quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

VITRINE VIRTUAL, Pachelly Jamacaru



Alguns se perguntam o que fotografar, onde estão as imagens, não percebem porém que pertinho, pertinho, pra não dizer, em casa mesmo, elas estão! Inventamos desculpas de que não temos assunto, quantas vezes não passei por isso, onde não via nada, nada, era um cégo de olhos abertos, vendo tudo e não exnxergando nada! Mas, se olharmos com calma, se der-mos uma voltinha, se desafiar-mos a imaginação, então vemos que as coisas estão a nos olhar como no caso desta pequena lagarta mimificada com um olho que é para sua defesa natural. Falamos então do mundo da MACROFOTOGRAFIA...

Alguns modelos de máquina fotográfica digital possuem uma lente que permite fotos de quatro cm, três cm ou até menos distancia do objeto. Esse tipo de fotografia captura os mínimos detalhes dos objetos, detalhes até que não podem ser vistos a olho nu. Fotos de macro são utilizadas geralmente para obter fotos de insetos, pequenas peças, olhos (de perto), flores e etc.

É bom enfatizar que, no modo macro, o zoom é extremamente limitado. Estou pondo está informação aqui para evitar que usuários não experientes pensem que sua máquina esteja ruim por não conseguir focalizar no modo macro com o zoom aumentado. É aconselhável que não se use o zoom quando estiver tirando fotos no modo macro.

Câmera fotográfica, lentes e acessórios...
O tipo de câmera fotográfica mais utilizado em macrofotografia é a câmera 35 mm reflex. Este tipo de câmera permite que você veja através do visor exatamente o que aparecerá na fotografia, facilitando seu trabalho.
Existem objetivas específicas para macrofotografia, as lentes macro, que permitem grandes ampliações e possuem uma excelente qualidade ótica. O maior inconveniente dessas lentes é preço, sempre elevado.
Para sanar este problema já que não são todos que podem adquirir uma lente macro existem alguns acessórios que permitem um maior ampliação com o uso de lentes normais. O acessório mais popular de todos é o filtro Close-up, que como o próprio nome diz, permite que você chegue mais perto do assunto a ser fotografado, proporcionando assim uma maior ampliação.
Os filtros close-up, que possuem sua potência indicada por dioptrias, sendo os mais comuns os +1, +2, +3 e +4, são rosqueados diretamente na frente da objetiva, sendo portanto encontrados em diferentes tamanhos e individualmente ou em kits. Quanto maior o valor de dioptria mais próximo você poderá estar focalizando. Você pode ainda utilizar mais que um filtro ao mesmo tempo, sendo que sua potência final será a soma dos filtros utilizados. A vantagem desse acessório é o custo, muito menor que uma lente macro e não há perda de luminosidade. Como desvantagem esta sua qualidade ótica, principalmente nas bordas da foto, sendo necessário ara minimizar este problema o uso de pequenas aberturas de diafragmas. Existe ainda filtros close-up com mais de um elemento ótico, permitindo assim uma melhor qualidade ótica, ma você irá pagar por essa diferença.

Por Pachelly e pesquisa na Internet...
Fotografias: Pachelly Jamacaru

6 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Pachely,

Uma imagem vale por mil palavras.
Então,
Você não precisa dizer mais nada.
Só fotografar.

Unknown disse...

Ah Ah, foi boa Rafa! e a verdade é que não sou um homem de palavras, rs rs rs "calma", cumpro o que digo, mas... é que em termo do uso da palavra oral, tenho um raciocínio lento, por isso mesmo evito ao máximo entrevistas, porque sei o que quero transmitir porém não coordeno tanto quanto escrevo ou faço músicas e fotografias, rs rs rs, Mas taí, a vida sabe a quem cabe cada dom, por exemplo: nem todo um mundo é um Carlos Rafael, que é um exímio historiador e tem a palavra na ponta da língua! Raciocinando assim, suas palavras valem por trilhões de imagens né!
Valeu camarada, tenha desde já um carnaval tranquilo, ao som de bons CDs, um bom livro, muita paz com a família, um filmizim porreta e por aí vai ou muito folia se o amigo prefere, vialando cuidado com as estradas.
abraço

Pachelly Jamacaru disse...

Rafa, o comentário acima é meu: Pachelly, é que ao acessar o orkt de uma amiga, o google incorporou o endereço dela e não tou sabendo reverrter o quadro, ok
Abraço
Pachelly

Dihelson Mendonça disse...

Muito bem, Mestre maior do Cariri !

Dihelson Mendonça

Carlos Rafael Dias disse...

Pachelly,

No meu comentário não quis e não quererei jamais inibir suas palavras, seja uma sejam mil. Você maneja tão bem a pena como outros instrumentos igualmente afiados e afinados.

Um bom carnaval pra você também!

Pachelly Jamacaru disse...

Claro rafa, entendi o que quis dizer, e fico até incabulado com o seu elogio,mas como disse, eu mesmo sei da minha inabilidade com as sílabas contidas nas palavras que edificam aurgumentos!
Mas fazemos de tudo um pouco né Rafa e assim vamos vivendo!

Obrigado Maesto-Mor do cariri!

Abraço momescos!