domingo, 26 de dezembro de 2010

Para Pachelly Jamacaru - Por: Dihelson Mendonça


passaro e flor


flor 01

O nosso professor Pachelly Jamacaru está de câmera nova. Ele anda fazendo uns experimentos aí com o novo equipamento, a fim de se familiarizar. Vendo uma de suas postagens logo abaixo, de uma flor, me lembrei de um pássaro e umas flores, que fotografei em 2008 com minha antiga máquina, uma Canon Rebel XTI e uma simples lente de 50mm ( que ainda considero, é minha escola de fotografia ). Alguém poderia até pensar que essas fotos teriam sido feitas com meu atual equipamento, uma Canon 5D Mark II de 21 Mpixels, mas não foi. Tenho saudades até hoje do material, e ainda o utilizo. A questão é que no fotojornalismo, nós prcisamos de agilidade, e eu não poderia ficar preso a uma distancia focal fixa de 50mm para sempre. Mas que dá saudades, dá sim. Por isso, dedico essas fotos ao meu grande amigo e professor Pachelly, que sempre nos inspira, com coisas maravilhosas, para que possamos também fazer algo bom.

Dihelson Mendonça

2 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Eita amigo obrigado por mais esta!

E o Vivim, vc não sabia, é um passarinho da minha infância, eu o acho simplesmente lindo!

Como falei no comentário anterior, prefeiro fotos de flores tendo o segundo plano desfocado, taí que vc não foge a isto!

Rapaz, as vezes a gente se cobra demais por não um equipamento X e Y, mais basta dizer, que fiz recentemente ampliaçãoes à razão de 1m x 60 Cm, a partir de fotos feitas com a G9,10mg G14, 10mg e os nosso olhos não reclamam tanto assim!

Claro, se a pessoa tem a oportunidade de ampliar o poder de fôgo, melhor ainda!

Tenho a necessidade de ter uma Zoom que vá de 24mm a 105mm 2.8 por aí, elas resolvem a maioria das situações.

No momento carrego o peso enorme da 80 x 200mm e uma 24, pura! Haja bagagem!

Abração, estou indo pro trabalho agora, depois traocamos mais idéia, obrigado, abraços!

Dihelson Mendonça disse...

É, Pachelly,

Depois de pesquisar muito, eu vi que o melhor, se a câmera for Full frame, é ter uma lente 24-70, ou 24-105. A Canon tem essas lentes, e a Nikon deve ter também. No caso da Canon somente a 24-70 é F2.8 ( a melhor lente possível ), que é uma das que eu comprei. Outras complementares são as 17-40 L, grande angular e a 70-200 L.

No caso da Nikon, você vai precisar mesmo de uma 24-105, agora, tem que ser pelo menos F2.8, não queira nada menos que isso, mesmo sem estabilizador. As minhas lentes F4 eu praticamente não uso, já que não pretendo fotografar apenas durante o dia. na maior parte do tempo, a 24-70 L F2.8 fica na câmera. Somente raramente eu troco pela 17-40 ou pela 70-200. Não sinto mais falta de nenhuma lente. O que eu podera mudar no meu kit, seria trocar a 70-200 F4 por uma F2.8, isso eu deveria ter feito na compra, mas aumentaria mais 3.000 reais, é fogo...

Mas estou satisfeito. E creio que você agora está também, com uma Full frame D700. Maravilha.

Abraços,
A reunião pode ser sim dia 08 de Janeiro, ja tem passado essa loucura de Ano Novo.

DM