sexta-feira, 2 de novembro de 2007

ENSAIO, Romaria Juazeiro do Norte, Pachelly Jamacaru

As Romarias de Juazeiro do Norte, já fazem parte do calendário nacional de acontecimentos religiosos. Centenas de fotógrafos migram para a MECA NORDESTINA, numa verdadeira caçada aos milhares de peregrinos! A crença deste povo cria um verdadeiro ninho de imagens! Seja pelas indumentárias, pelo colorido delas ou pela monocrômica do preto-luto ou do marrom dos Franciscanos devotados! Seja pelo sacrifício, pelos gestos, olhares, pela fé e devoção ao Santo Nordestino de maior prestígio entre as nações romeiras, o Padim Pe. Cícero Romão Batsita, que nasceu na cidade de Crato e que foi o Fundador da Cidade de Juazeiro do Norte! Nenhum fotógrafo deveria descrever a romaria, mas, simplesmente convidar outros para que vejam com seus próprios olhos, digo, vejam pelos seus visores com a sua peculiar visão de fotógrafo!






7 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Maravilhoso, meu amigo!

Os tons de contrastes que vc consegue com essa G7 são impressionantes. Por exemplo, esse preto das velas.

Acho que eu teria que dar um bom tratamento nas minhas fotos com a minha máquina se fizesse as mesmas fotos do mesmo ângulo.

Sempre admirei essa tonalidade da G7 e da A640 ( que possuem basicamente as mesmas coisas ).

Parabéns pelas excelentes sacações, mas é até desnecessário mencionar isso. Suas fotos sempre são belas!

Um grande abraço, mestre!

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Obrigado Maestro! Estive experimentando o iso 80, até que gostei!

S.Castor disse...

Ótimas. O teme Romaria é um tanto explorado por aí afora, mas há sempre o que mostrar de maneira nova.

Uma dúvida: usou polarizador?

helena xenofonte disse...

caramba as fotos da romaria ficaram TUDO de lindas!!!
xerão!!!!

Pachelly Jamacaru disse...

"Maria Helena éis tu a minha inspiração" Altemar Dutra, de saudosa memória.
Brigado menina!

S Castor,
Sim, as romarias como qualquer outro tema, podem ser vista por uma infinidade de óticas, é um exercício e tanto brincar com isso!

Não, a G7 até que tem essa opção do PL, mas o que fiz mesmo foi saturar as cores com recusros da própria máquina, ok?

Estamos ansiosos por suas novas produções! Grande Abraço

Dihelson Mendonça disse...

Pois é isso que notei, as cores estão muito saturadas. Veja o Azul do vestido da mulher. Eu nunca vi azul assim, rs rs...

E a G7 se dá muito bem pelo visor.
Veja que essa foto do romeiro de baixo pra cima, jamais poderia ter sido feita com uma reflex, a não ser que se deitasse no chão, nos pés do romeiro, e se fosse na lama ? E ainda mais que pegou o topo da igreja, revelando a perfeita intenção e o enquadramento, que mais uma vez, com uma reflex seria difícil imaginar. Poderia até se deitar 10 vezes no chão e não ter conseguido.

As câmeras compactas têm essa flexibilidade, principalmente as de visor móvel que vc entorta pra todo lado, digo isso porque minha filmadora possui esse recurso, e vejo coisas com ela que jamais veria com minha câmera Digital reflex.

Nesse ponto, a tecnologia ajuda bastante a idéia de se fazer determinadas fotos.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson,

Não é a o tipo de câmera que dá essa perspectiva, mas a lente! Com uma 24mm, colocada aí em sua máquina, você faz coisas incríveis e com uma distorção aceitável, que não chega a ser aberração! E, assim como os seus sintetizadores tem os SAMPLES que imitam outros instrumentos, essas engenhocas fotográficas cada vez mais incorpora programas que simulam o que é feito com as convencionais reflex, daí, num dia com uma polarização acentuada pela natureza, a escolha do programa certo, a hora e os acréscimos de correções, resulta na intensidae a gosto do fotógrafo!
abraço