quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vitrine Virtual Samuk.

O amor sai e entra pelos olhos. Shakespeare.

8 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Linda paisagem, manhã e flor desabrochando!

Beleza Sanuk

samuk disse...

É tarde e o sol tá indo.E as flores,são para todas as Mulheres do Zoom.Um abraço Mestre Jamacaru. Samuk.

Dihelson Mendonça disse...

Gostei dessa foto assim que pus os olhos. So uma coisa me incomoda, é o imenso contraste entre a parte clara e a escura, que eu vejo aqui no meu monitor. O escuro é muito escuro e o claro, muito claro.

Isso poderia ter sido melhorado jogando-se uma luz de preenchimento, um flash pouco, que equilibraria mais os extremos. Ou usar uma função no photoshop de ajuste dos tons de sombra.

Não é o caso do Samuk, mas muita gente parece ter o prazer de dizer "eu não uso photoshop", como se isso fosse um crime. Acontece que TODA foto e TODO projeto artístico precisa ter:

Pré-Produção
Produção
Pós-Produção

No caso de uma foto, a pré-produção seria a análise da luz, da situação, das condições de tempo. O fotógrafo sai de casa sabendo que lentes e equipamentos deverá usar, no caso, um rebatedor um flash ajustável.

No caso da Pós-Produção, o conserto de defeitos e ajustes. O olho humano tem uma gama muito grande para contrastes que infelizmente nenhuma câmera têm.

Então, ao corrigir um problema desses, estamos dando mais fidelidade ao original que a camera distorceu pela deficiência dela em perceber que o claro não precisa ser tão claro, e o escuro, tão escuro.

Mas como eu disse antes, o assunto fotográfico, a idéia fotográfica foi preservada. O fator técnico é uma coisa que deve ser acrescentado a quem já possui boas idéias, e o SAMUK tem ótimas idéias. Boa Foto.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Samuk disse...

É Dihelson realmente não usei flash,não gosto muito de usar quer dizer nunca uso. Mas concordo com você. Todo projeto artístico precisa ter:Pré-Produção
Produção
Pós-Produção,acho que meu defeito é tirar a foto antes de usar a maquina e pensar que a gama do olho é minha maquina.Gosto de comentários como os seus construtivos.Resumindo: uma aula e você ja está na estrada há mais tempo e tem uma sabedoria bem maior. Por isso respeito sua opinião e o admiro como Pessoa e Artista.Um grande abraço! SAMUK.

Dihelson Mendonça disse...

Oi, Samuk,

Eu enfrento bastante também esse problema do contraste. Chama-se Gama dinâmica. Acontece que nosso olho vê uma coisa e o "diaxo" da câmera não tem a sensibilidade do olho para extremos de contrastes.

Um dica que eu sempre leio é fazer 3 fotos, uma com 3 pontos a menos, uma normal e outra 3 pontos a mais no compensador de exposição. Isso tem me salvado muitas fotos que poderiam ser perdidas. Se não me engano, AES - Exposição automática de Exposição.

Também concordo contigo, não sou muito de FLASH, mas sabe de uma coisa ? O problema é que a gente gosta de luz natural. Eu passei a AMAR flash, quando comprei minha nova câmera e um difusor ( um plástico ), que se coloca no topo, recobrindo o flash. Com isso, a luz do flash fica rebatida, difusa, e fica luz natural, assim a luz do flash fica uniforme, nao fica aqueles brilhos estranhos que se vê nas fotos de casamento, por exemplo.

Muita foto minha hoje em dia é com flash, mas ninguém nota, porque a luz é totalmente natural, e o flash controla manualmente o nivel de luz, então eu uso 1/32 da potência, apenas para dar um preenchimento, e nao um show de luz.

Tenta ver aí se no teu flash nao dá pra você regular a potência da luz. COmo rebatedor barato, há sempre a dica de um cartão branco que se coloca no topo. Com isso, e uns experimentos, dá pra se conseguir coisas bem interessantes.

Abração,

DM

Dihelson Mendonça disse...

No texto anterior, AES - Sensor Automático de Exposiçao.

DM

Pachelly Jamacaru disse...

Muit boa orientação que o Dihelson presta ao SAMUK.

E não tem que ter preconceito com Flash não! O uso bem feito do mesmo, serve exatamente para equilibrar os Graus Kelvin,fazendo com que objetos recebam luz próxima a temperatura ambiente.

Se servir de referência, basta dizer que um dos maiores, senão o mais ou melhor fotógrafo de Natureza, Araquém de Alcântara, faz uso sem receios e instrui seus alunos a aplicarem coretamente o Flash, que funciona como luz de enchimento!

Tem-se a opção de aumento ou redução da internsidade da potência do Flash, e aí o fotógrafo precisa estudar, conhecer e prever a necessidade ou não de aplicar este recurso! Usar difusores, fazer bracketing, que é exatamente as compensações acima e abaixo da indicada pelo fotômetro. No meu caso, geralmente utilizo apenas dois pontos.

Grande Dihelson, agente aprende muito com ele!

samuk disse...

O zoom Cariri é uma escola com Grandes Mestres como.Dihelson,Pachlle,Emerson Monteiro e outros.Por isso vou continuar usando a gama do olho,para que possa haver mais aulas.Estou presisando!!Um grande abraço. SAMUK.