domingo, 7 de fevereiro de 2010

VITRINE VIRTUAL, Claude Bloc

Quando o céu azula sobre nossa cabeça...

11 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Claude, tenho acompnahdado o seu olhar, vc é perpicaz!

Abração e fiquei muito feliz com sua presença lá, viu!

Claude Bloc disse...

Eu que agradeço pela alegria de sentir a sua música e deslumbrar-me com as imagens lindas que você produz.

Abraço, (tá me devendo um baião - risos)

Claude

Pachelly Jamacaru disse...

Verdade, eh eh! Mas sou bom pagador viu! rs rs Um dia, um dia!

Abraços

Daniel Coriolano disse...

Qual a graça dessa foto?

"Mas assim é a vida, uns gostam, outros nem tanto"

Dihelson Mendonça disse...

Bem, a graça da foto?

Em fotografia, a beleza muitas vezes está nos olhos de quem a faz e menos nos olhos de quem a vê. A pessoa que faz uma foto e gosta, vê tanta coisa nela...

Certa vez, Daniel, eu enviei uma foto para avaliação no Digiforum, achando que ela seria muito bem votada. Foi horrivelmente votada. Eu olhava para a mesma e via: Patriotismo, Orgulho, Liderança, etc. As pessoas não viram nada disso, apenas alguns.

Já outra vez enviei uma foto que achei tão sem graça e a maioria gostou muito, outros encontraram significados que eu supostamente tentei retratar ( da imaginação deles, é lógico ).

Então, meu caro Daniel, fotografia tem sempre disso: É que o gosto é muito pessoal. Outro dia, eu vi uma foto de uma silhueta feita pelo Joilson, e fiquei perguntando exatamente isso: "qual é a graça disso". Mas cada um tem suas razões. Cada foto tem lá seus admiradores, e alguns conseguem entender essas linguagens ocultas.

E a vida segue em frente...

Abraços,

Dihelson Mendonça

Claude Bloc disse...

Daniel,

Talvez sua juventude não lhe permita perceber as mensagens ocultas numa foto. Quando captei este momento eu vi uma mistura do velho (construção antiga) e do novo (tijolos mal dispostos enfeiando e estética do tempo naqueles telhados) vi a antena (representando a vida moderna em construções antigas) e o cacto brotando das telhas (representando a vida que persiste em querer despontar mesmo em situações tão difíceis como de fato existe no nosso sertão) ... E tem mais outros aspectos, como o céu limpo, sem nuvens e contrastando com as sombras e a deserdem percebida nos telhados. Portanto, como bem disse Dihelson, é uma questão de sensibilidade de percepção de quem fotografa o momento.

Um abraço,

Claude

Claude Bloc disse...

Dihelson,

Você como fotógrafo sensível e atento, sabe como ninguém como uma situação nos toca no momento (inspirativo) de executarmos uma foto. Não sabemos o porquê, mas somos chamados a captar o reflexo de algo que intuímos e que fica exacerbado em nosso íntimo. Algo que nosso sentimento aponta como urgente.

Como essa percepção é coisa própria de nós mesmos, cada pessoa a sente de forma diferente e peculiar.

Agradeço, portanto, suas palavras esclarecedoras.

Abraço,

Claude

Daniel Coriolano disse...

E foi por isso mesmo que comentei Dihelson. Por já perceber que este blog trata as opiniões com respeito e as enxerga como instrumento de democracia. Lembro-me do seu comentário em outra foto. Tbm já tive oportunidade de não valorizar uma foto minha que foi valorizada por outras pessoas vice versa. Comentei mesmo para dar seguimento ao caso. Sinceramente Bloc, não acho que minha juventude tenha a ver com minha opinião sobre a foto. Assim os mais velhos gostariam de tudo sem restrição. Acredito que tenha mais a ver com minha ideias de composição da imagem e não associei a foto com o que se costuma postar neste blog, por isso do questionamento da "graça". As características que vc citou de "tijolos mal dispostos enfeitando e estética do tempo naqueles telhados" parece óbvia mas não me enchem os olhos. Tbm não acho que é uma questão de sensibilidade. Acho o Dihelson mto perspicaz e ele não achou beleza em uma foto que a maioria achou bacana. Isto não o torna menos sensível. Imagino que se trata apenas de nossas concepções quanto a beleza e fotografia... nada de idade ou sensibilidade. Quantas fotos vencedoras de concursos cada um de nós já questionamos? Inúmeras, tenho certeza. E isso nos faz menos sensíveis ou mais jovens?

É o que eu acho...

abraços

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Particulamente eu gostei da foto. Confesso que a principio não atentei para os detalhes que a Claude apontou... Eu havia achado interessante o ângulo que deu à imagem uma graça cheia de formas geométricas,num vazio de céu azul, mas não tinha me ocorrido reparar nos detalhes. Mas reparei e gostei!

Abraços!

Claude Bloc disse...

Obrigada, Joilson, pelo comentário. Você captou meu sentimento inicial sobre a foto: o vazio do céu e os muitos recortes do telhado. Depois de passar a imagem para a tela do monitor, fui achando os outros detalhes citador aqui.

Abraço.

Claude

Claude Bloc disse...

Daniel,

Apreciei sua resposta e sua análise sobre os comentários anteriores. Foi uma resposta madura e bem argumentada. Obrigada.

Abraço,

Claude