sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Ensaio: Prelúdio para o Amanhecer - Dihelson Mendonça

"A natureza morta tocou minha alma
revelou-me as suas reentrâncias
e vi que dentro de cada objeto, de cada coisa
existe uma beleza que lhe é própria
e que é única.
O tempo e o espaço sintonizam nossa alma
para poder percebermos beleza aonde
aparentemente só existe o trivial.
A beleza das formas e cores é a poesia
do próprio universo!"



















.

3 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson,
Como falei, perto da gente existem coisas a se observar que estão nos observando, ainda que mortas, querendo existir! Coisas simples comos cores, simetrias, esquadros, perspectivas e formas imaginárias. O seu ensaio revela estas possibilidades. São objetos da nossa convivência que nos dizem algo.
Um forte abraço e câmara em punhos!
Pachelly

Dihelson Mendonça disse...

olá, amigo Pachelly,

Às vezes é difícil transmitir algo que existe dentro de nós através de visões que estão fora de nós.

Olhando esses objetos, essas visões antes do dia amanhecer, senti que havia nelas uma vida propria, uma expressão, e acredite em mim, eu tirei muitas fotos, essas aí sao as mais representativas.

A alguém pode parecer banal, afnal, o que tem de mas numa foto de uma janela ? Mas se a pessoa ampliar ( minhas fotos geralmente só funcionam com a devida ampliação ), ver-se-ão os detalhes e quem sabe, a pessoa sentira um pouco da emoção que aquelas coisas transmitiram, e que eu ainda hoje sinto ao ver essas mesmas fotografias.

Eu chamaria de fotografia metafísica.

Se a beleza está nos olhos de quem vê, muitos não verão nada, apenas um monte de imagens bem tiradas, com medição precisa, mas a emoção vai além disso na minha cabeça. A grande dificuldade está em transmitir essas emoções para a cabeça do observador.

Por isso eu peço sempre que amplie a foto primeiro, e fiquem bastante contemplativos por alguns minutos observando primeiro.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Maestro,

Para um bom observador, nas pequenas ele ver a grandeza que por ventura exista. A questão da ampliação, revela detalhes técnicos, que pra mim, as vezes são secundários! A força de uma imagem pode está em Davi e não num Golias! As imagens falam pelo momento, muitas, estavam amanhecendo em você em seu prelúdio!
Só um lembrete: na categoria ENSAIO são 7 imagens ok? Que é pra ver o que se consegui transmitir em poucas!
Abração meu maestro!