quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Conheça Guaramiranga e Seja Feliz ! - ENSAIO - Dihelson Mendonça


IMG_9884



IMG_9861

Os amigos se reúnem...

IMG_9512


Cantam e tocam em casa...Ou com gênios como o Toots Thielemans...


IMG_9724


Em pleno sol, apenas 15 graus...

IMG_9663



IMG_9649

Artesanato

IMG_9656


As crianças se divertem em seus notebooks em contraste à natureza

IMG_9584

A natureza exuberante parece querer invadir as casas dos homens...

IMG_9380


A Paz, o Silêncio, a Vida em abundância. Em suma, um paraíso deixado por Deus !

IMG_9314


Guaramiranga é um pequeno Município da região serrana do Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. Localiza-se na microrregião de Baturité, mesorregião do Norte Cearense. O município tem cerca de 5.800 habitantes e 108 km², e sua sede se localiza a 865 metros de altitude. O topônimo Guaramiranga vem do Tupi guará(vermelho) e miranga ou piranga( garça), significando Pássaro Vermelho. Sua denominação original era Conceiçaoe desde 1890, Guaramiranga. As terras da atual Guaramiranga era habitada por várias etnias, sendo a principal os Kanyndé. Com a criação da Missão da Palma durante o século XVIII, para a evangelização dos sivícolas, a expanção da pecuária e as plantações de café no século XIX, consolidou-se o centro urbano que hoje chama-se Guaramiranga.O município é dividido em 2 distritos: Guaramiranga(sede) e Pernambuquinho. Clima Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1.434 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia Metropolitana, sendo elas os rio Pacoti e os riachos: Candeias e Sinimbútantos, todos afluentes do rio Aracoiaba. Localizado no Maciço de Baturité tem como principal elevação o Pico Alto, com 1115 metros acima do nível do mar.

Vegetação

Localizado no Maciço de Baturité, tem uma vegetação variada desde a Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia e Mata Ciliar. Aqui existe uma APA. A base da economia local é a agricultura: algodão, banana, arroz, cana-de-açúcar, milho e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola. Ainda exitem duas indústrias de produtos alimentares). Foi registrado a ocorrência de Caolim(uma variedade da argila) em seu território.

Turismo

O turismo é uma outra base da economias devido a cidade destacar-se pelo clima, pelas belas paisagens e pelos eventos que acolhe durante o ano todo, pode-se citar, entre outros: Guaramiranga é um dos mais disputados destinos de Carnaval dos cearenses, pois oferece uma opção para aqueles que preferem ficar longe do forró e do Axé que normalmente agitam as massas no litoral do estado. Nesse período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. As noites frias da pequena cidade fervem com música da melhor qualidade e uma legião de apreciadores que lotam as ruas e hospedagens (muitas vezes improvisando em barracas de camping e casas alugadas por moradores).

Além das atrações culturais, Guaramiranga encanta pelos atrativos naturais. Por estar localizada no Maciço de Baturité, região serrana (a aproximadamente mil metros acima do nível do mar), as temperaturas são sempre amenas, geralmente entre 16 e 25º (No mês de Julho, a temperatura pode atingir 12°C, proporcionando um frio agradável), e a vegetação é composta de remanescentes de mata atlântica. Por essas condições climáticas, é conhecida por “suíça cearense”.

Fotos: Dihelson Mendonça
Texto: Wikipedia

Atenção: É terminantemente proibido o salvamento, reprodução e utilização de qualquer das fotos sem o expresso consentimento do autor. Os infratores serão punidos até as últimas consequências na forma da lei de propriedade intelectual e direitos autorais. Se desejar alguma foto, entre em contato.

9 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Postei meu limite da semana, segundo o Pachelly, de no máximo 10 fotos.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Joilson Kariri Rodrigues disse...

"Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei..."

Bom, parafraseando o Bandeira, eu digo que vou-me embora pra Guaramiranga, mesmo sem ser amigo do rei...

Belo registro...
Abraços!

Pachelly Jamacaru disse...

As fotos a capricho, nos remete bem lá, no clima da cidade!

Abraços Maestro!

Dihelson Mendonça disse...

Amigos, mesmo com as fotos, não há como retratar fielmente toda a beleza e exuberância daquele lugar fantástico. É ir lá e conferir.

Obrigado pela gentileza.

Dihelson Mendonça

Daniel Coriolano disse...

Eita Dihelson, grande dica de felicidade mesmo.
Tive a oportunidade de ir ao Festival de J&B de Guaramiranga há dois anos. Recomendo tbm.
Este ano vou conhecer o Garanhuns Jazz Festival. Novos horizontes...

abraços

Claude Bloc disse...

Dihelson,

Beleza, beleza, beleza. Fotos e técnica. Técnica nas fotos. E o devido sentido de harmonia, cores, luz. A beleza captada no momento exato...

Abraço,

Claude

Dihelson Mendonça disse...

Obrigado, Claude,

Vindo de você, que possui uma sensiblidade á flor da pele, eu recebo como um grande elogio e um incentivo a continuar.

A fotografia nem sempre tem pretensões artísticas. Muito me agrada ver as fotos/arte que muitos fazem. Fotos buscando retratar o sentimento, a busca interior, as profundezas da alma, o olhar o mundo olhando para dentro de si mesmo...etc e tal. Para isso há os recursos, o olhar diferenciado, o ângulo, o olho e a LENTE.

Essas fotos aí não têm qualquer coisa deste tipo. Refletem o mundo da maneira mais real tanto possível, visando mostrar a beleza inerente de um local.

Na foto artística, por exemplo, de um Wilson Bernardo, ele fotografaria uma carniça cheia de moscas, ou uma criança passando fome em preto e Branco, e seria arte.

Já nesse caso, o local é exuberante mesmo. Procurei retratar com fidelidade, técnica de luz e de máquina, um fato que é real, sem acrescentar magia.

Como diz o Vicelmo: "A informação como ela é, o retrato fiel da Realidade."

Assim, talvez pelo fato de eu fazer muitas fotos jornalísticas a 50mm, eu esteja muito ligado ao fotojornalismo, à eternização de uma paisagem, de um momento, de um evento, sem ser o caso de ir preparar a foto, fabricar a foto, construir uma coisa que na vida real, não se vê por este ângulo.

Então, eu agradeço às pessoas que gostaram do ensaio, e faço um convite: visitem Guaramiranga. Vocês verão que nem é só isso. É um lugar até mais bonito.

Abraços,
Obrigado, Claude.

Dihelson Mendonça

Claude Bloc disse...

Dihelson,

Não dissocie a realidade da beleza.
O jogo de luzes e cores em suas composições fotográficas confirmam uma poesia que você não vê, mas que existe. A escolha do momento é arte. O enquadramento é arte.(risos) Nem preciso lhe dizer isso.

Sua proposta pode não ter sido artística nesse seu ensaio, mas quando o olhar é "musical" e as mãos têm arte, não se pode negar a poesia atrás da imagem em outras roupagens...

Portanto, repito: beleza,beleza, beleza e isso não é gratuito.

As situações e imagens falam por si.

Abraço.

Claude

Teresa disse...

Olá amigo,
Adorei Guaramiranga, fomos de trem, Guaramiranga é tudo de bom!!!!
As fotos estão esplêndidas!
Um abraço
Aguarde-me em março.
Teresa Abath
Brasília-DF