segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Outono

Pessoal me dariam algumas sugestões de enquadramento para melhorar este instantâneo. Como o equipamento que dispunha se me afastasse muito muito perderi a perspectiva da modelo, se aproximasse muito seria a árvore Ajuda por favor! Agradecido.

11 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Beto,
Essa foto lida com noções de grandeza, de identificar prioridades, que por vez leva no bojo questões como a perspectiva e profundidade de campo!

Sua prioridade foi o tema: o Outono, visto que as folhas da grande árvore não existem!

O fotógrafo está distante, porque consegue enquadrar a gigantesca árvore, em compensação perde detalhes da mesma e da modelo que aprecia o outono, tornando ambos pequenos.

Note que a área verde (canto inferior direito)caberia muito bem a modelo em plano americano, ou seja dos joelhos para cima!

Para um equilíbrio, traga a sua modelo para distância intermediária entre ela, a câmera e a árvore, até um pouco mais próxima do fotógrafo, pode ser, e se valha da menor abertura possível. Talvez assim, você consiga mostrar toda a situação sem quem ninguém ou nada fique desfavorecido!

Outra opção é usar um plano inferior, ou seja, a câmera ligeiramente de baixo para cima, com todos um pouco mais próximo do assunto, a arvore no caso!

Tem a questão da modelo está se confundindo com o cenário! Você sugerir e deve, orientando a modelo a achar uma forma de demonstrar o seu encanto com o assunto: a árvore em pleno outono.

Espero ter contribuído, e estou a disposição para uma abordagem pessoal!

Abração

Dihelson Mendonça disse...

A Humildade é uma coisa fantástica, e uma das primeiras qualidades de quem vai longe, já diem os grandes mestres.

E falando em mestre, está aí a resposta do Pachelly, que disse só tudo.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Roberto Jamacaru (Betinho) disse...

Gente para mim este conceito é novo.Plano americano.Não cairia este conceito em erro grave da fotografia (o de cortar as pessoas na autura das pernas). Que situações esta perspectiva é aplicável?

wilson bernardo disse...

Como diria o mestre SUM AGUIDON PISEY,Roberto,sia por ai batendo foto de tudo que vc ver,depois reveja os posiveis erros,falo assim pois o mestre somente agusou o olhar fotografico exercitando o seu olho ocular do que se via e sentia,com o tempo e não vai durar muito vc estara pronto e lapidado,Se preocupar agora masivamente sobre técnicas eé perder o prazer de fotograra o que bem quer.Assim como na medicina,além da tecnica a pratica supera o cientificismo do homem comum,o tornando por isso o indiferenciavel pela ordem das coisas.abraços fraternos.

José de Arimatéa dos Santos disse...

Belíssima aula do mestre Pachelly. Aprendi muito com sábias palavras.
Parabéns!

Dihelson Mendonça disse...

Concordo com Wilson!

Roberto, se ficar GRILADO demais em querer acertar logo nesse estágio, você vai transformar a leveza do ato de fotografar numa espécie de Desafio, e não é esse o propósito da coisa.

Relaxe, fotografe, ERRE, e depois você escolhe as que mais gostou.

Eu tenho uma coisa comigo:

"Eu nãofotografo para ninguém gostar. Eu fotografo para EU gostar. Se você gosta do que faz, ótimo!"

Mesmo Beethoven, um dia aprendeu as primeiras nots. Mesmo Einstein um dia, aprendeu os primeiros números.

Um abração,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Imaginem o seguinte: Um residente procura um conselho do Conselho de Medicina e busca neste dirimir suas dúvidas! Será que ouviria o seguinte? !

- Vá meu filho, deixe-se levar pela emoção e vá operando aí... Se errar, quando o paciente estiver aleijado, a gente vê o que pode fazer!”

A humildade maior aqui não é a minha, é a de quem veio ao Zoom porque viu no Zoom um remédio para “alguma dor”! (Sentido figurado)

Beto, o plano americano é advindo da linguagem de cinema Hollyoodiano, principalmente nos idos dos anos 30, 40 e 50, mas que até hoje faz sentido porque busca valorizar dando ênfase ao elemento protagonista da cena! Portanto, não é uma coisa nova não e nem em vão!

Considere você que a fotografia tem vida! Aqui façamos uma analogia com a medicina: O grande médico sabe que tem certas ocasiões em que é preciso amputar um membro para que o paciente tenha vida! Falei no princípio que a fotografia tem vida! É porque igualmente precisamos saber onde e a necessidade de cortar parte de algo para que algo mais tenha vida!
Onde cortar ou expor por completo é parte do amadurecimento do residente em medicina, fotografia, como em tudo na vida!

Por isso é que acho bonito que você humildemente se permita a adquirir conhecimentos, se aprofundar, mas nunca procure errar, mas aprender se acontecer de errar!

Abraços

wilson bernardo disse...

Pacha meu mestre o seu insinamento está correto,longe de mim te contrariar,mas tem uma corrente SAUMATNITANA,que fala o seginte siga os impulsos,sem querer repito contrariar o mestre pacha.ma tem coisas que só a veia dom acaso resovwe.

Pachelly Jamacaru disse...

Grande Bernardo, nem eu quero a ninguém contrariar. Entendo que os saudáveis pontos de vista seu, meu, do Dihelson, enfim de todos, contribuam para um melhor aproveitamento por parte de quem ao Zoom recorre.

Com certeza, este fará um garimpo e separará conforme as suas convicções o que for joio e o que for trigo.

Por que o zoom não sou eu, somos todos nós membros participantes, inclusive a corrente SAUMATNITANA!

Grande abraço

Roberto Jamacaru (Betinho) disse...

Bem entre Titans, irei fazer considerações. Como Pachelly bem sabe iniciei a fotografar aos 17 anos. Durante o tempo de atividade mais intensa fotografava constantemente e revelava no apto. em Rcf. Bem estudando com meu compadre Bernardo foi que aprendemos sobre velocidade de obturados, abertura de diafragma, foco , zoom, tripé, enquadramento, perspectiva, profundidade de campo, filtros , Canon, Nikon, Leica, reveladores , papéis sensibilidades, granulação, fixadores e tudo mais. Bem caso não tivesse estudado não teria adquirido estes conceitos, pois a arte só vem depois destes fundamentos(pelo menos para mim).Como passei um formidável período sem atividades fotográficas, não me atualizei e desaprendi muito do tinha estudado. Neste momento estou em fase de retomada, e preciso de simplesmente TODOS os livres docentes para me auxiliarem com seus conceitos próprios ortodoxos e heterodoxos, pois acredito queo zoom cariri é um bom forum para tal.

Abçs

Pachelly Jamacaru disse...

Assim sendo, seja sempre bem vindo!

Abraços.