sábado, 12 de abril de 2008

VALORIZANDO A FOTO por Rosely Nakagawa



Saiba como são as formas mais usadas para tornar uma foto mais atraente e aprenda a fazer um passe-partout

A apresentação da foto — última intervenção do fotógrafo na imagem — pode aumentar, e muito, o impacto de quem a vê. Portanto, quem fotografa precisa saber mostrar o seu trabalho da melhor forma. E para isto, há uma série de opções, das mais simples às mais sofisticadas, dependendo do que se pretende com a foto. É para uma exposição em galeria ou ao ar livre? A idéia é vender como peça de decoração? Vai fazer parte do portfólio? A foto passará de mão em mão? Estas são algumas perguntas que o fotógrafo deve responder antes de optar por uma forma de apresentar o seu trabalho. Segundo Rosely Nakagawa — curadora da Casa da Fotografia da Fuji e de outras mostras — a maneira de apresentação mais tradicional é fazer a
montagem em um papel especial para suporte de fotos, mais conhecido como passe-partout (pronuncia-se "paspatur"), com pH — índice que mede acidez no material — neutro. Trata-se de um papel grosso, disponível em diversas gramaturas (espessuras), mas difícil de ser encontrado. Somente casas especializadas em venda de materiais de desenho e arte ou distribuidoras de papel importado vendem o passe-partout específico para suporte fotográfico.

Com janela

Rosely recomenda papéis com gramatura de, no mínimo, 200 g. Assim, garante-se que a "prancha" — como é chamada a foto fixada no passe-partout — fique rígida. A forma mais utilizada para montar as pranchas é o passe-partout com "janela". A técnica consiste em deixar a foto entre duas folhas e abrir uma recorte para que seja visualizada. O acabamento é atraente e a foto ganha uma moldura de passe-partout em relevo (veja o passo-a-passo na pág. 64). O passe-partout com "janela" também é bastante usado em portfólios, com as pranchas guardadas em uma caixa. A diferença é que, no caso de painel, a foto no passe-partout pode receber proteção de vidro e uma moldura de madeira ou alumínio. Outra possibilidade é colar a foto diretamente sobre o passe-partout. "Este é um acabamento muito simples, mas que fica bonito", diz a designer Juliana Valentine, que faz portfólios e painéis sob encomenda. A foto pode ser colada com fita dupla face ou cola em spray. Segundo Juliana, é importante que a fita ou cola também sejam com pH neutro. "Essas colas são compradas em casas especializadas em desenho e arte. São próprias para o caso do fotógrafo querer conservar o material por bastante tempo". Já Rosely prefere usar cantoneiras para prender a foto. "A colagem condena a fotografia a uma convivência permanente com o suporte", explica. Para ela, a montagem feita com cantoneiras deve ficar restrita a ampliações de tamanhos reduzidos, de até 24 x 30 cm no máximo.

Grandes Painéis

No caso de grandes painéis, ou para o caso de montagens diferentes do passe-partout, a melhor solução é encomendar o serviço em algum laboratório profissional. Estes locais dispõem de prensas especiais, com rolos de adesivo dupla face, usados para colar a foto no suporte de maneira uniforme, sem enrugar. São usados diversos tipos de suporte, cada um com características próprias (e preços) adequados para uma determinada situação. Os mais comuns são:

Madeira– a fotografia é colada em um suporte de eucatex reforçado com madeira. A montagem, semelhante a um pôster, é a mais barata e bastante usada para decorar o quarto ou uma sala. Não é muito comum em exposições. Uma foto 30 x 40 cm em painel de madeira, por exemplo, custa em média R$ 35,00.
Foam bord (espuma pack)– são placas de espuma revestidas de papel e disponíveis em diversas cores e espessuras. É uma das opções mais usadas em exposições, principalmente nas itinerantes, já que são leves, resistentes e fáceis de transportar. Os suportes de foam board podem ser expostos diretamente ou ainda receber uma moldura. A montagem de uma foto 30 x 40 cm custa em média R$ 45,00.
Poliestireno, acrílico, PVC e alumínio — estas superfícies são usadas freqüentemente na confecção de grandes painéis para exposições. São cada vez mais requisitadas por conta das plotagens e imagens digitalizadas, que permitem grandes formatos, diz Rosely Nakagawa. Os painéis ficam expostos na parede ou suspensos por fios de aço. Por serem flexíveis, também permitem formas curvilíneas para colunas por exemplo. Uma montagem em poliestireno, acrílico e alumínio de 30 x 40 cm custa, em média, R$ 35,00. Em PVC, R$ 30,00.

Todos esses suportes podem receber um acabamento especial, a laminação, que consiste de uma camada plástica de um produto chamado thermashild, aplicado sobre a foto em alta temperatura para formar uma película (fosca ou brilhante) e proteger a foto.

"É fundamental o fotógrafo ter consciência de que precisa apresentar bem o seu trabalho", ensina Rosely.

Fonte pesquisa: FOTOGRAFE MELHOR

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