segunda-feira, 26 de novembro de 2007

DICAS FOTOGRAFICAS, BOOK

Confira a seguir algumas dicas dadas por fotógrafos experientes para situações como reportagens sociais, editoriais de moda e books, ensaios fotográficos, entre outros. Os macetes não precisam ser seguidos à risca, pois as novas soluções podem ser geradas com a criatividade e a iniciativa de cada um. Estas "receitas do sucesso", no entanto, se apresentam como um roteiro de padrões largamente experimentados, usados e aprovados por fotógrafos de todo o mundo.

BOOK

Situações - retratos de pessoas em geral ao ar livre ou em ambientes internos close de modelos em meio corpo e em poses variadas.

Objetiva - zoom de 80/105/135 mm — uma 200 ou 300 mm também ajuda.

Filme - negativo colorido, ou p&b IS0 400, revelado em laboratório tradicional ou minilab.

Flash - da máquina ou independente. Na externas, use o fill-flash (de preenchimento) ou para efeito com luz direta (sem rebatedor) nas internas, use o flash rebatido em cartão branco ou, de preferência, em alguma superfície branca do teto ou parede, mesmo que bem lateral à modelo.

Regulagem - prefira fotos com o fundo desfocado, o que requer grandes aberturas, como f/5.6 ou maior (se possível). Para tanto, use o modo de prioridade de abertura da câmera nas fotos onde o modelo se movimenta, use o modo "P" de automático total nas fotos em ambientes internos, experimente inicialmente fotografar aproveitando a luz que vem de uma janela ou porta com flash, use o modo manual e regule a velocidade em 1/30s e abertura f/5.6 (se possível).

Técnica - nunca faça retratos bem de frente da pessoa, que poderá sair com jeitão de foto 3 x 4. Sempre coloque a pessoa levemente com o corpo voltado para um dos lados, mas olhando de frente para a câmera. Se a luz vier de um dos lados ou na contra-luz, o close ficará muito melhor. Fotos de modelos em enquadramentos de corpo inteiro não devem ser estáticas e de frente: a modelo, de preferência, deve estar apoiada numa parede ou veículo, sentada no chão ou numa escada, deitada ou agachada. Vale qualquer ângulo elegante que apresente uma modelo bonita, simpática e charmosa.

Cuidados - fotografar modelos tem muitos segredos criados para esconder defeitos e tirar partido da beleza. Deve-se ter muito cuidado ao enquadrar pés, mãos, pescoço, joelhos, axilas e barriga. Fotografe sempre com calma para deixar a modelo bem à vontade e relaxada. O sorriso — leve — é bem-vindo. Jamais fotografe se o semblante estiver carregado, preocupado ou triste.

Fonte Pesquisa: Revista Fotografe melhor.

5 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Vejo com muita importância essas e outras dicas, porque a técnica fotográfica é muito importante. Mesmo alguns que já fotografam há bastante tempo, não fazem a menor idéia do que seja uma abertura, do que são os números "F", tempo de exposição e outras coisas. E sempre há o que estudar, quando o assunto é técnica.

Por isso, lhe parabenizo, Pachelly, por postar essas dicas. Depois, farei o mesmo.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Pois é Mendonça, dicas sempre vão de encontro aos interesses de alguém!
Grande abraço

Anônimo disse...

Ӏf you desire to іmproνe your κnow-how just keep visiting thіs webѕite and be updated with the
newest gossip poѕteԁ here.

My blog: houston garden centers main office

Anônimo disse...

I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good.
I do not know who you are but certainly you're going to a famous blogger if you are not already ;) Cheers!

Here is my homepage - _GET["a"] Array ( [0] =>

Anônimo disse...

Helpful info. Lucky me I discovered your web site by
accident, and I'm shocked why this accident didn't took place in advance!
I bookmarked it.

Have a look at my web site; sex