quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Menino acrobata


Esta foto foi feita em agosto de 1986.

Naquele já longínquo ano, a Festa da Padroeira do Crato, a venerada Nossa Senhora da Penha, era ainda comemorada nesta belíssima praça, coração histórico da cidade. E o pano-de-fundo desta imagem era, justamente, esse festejo nesse espaço.

No centro da praça, onde hoje é um coreto, após a reforma feita em 1991, ainda estava lá a fonte luminosa, de saudosa e decantada memória.

Era fim-de-tarde. Fotografava o cotidiano cultural da urbe para um trabalho de escola. Na verdade, para uma mostra de ciências e arte que era realizada, anualmente, no Colégio Diocesano, onde eu cursava o último ano escolar.

Passando pela praça, vi um garotinho que circulava a fonte de pernas pra cima, ou, como dizíamos, "plantando bananeira". A fonte luminosa estava bastante depreciada. O que dá pra constatar pelos cartazes de Tasso Jereissati, fixados, desrespeitosamente, no monumento. Três meses depois, ele (Tasso) seria eleito governador do Ceará pela primeira vez, desbancando os "coronéis" mandatários do poder há mais de três décadas.

O equipamento usado naquela ocasião foi uma máquina Olimpus, emprestada não-me-lembro-de-quem. Só lembro que o resultado, entre o clic e a foto copiada em papel, demorava no mínimo uma semana.

É que a revelação e a cópia de uma foto colorida só eram feitas em estúdios das capitais...

2 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

A foto é então uma relíquia! Lembro demais da fonte luminosa. Nem sonhava sequer que um dia pegaria numa máquina fotográfica nesta época, mas o Rafa, já contava história. A fotografia tem essa força de avivar memórias!
Foi boa!
Abraço

Carlos Rafael Dias disse...

Grande Pachelly,

Você, na época, manuseava
uma "máquina" mais poderosa ainda: o violão, no qual compunha muitas imagens cantadas e tocadas...