quinta-feira, 5 de junho de 2008

CONVITE MEIO AMBIENTE

Caros amigos Fotógrafos, Fotógrafas e simpatizantes, tive a surpresa hoje de receber um telefonema da produção do Diário do Nordeste caderno 3 na pessoa do Ronaldo Agostinho, para nos fazer um convite a todos nós é o seguinte:
O Caderno 3 quer fazer uma matéria sobre fotografia e meio ambiente, dai resolveu nos convidar para fotografarmos até o dia 15 o tema Preceitos Ecológicos que o Padre Cícero escreveu em vida.
Quem interessar, é importante deixar as fotos em um CD na minha residência para que eu envie até dia 16 de Junho - Diário do Nordeste em Fortaleza, pois a proposta é que a matéria saia dia 20 de Junho.
Meu endereço é: Rua Padre Cícero, 829 - Centro - Juazeiro do Norte
Segue anexo Preceitos Ecológicos do Padre Cícero.

Nosso trabalho aqui está tendo uma boa repercurssão, isso é um bom sinal.



Conselhos Ecológicos do Padre Cícero


Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau.
Não toque fogo no roçado nem na caatinga.
Não cace mais e deixe os bichos viverem.
Não crie o boi nem o bode soltos; façam cercados e deixe o pasto descansar para se refazer.
Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.
Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água da chuva.
Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta.
Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só.
Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a você a conviver com a seca.
Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer.
Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só.
Abraços
Nívia Uchôa

Um comentário:

Pachelly Jamacaru disse...

Taí o convite aberto a todos. Quem tiver fotos associadas ao tema, entendo que deva participar, atender ao convite é uma forma de abrir as portas que mais adiante pode ser de intesse nosso enquanto fotógrafos!