quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vitrine Virtual, Pachelly Jamacaru



3 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Eu gosto muito das fotos do Pachelly, que é um artista que busca a ARTE sem agredir. Vejo muitos fotógrafos e tenho percebido que a fotografia revela muito da personalidade de cada um. Se nervosos, detalhistas, preguiçosos, ou até violentos.

Vendo as fotografias do Pachelly, que alguns poderiam chamar de Arte ingênua, inofensiva, eu acho que elas exaltam a beleza no sentido das correntes tradicionais da fotografia. São fotos que não agridem.

Alguns tem seus próprios estilos, e gostam d mostrar a Miséria, o Caos, as Desigualdades Sociais, e aí é outro departamento. Já outros são solitários, preferem o mundo das flores, etc...

É muito bom essa diversidade, pois dessa disparidade de fotos é que cada um desenvolve um ESTILO PESSOAL, uma Identidade.

Muitos de nós ainda estão buscando qual é o seu estilo pessoal de Fotografia.

Pelo menos 2 pessoas eu já reconheço que têm seus estilos completamente distintos e inconfundíveis: Wilson Bernardo e Pachelly Jamacaru. Não quer dizer que nós outros não possamos fazer fotos tão ou até mais belas, mas teremos talvez vários estilos sem o traço, a assinatura característica, o amadurecimento ainda, que virá com o tempo.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Discorrer sobre a personalidade fotográfica, já é por si um amadurecimento!

Muitos fotografam instintivamente, já outros, ainda que sem apertar o disparador, fazem fotos e nem se dão conta disso!

Fotografia não é só a materialização de cores e tons num espaço geograficamente bidimensional. É de uma grandeza maior, que externa o nosso eu aos olhos do espectador e vai além do clic.

Então não é só o ato técnico de enxergar objetos e situações, senão, uma visão maior que dá de nós, um testemunho existencial!

Quando se flui sobre uma ou outra arte, estar-se além do ato desta!

Belo comentário Maestro! Fotografia é isso, emoção e razão, aí sim, finalizada no processo que for!
Um abração, e aguarde o almoço!

Dihelson Mendonça disse...

É verdade, Pachelly,

A Fotografia, como qualquer arte, é sempre um misto de Razão e Sensibilidade. De técnica e de talento. De Sorte e de Busca. De oportunidades e da falta delas. Todos olham para o mundo todo o tempo, mas só há uma maneira de fotografá-lo, e que para isso não é necessário nenhuma câmera nem olho algum, mas o pensamento. Fotografar, é sobretudo, a arte de materializar uma idéia.

Abraços fraternos,

Dihelson Mendonça