sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Crato - Arte - Cultura - Vida em Movimento - Dihelson Mendonça

Edilma explica...

Edilma

O que o músico toca...

Img_9591

O que todos compartilham...

Img_9556

A Arte !

Image7

Mas enquanto isso, na galeria ao lado, Edilma ainda explica...

Img_9498

O que se faz luz lá fora...

Image1

Que o homem molda com seu talento, sem tocá-la com as mãos...

Img_9563

E faz dançar os quadros nas galerias...

Image3

Coisas singelas, que estão sobre os pedestais, intocáveis, mas comum a todos...

passaro

O que sempre descrevem, explicam, comentam, tocam, e que se chama: Amor

Image5

Vida - Arte em Movimento !

Festival Cariri da Canção 2010
Salão de Outubro 2010

Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução sem Autorizaçao

5 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Fotos documentais com características bem Mendoncianas!

Bernardão el poeta maldito, bendito entre as mulheres! eh eh eh

Meu Maestro Genial, aquele abraço!

Dihelson Mendonça disse...

Querido Pachelly,

Obrigado. Eu queria até inicar contigo um debate aqui nos Blogs sobre fotografia, em que eu faria o papel do advogado do diabo, a fim de mostrarmos o quão abrangente é a fotografia.

Depois a gente vai elaborar isso melhor, mas são perguntas e críticas que eu faria às fotos, e você tentaria justificar, ou você faria e eu responderia também.

Por exemplo, O que é Fotografia ?

Ando pensando muito nisso nesses dias. O que caracteriza a boa fotografia e a má fotografia ?

Fotografia virou uma área do conhecimento, uma filosofia. Há tantas correntes de fotografias, tantos estilos que a coisa toda está muito "embolada".

Existem as artes visuais, de maneira geral, e hoje a fotografia está cada vez mais próxima de ser uma parte mais homogênea das artes visuais, pois não se concebe mais uma foto pura, sêca sem alterações como era há muito tempo.

Quero dizer que a fotografia é uma coisa lúdica. Ela nunca representa de fato a realidade, e quando representa, muitas vezes nao tem impacto.

Estou lendo um livro muito bom, em que o autor diz que fotografia não deveria ser somente para registrar o "Eu estive lá", e sim para mostrar uma maneira pessoal do "eu estive lá e vi de uma certa maneira".

há coisas e há coisas

Por exemplo:

Uma foto de uma coisa bela faz a fotografia ser bela ? Se eu for pra frente do Taj Mahal e fizer uma foto com uma boa máquina, essa foto será boa ?

Claro, muita gente irá gostar de ver a beleza registrada em fotos, por isso que as fotos de por do sol, mulheres bonitas, prédios suntuosos causam satisfação.

Eu lido muito com isso. Faço fotos documentais e me encanta coisas belas. Gosto de registrar coisas belas, ainda que sejam naturezas mortas, ainda que na arte na fotografia nao seja nada de espetacular. A beleza já está na própria imagem. Eu nao vou tornar mais bonito o que já é bonito. Isso é uma visão de fotografia. Documentar o belo.

Por outro lado, eu pergunto: Quando Sebastião Salgado fotografa um carro que virou e morreu todo mundo, pedaços de gente na pista, a fotografia é feia ? De forma alguma. Mas muita gente acharia. So que nesse caso, muitos outros fatores estariam em jogo, a cena pode ser feia, mas o registro fotográfico pode ser bonito.

Uma coisa é uma foto do Cristo redentor, à noite com fogos de artifício explodindo ao redor, na baía da guanabara. Muita gente diria:

Que foto linda!!!

Outra coisa é mostrar uma foto de Bresson de uma mulher, as pessoas comuns irão preferir a foto do Rio de Janeiro.

Então é isso, fotografia tem muitas escolas, O que é Arte ? Arte seria somente o que é belo ? O feio também nao seria arte ?
E uma foto feita com uma câmera ruim, não pode ser bela ? Uma foto tem que ser bela ? porquê que uma foto tem que ser bela ?

Essas perguntas tem me chegado nesses dias, principalmente ao ver certas fotos, como aquela foto sua do Padre Cícero dentro da árvore. Porque fazer uma foto assim ? Na verdade, a estátua nao está dentro da árvore. E aqui faço o papel de advogado do diabo: Não seria meio forçação de barra inventar coisas irreais para que o mundo pareça cor-de-rosa ?

Fazer fotos cor de Chumbo, pra quê ? Fotos em Preto e Branco pra quê, se todo mundo enxerga colorido ?

Porque não deixar as cores naturais falarem por si mesmas ?

Então é por aí. Se você pensar bem, verá que existem inúmeras linhas de raciocínio e até agora eu nao cheguei a nenhuma conclusão.

É meio esquisito deformar o mundo de forma irrealista, para que possamos inventar coisas que se chamam de arte. Não seria isso mera frescura nossa ?

Depois de pensar muito, para nao arriscar ter que definir ftografia de formas erradas, estou definindo hoje apenas como "o registro de imagens a partir de uma câmera fotográfica"

Ass.
O advogado do Diabo.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Rs rs rs rs... Falar nisso Vsa Excelência nunca que respondeu a Entrevista né! Eh eh eh

Mas foi até bom vc tocar no assunto, isso porque já havia parado com as entrevistas. Acreditar por não lembrar deste quadro?
Lembrou bem! Tenho até Você e Bernardo na agulha!!! rs rs rs

Mas... Você pode muito elaborar e fazer a minha e, ao longo do ano nos vamos soltando estas entrevistas.

Já tivemos dois que foram: O Allan Bastos e o Lu Fernandes.

Agora... Advogado do Diabo é ótimo, eh eh eh. Tenho que estar com uma cruz para que esta entrevista não seja a minha cruz! rs rs

Vamos pensar sim, vamos amadurecer, é muito válida a idéia, que poderá a vir ser a construção do pensamento fotográfico Caririense.

Abração

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson, estou res´pondendo a estes questionamento que são muitos e requerem uma disponibilidade mínima de tempo. Então se dará aqui um espécie de debate, que só valerá se a coisa não só entre eu e você, mas que todos participem mesmo!

Aguarde breve! Vai ser muiuto saudável e enrequecedor para todos nós!

Abraço

Edilma disse...

Dihelson,

Mais uma vez estou aqui para me curvar a sua arte dafotografia e asua gentileza.
Grande abraço !