tbm e é por esse motivo q publico poucas fotos vejo q hj todo mundo é fotografo e c a popularização das digitais eles se acham bons no q fazem, mas p mim a fotografia principalmente as do cariri(q são as q conheço melhor) se tornaram todas iguais n tendo identidade nenhuma uma copia barata do trabalho do Pachelly q ele sim tem um trabalho autoral bem legal e c identidade assim como alguns outros fotografos da região. Mas pode deixar q sempre q tiver uma boa imagem postarei na ZOOMCARIRI.

Dedé Cariri disse...

Dihelson, se você fica puto da vida com óbvio, então Araquém Alcântara está na profissão errada. Vejamos:
16 livros;
18 livros em co-autoria;
3 prêmios internacionais e 32 prêmios nacionais;
56 exposições individuais e 25 exposições coletivas inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas do Brasil e exterior;
1998 - Prêmio Abril de Jornalismo;
2001 - Prêmio Abril de Jornalismo;
2001 - Prêmio Von Martius oferecido pela Câmara de Comércio Brasil Alemanha na categoria natureza.Fotografando o óbvio:FLORA E FAUNA.

Dihelson Mendonça disse...

"Fotografe o Comum, mas de forma Incomum."

Essa é uma máxima em fotografia. Parece que o Dedé Cariri não entendeu NADA do que eu falei.

Porque vir querer citar o magnífico trabalho de Araquem Alcantara como se fosse um fotógrafo do óbvio, é atestar que não entendeu.

Araquem Alcantara e todos os outros grandes fotógrafos como Sebastião Salgado, tem TUDO, menos o ÓBVIO.

O óbvio que eu falo, não é o objeto óbvio, é a forma óbvia de ver as coisas. A primeira lição em fotografia para quem não estudou, e pode aprender com Cartier Bresson, é que não é o que você fotografa, é COMO você fotografa o mundo.

Você pode fotografar a Lua, uma laranja, uma coisa bstante COMUM. Mas a forma como você fotografa jamais pode ser aquela forma óbvia de um principiante, que simplesmente aponta e clica e se acha o máximo. Se tem uma coisa que eu fico P. da vida com principiante é descolorir as fotos pra dizer que é Arte. Meu Deus, quanta idiotice!

Tenho aqui comigo uma estante inteira de livros de fotografia importdos e nacionais dos maiores fotógrafos da história. Posso não ter o nível dos grandes profissionais desta arte, e dos talentos até da nossa região, como do grande e venerável Pachelly Jamacaru e do Tiago Santana, mas não tentem me enganar mostrando besteira como se fosse arte não, porque eu tenho OLHO.

Se me mostrar porcaria, eu sei que é porcaria. Posso nem comentar. Agora, se me mostrar um olhar diferenciado, de alguém de talento, muitas vezes eu irei elogiar.

E quem se achar grande coisa em fotografia, a dica que eu dou: Participe da sala DUELOS do Site Digiforum, aí se vai ver quem é mesmo bom em fotografia em todos os níveis, porque a galera lá está para os desafios sérios do Brasil.

Parabéns ao Moacir mais uma vez. Suas fotos são maravilhosas. Olhar fotográfico e nada óbvio.

Abraços,

Dihelson Mendonça