segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vitrine Virtual - Joilson Kariri Rodrigues

Nos tempos de ipod, ipad e afins...


3 comentários:

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Só para esclarecer:
Não existe nenhuma "armação" nessa fotografia, não foi uma foto preparada. O garoto realmente estava em sua calçada "curtindo um som" de fita K7. Nos dias de hoje essa cena é inusitada.
Abraços!

Dihelson Mendonça disse...

Oi, Joilson, não teria o menor problema se a foto tivesse sido composta, até porque fotografia é como música, existe a improvisação e a COMPOSIÇÃO. Compor em fotografia é complicado também, e muitas das melhores fotos de grandes fotógrafos foram cuidadosamente planejadas e compostas. Existem dezenas de livros que tratam apenas da Arte da Composição em Fotografia. Sebastião Salgado mesmo é um dos que usam e abusam da composição, ou você acha que aquilo tudo é fruto do acaso, da agilidade ? É nada! é bem preparado por uma equipe inteira.

Portanto, boa foto, seja composta ou seja instantânea.

Este esclarecimento aqui é para o pessoal que está entrando agora, ou os curiosos que talvez não tenham ouvido falar em composição em fotografia.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Muito oportuno o comentário de Dihelson e analogia com a música! E compor é tão difícil quanto! Se o cara não tem noção de compositção ele faz besteira e não convence!

Sobre Sebastiaão Salgado e muitos e nós mesmo compor, é sinônimo domínio da estética! Agora se o cara compõe e coloca os elementos absurdamente em situações inapropriadas, ele também jamais irá saber apreciar uma obra de arte de que gênero for!

Não devemos ter vergonha de sabermos iludir! Pois nem toda realidade é convincente para o mundo das artes!

Abraços