quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

VITRINE VIRTUAL: NA FRONTEIRA DOS ESTOMAGOS FOME...Dede Cariri.

Na Devoção das Águas a Graça que se alcança
Comensuráveis oradores de esteios,semeados em sabores
a fé sentenciada no incrédule das palavras
Aboios:Deuses consumidores de pastos envelhecidos na lida retirante
de aldeias diversas,imigrantes pastagens.

DEDE CARIRI(Fotografia)
Wilson Bernardo(Poema)

12 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Boas fotos!

Gostei particularmente da primeira. à primeira vista, pensei até que se tratasse de uma pintura. A coincidência das cores no horário favoreceu a aparência de pinceladas no estilo de um Monet ou Manet. Muito bom!

Abraços,

Dihelson Mendonça

Dedé Cariri disse...

Muito obrigado Dihelson.

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Cara, as 3 imagens são maravilhosas. Como disse o Dihelson, a primeira parece realmente uma pintura. Linda! A segunda nos remete a uma coisa da pureza da fé e a terceira é o sertão ao vivo e a cores... parabéns!
abraço

Lu Fernandes disse...

gostei do enquadramento,a cor da
2ª foto... Valeu!!!

Dedé Cariri disse...

Obrigado pessoal e ao Wilson Bernardo pelas legendas.

Pachelly Jamacaru disse...

Você Merece Dedé, é dono uma invejável sensibilidade!
Abraços

Dedé Cariri disse...

Pachelly, essa primeira imagem foi feita em uma comunidade chamada Pitombeira - Sertão do Pernambuco. Você não imagina a distância que essas crianças vão buscar água. Essa imagem eu dedico aquelas pessoas que reclamam da vida.

Dihelson Mendonça disse...

O Dedé Cariri foi um fotógrafo que desde o dia em que bati meus olhos na sua primeira foto, vi talento e Arte para a fotografia. Ele enxerga coisas lindas.

E fotografia é um negócio interessante, que parece até que os felizardos são dotados de uma espécie de SORTE. É como se a boa sorte acompanhasse os que têm talento. Quero dizer que para quem já fotografa bem, há uma espécie de colaboração das coisas, que se fazem de uma forma a tornar possível a realização.

Eu vejo isso também na NATURALIDADE do Pachelly. Percebo algumas vezes quando a pessoa tenta forçar a barra para compor uma foto que não existe, querendo cavar uma coisa que só existe na imaginação e não tem arte. Se isso acontecer, não adianta fazer a foto em Preto e Branco, nem usar equipamento moderno que não vai resolver.

Essa sensibilidade, como disse aí o Pachelly, é uma coisa que a pessoa pode desenvolver. Mas tem gente que já tem um talento natural pra sacar quando uma foto vai ficar bela.

E na minha modesta opinião, essa outra coisa da sorte é de tal forma também nesses indivíduos, que chega ao ponto até de apontar para qualquer lugar e clicar, e ainda assim sair muitas fotos boas. Enquanto que os menos afortunados morrem de tentar uma foto artística, e só sai coisas comuns, ou forjadas.

Esse é um grande dilema que eu também enfrento no dia-a-dia. Admiro pessoas que já vem do berço com esse OLHAR, essa sensibilidade, como o pachelly, o Dedé e outros, e que nós mortais, buscamos atingir através de outros caminhos e das bênçãos dos céus.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Lu Fernandes disse...

lendo aqui o q o Dihelson Mendonça comentou opor ultimo fiquei pensando... realmente eu já tinha dito a mesma coisa pra outra pessoa há um tempo atraz, justamente com as mesmas palavras. Sei que algumas fotos minhas podem até serem legais e tal, mais realmente existe esssa coisa de sorte mesmo, e eu acho q realmente é coisa q vem do berço. Como ñ tive esse privilegio vou fasendo minhas fotos ai adoidado, rsrsrsrsss eu chego lá, o legal mesmo é fotografar, cada um fotografa o que der na telha e ai o mundo fica mais colorido ou PB, rsrsrssrss

Dihelson Mendonça disse...

Pois é, Lu Fernandes,

É estranho isso. Eu já pude perceber muito essa coisa no dia-a-dia. É como se certas pessoas fossem dotadas de uma SORTE para tirar fotos boas. Pode parecer absurdo o que estou dizendo. Alguém pode dizer que não existe isso de sorte, mas existe.

Como também existe o AZAR.
Quantas vezes eu já tentei tirar uma foto de algo, de uma pessoa por exemplo, de no último instante a pessoa se vira de costas e sai da posição ? Quantas vezes eu tentei fotografar um pássaro e no último instante ele voou ? Quantas vezes...

E o contrário também. A SORTE. Minha namorada por exemplo, é um desses casos. Ela pouco entende de fotografia, mas mesmo errando, ela já conseguiu coisas que eu tentei com conhecimento, na mesma situação e não consegui.

Pois também digo o mesmo: Já que eu não fui dotado dessa sorte e talento aí de algumas pessoas como o Pachelly, o Dedé e outros, eu vou tentando fazer de modo racional as minhas fotos. Aqui e acolá eu acerto. Sou muito inconformado com elas, mas vou em frente.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Dedé Cariri disse...

Dihelson, eu tive a sorte de conhecer em 1996 uma senhora chamada Violeta Arraes que me disse: - Você tem um bom olhar.
Me apresentou a um fotografo chamado Maurício Albano e me deu de presente fotografias originais e gravuras do também fotografo Cartier Bresson.Fiquei bestiado com aquelas imagens.O resto foi está no lugar certo e na hora certa e uma câmera não mão.Aprendo muito observando trabalhos maravilhosos como o do Pachelly (as fotografias dele tem alma), e com Titus Riedl também (um grande amigo).

Dedé Cariri disse...

correção: José Albano e não Maurício Albano(também fotografo)