domingo, 28 de junho de 2009

Ensaio Fotográfico - Dihelson Mendonça


TARDE, CIDADE, AMIGAS

Clique na foto para ver completa !!

homem



Image7



Image4



Image21

NOTA:

Por uma EXTREMA falta de compreensão dos reais desígnios da Arte, nem da minha visão enquanto fotógrafo, que não se presta a qualquer papel de ressaltar belezas humanas nem retirá-las de quem quer que seja, fui alertado de que há nas ruas do Crato, pessoas debochando das fotos que fiz ontem das minhas amigas Claude Bloc, Socorro Moreira e Edilma Saraiva, e resolvi a total contragosto, retirá-las do ar, para evitar constrangimento para elas. As pessoas não estão preparadas para entender de arte como eu vejo. Pensam em fotografias como meio de eliminar rugas e defeitos. Rugas são marcas do tempo, da experiência, que só alguns privilegiados podem se dar ao luxo de possuírem. Uma pessoa com rugas denota a vida, a altivez de uma existência, o ápice de uma vida. E a arte fotográfica, com seu realismo que ressalta essas qualidades individuais, não está nem aí para convenções humanas de pé de penteadeira...

Sendo assim, para evitar o constrangimento, ainda que eu considere algumas das mais naturais e melhores fotos que já fiz em minha vida, resolvi retirar do ar, bem como prometo também não fotografar mais nenhuma foto de mulher acima dos 30 anos. Deixemos para os que já tem nome como Picasso e Van Gogh, que podiam retratar os maiores horrores humanos e serem aplaudidos.

No Crato, infelizmente, algumas pessoas não estão aptas a apreciar a a arte em todas as suas manifestações. Que reinem os photógrafos de Photoshop. Dihelson Mendonça não usa photoshop para enaltecer nem denegrir imagens de ninguém.

A Arte é soberana!
A Arte não respeita vaidades humanas !

Dihelson Mendonça

Fotos: Dihelson Mendonça

..................
NOTA DO ZOOMCARIRI

O Zoomcariri traz o seguinte posicionamento: Um trabalho que seja apresentado com conotação artística, não deve ser subjugado por “Conceitos Estéticos da Vaidade“. Um ensaio artístico tem como dimensão maior, o Plástico e não a plástica!
Assiste-lhes o direito de pessoas retratadas, por conveniências pessoais, solicitar a não veiculação de sua imagem. Este é um direito assegurado e não se discuti.

Mas, é discutível o direito de um artista expressar-se pelo prisma de seu dom artístico, quando este não está munido das intenções de denegrir imagens do elemento humano e sim apresentar um conceito autoral como visão de mundo, de arte, dentro de um contexto social.

O ZOOMCARIRI está plenamente solidário com o respeitável e inquestionável fotógrafo: Dihelson Mendonça, em nome da FOTOGRAFIA, enquanto arte! E, da liberdade de expressão!

Parabéns pelo ensaio com toda minha admiração!

Pachelly Jamacaru

3 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Para ver as fotos no tamano correto, sugiro ver no Blog do Crato, devido à diagramação. O ZoomCariri é muito estreito, e não cabem fotos longas, vou até falar com o Pachelly para "arrumarmos" isso...

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson, tens a liberdade de rediagramar o Zoom para que comporte tamanhos maiores!

O Zoom se manifestou a respeito do episódio em que você retirou as fotos, está logo abaixo de sua NOTA, na sua publicação. Lamentamos que o ensaio não tenha ficado na íntegra. Não vimos nada que desabonasse e que merecesse atingir a proporção que tomou!
Siceramente não vi!
Abraços,

Dihelson Mendonça disse...

Amigo Pachelly,

Obrigado pela solidariedade. EU também não vi nada que desabonasse, mas sabe como é, ouvi dizer que até umas mulheres de meia-idade de São Paulo andaram ligando para outras pessoas amigas nossas criticando as fotos. ( Gente que não tem conhecimento de arte ), e acharam as fotos ridículas.

Então, eu pude perceber pela celeuma geral, que quem reclamou das fotos e achou ridículo, são mulheres depois dos 50 anos, e que geralmente, nada tem a ver com o mundo das artes, porque vêm na fotografia uma espécie de coisa para o rejuvenescimento delas. Não vêem fotos como expressão artística.

Pelo que aprendi de fotografia de mulheres até agora, NENHUMA mulher gosta de fotografia em que ela apareça como ela é. As que elas mais gostam são exatamente as que não parecem. São aquelas em que se faz de ângulos em que elas parecem outras pessoas. Digo isso com propriedade, pois minha própria namorada é assim também.

E nenhuma mulher gosta de closes. As 99 por cento das que eu fotografo, preferem fotos de meia distância, daí os problemas.

Eu não estava a par desse problema, mas tudo traz um bem. Há males que vem pra bem. Temos que ter muito cuidado ao fotografar mulheres acima de 50 anos, pois muitas são melindrosas, e isso faz parte da população geral, esse é apenas um caso.

Alguns chegaram ao ponto de dizer ou insinuar que eu as transformei em monstros. Veja aonde foi parar a falta de tudo!

Então, sendo assim, Já que não sou um Picasso nem um Van Gogh que pode trabalhar a arte como ARTE, eu preferi retirar as fotos mesmo a contragosto, para evitar o constrangimento. Mesmo a minha namorada, achou que eu não deveria ter postado, por aí você tira a mentalidade das mulheres.

Então, amigo, fotografia de mulheres, só de jovens daqui pra frente. Porque as jovens, pelo menos não tem esses melindres...

TÔ FORA...

Abraços,
E Obrigado pela Solidariedade.

Dihelson Mendonça