segunda-feira, 5 de julho de 2010

Vitrine Virtual - Dedé Cariri




9 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Belos registros de viagem! Me deu até vontade de uma praia!

Dedé, apenas a terceira foto, ficou com a linha do horizonte um pouco inclinada e um pouco também centralizada, creio também que um elemento mais convincente nela, cairia bem!

Abração rapaz!

Dedé Cariri disse...

Realmente Pachelly a imagem ficou travada.

Dedé Cariri disse...

O que me fascinou nesse registro foi o nuance do azul.

Pachelly Jamacaru disse...

A fora o que mencionei, as fotos são lindas!

Dihelson Mendonça disse...

Dedé, eu vi o comentário que você escreveu na minha postagem e depois apagou.

Gostei dessas fotos, apesar de que, tirando a primeira, todas as outras têm o horizonte torto. Na minha modesta opinião, o fotógrafo precisa melhorar o seu senso de orientação de horizonte. Isso é um caso que requer praticar. Eu tinha muito esse problema, e tive que exercitar olhando sempre no visor.

Uma coisa que confunde o fotógrafo, e não é o caso destas fotos, é quando se usa uma lente grande angular, pois elas causam uma deformidade chamada distorção em Barril, que tende a entortar as linhas, principalmente se a lente não for boa, e principalmente em torno de 16 a 24mm. Essa distorção entora as linhas verticais, e o fotógrafo desatento pode corrigir com o olho apenas um lado. Deve-se olhar para a deformação total, e tentar obter o máximo equilíbrio entre todas as distorções esféricas no quadro.

Se isso não houver sido possível durante a feitura da foto, deve-se fazer no pós-processamento, seja no antigo laboratório, ou no laboratório eletrônico, que os inúmeros sofytwares de tratamento proporcionam, afinal, estamos tratando de fotografia digital, e o laboratório também será digital.

Mas como eu falei, isso não desmerece as fotos. Porque eu olho a intenção do fotógrafo, e esta foi muito boa, independente de ter ficado tortas ou não.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

A título de curiosidade, uma das primeiras coisas que faço ao olhar pelo visor, é ajustar todas as linhas verticais e horizontais. Imagens que englobam postes, horizontes, podem ser usados como referência.

Ab.

DM

Dedé Cariri disse...

Em se tratando da linha do horizonte jamais a posiciono no centro, travando a imagem. Ou enfatizo o céu ou o chão.Acho ela determinante em fotografias de paisagens.

Dihelson, no comentário excluído, perguntava se o branco (foto da menina com o cão) tinha estourado, acontece muito, imagine essa situação: fotografar um casamento, aquele bolo confeitado de branco ( a noiva), o véu branco, e.t.c., acontece muito do branco estourar.

Gosto muito desse fórum discussão sobre fotografia, esse troca troca de figurinhas, aprendo muito, obrigado pessoal.

Dihelson Mendonça disse...

Não, Dedé, acho que você não entendeu. A linha do horizonte está posicionada segundo os ditames da boa fotografia, sem ser no centro da imagem. Acontece que ela tá subindo e descendo ladeira, entendeu ? Está torta, a câmera estava inclinada.

Sobre a minha foto da garotinha com o Cachorrinho, o branco foi proposital em vista de um compromisso entre o contraste, que em nada compromete a foto. Veja exemplos iguais em fotos de Atget, Walker Evans, ou mesmo Elliott Erwitt. O que importa é a transmissão da idéia fotográfica, e o próprio estouro e o desfoque muitas vezes é o charme da fotografia e do estilo. Depois irei postar umas fotos quase brancas, em que muitos poderiam pensar se tratar de estouro do branco. Mas ESSA é a idéia...

Abraço,

Dihelson Mendonça

Dedé Cariri disse...

Tinha tomado umas três-quatro caipiroskas, pode ter sido também o motivo da inclinação(rs). Valeu!!