quarta-feira, 31 de outubro de 2007

INFORMAÇÕES FOTOGRÁFICAS...

O ISO NAS CAMERAS DIGITAIS:
O ISO de um filme convencional indica a capacidade do filme de conseguir fotografar em baixa quantidade de luz.
Quanto maior o ISO menor a quantidade de luz para se fazer uma fotografia. Quanto maior o ISO maior também os grãos que fazem sua emulsão e menor a nitidez da imagem.
As câmeras digitais também possuem ISO. Dependendo do modelo pode-se escolher um ISO entre 100 e 1600.
Nas câmeras digitais isso não significa que se aumente o tamanho dos pixels. Nas câmeras digitais quando aumentamos o ISO apenas amplificamos eletronicamente o sinal de cada pixel. Assim, mesmo com pouca luz temos um sinal de boa qualidade para fazer uma imagem.

O QUE É INTERPOLAÇÃO?
Algumas câmeras aumentam o tamanho dos arquivos utilizando uma técnica chamada interpolação.
Numa imagem interpolada, pixels extras são inseridos entre os pixels capturados. A estes pixels extras são dados valores de cor que estão entre aqueles que o rodeiam.
Assim se consegue que a imagem fique maior sem aparente perda de qualidade.

RUÍDO NA IMAGEM
Dá-se o nome de ruído numa imagem digital, a milhares de pequenos pontos multicoloridos que aparecem na imagem e que não fazem parte daquilo que foi fotografado.
O ruído é criado por sinais elétricos não desejados gerados por instabilidades do sensor de captura de imagem. Estes ruídos acabam por confundir o sensor e aparecem como centenas de pequenos pontos coloridos dando impressão de “granulação” ou pouca definição.
Isso acontece quando aumentamos muito o ISO na câmera. Quando aumentamos o ISO amplificamos também a potência do sinal gerado pelo pixel e o ruído, antes desprezível, acaba aparecendo junto.
Para ISO baixo, entre 100 e 400 o ruído é desprezível e não precisamos ter receio. Para ISO acima deste o ruído pode ser mais perceptível
O CCD, sensor que captura a luz e a transforma em informação digital, é muito sujeito a atrair grãos de poeira. Isto acontece porque durante a foto ele fica exposto e carregado de grande quantidade de energia elétrica, o que o torna um "imã" de poeira.
Nota-se que o ccd está sujo quando aparecem pequenos pontos nas fotos digitais que estão sempre no mesmo lugar. Uma boa forma de localizar estes pontos é fotografar uma parede ou cartão branco. os pontos escuros que aparecem são sujeira no CCD.
Estes pontos não causam prejuízo ao funcionamento da câmera, mas devem ser removidos para que as fotos não fiquem com pontos indesejáveis.
Algumas pessoas ERRADAMENTE colocam a câmera em bulb e disparam a foto, enquanto o espelho está levantado e a cortina aberta eles procedem a limpeza do CCD. Não se deve fazer isto. O CCD está alimentado de energia e isto pode causar dano à câmera.
Alguns modelos possuem nos menus um modo de limpeza do ccd. Quando acionado este modo o espelho se levanta, a cortina abre e o CCD fica exposto sem estar energizado.

Fonte pesquisa: Focus Escola de Fotografia

3 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Foi boa, meu caro Pachelírico. informações assim sempre são bem-vindas ao novo fotógrafo, ou mesmo aos veteranos que não passaram pela escola. Até há alguns meses eu não tinha a menor idéia do que fosse ISO, e saí procurando nas enciclopédias. Por essa época também surgiu para mim o interesse pela fotografia. E eu lhe sou muito grato por desenvolver em mim esse interesse, pois como vc disse naquele tempo, a fotografia é muito envolvente e ajuda a desestressar.

Cada foto são mini-troféus que a gente coleciona.

Encontrei Henrique Maia já várias vezes no centro e ele quer muito vir pra cá, só que para isso, acho que será preciso ele abrir um e-mail no GMAIL para facilitar o cadastro.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Verdade grande amigo,
cada foto é uma conquista que indepedente de qualquer coisa, nos deixa felizes, contentes, eufóricos, e faz jus a todos esses adjetivos de positividade!

Antigamente denominava-se: ASA ou DIN, Asa para os padroões norte americanos, e Din para ou Europeu, com om intuito de tornar o indicativo universal, foi que criaram a nomenclatura ISO. Filmes com ISO 25 a 100 aproximadamente, eram considerados lentos, requer cenas bem iluminadas ou longas exposições. têm a característica de fotos com bastante nitidez, muito utilizados em paisagens etc. de 100 a 200 aprox. os médios, para várias ocasiões, de 200 a 400 acima os médios/rápidos e 400 acima os rápidos, 800 ultra rápidos, é mais ou menos essas a classificão dos filmes quanto ao ISO. Quanto mais rápidos, requer menas luz para que a imagem fique latente no filme ou que os CCD's das digitais sejam sensibilizados! Ao contrário quanto aos lentos e por aí vai...
É Henrique eu já mandei convite mas...
abração amigo!

S.Castor disse...

Pois é, acho que tenho de botar entre aspas a palavra "granulado" que descrevi nas últimas fotos que postei.

Excelente informação, essa. Antes achava que a máquina digital de alguma maneira 'simulava' o granulado obtido em filmes mas, segundo o texto , trata-se de uma limitação do equipamento na captura de imagens com pouca luz. Interessante é perceber como os dois efeitos (no filme e no digital), apesar de causas diferentes, se assemelham.

Vivendo e aprendendo.