sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ensaio Fotográfico - PEIXES - por Claude Bloc

Não precisei mergulhar, não... Este foi um espetáculo gratuito: um aquário.
A luz ajudou e o balé aquático fez a sua parte. Não sei como se pode passar indiferentemente por isso.

As cores incitam a uma espécie de êxtase. Um júbilo inexplicável. Uma alegria pueril, insensata, incontrolável.

Tentei fazer poesia naquele momento, mas me senti pequena ante tanta beleza. E creio mesmo que não é necessário explicar mais nada, apenas ver. Ver e sentir. Sentir e contemplar, apreciando...

Tentando dormir na vertical...

Azulando algum sonho...

Mascarando o Carnaval

Escondendo a timidez...

Vibrando em luz
.
Avermelhando o silêncio...

Cochichando...

Em boa companhia...
Fotos e texto por Claude Bloc

10 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Que beleza de fotos, Claude. As cores salta-nos aos olhos.
Parabéns! Tentei escolher minhas favoritas, mas acabei achando que estão todas no mesmo nível. Mas gostei especialmente do peixe azul.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Claude Bloc disse...

Dihelson,

Fiquei entre o azul e o vermelho grande. Mas o encantamento se deu mesmo ao ver o aquário inteiro.

Quando em Fortaleza tente ir à noite no L'Escale da Barão de Studart com Costa Barros. Com sua máquina vai ser uma maravilha. Os peixes ficam quase parados olhando pra gente. Só os pequeninos azuis se mexem rápido.

Abraço,

Claude

Pachelly Jamacaru disse...

De encher os olhos! O que seria de tantas coisas belas se não fosse o olhar atento de um(a) fotógrafo(a)!

Beleza, abração!

Claude Bloc disse...

Pachelly,

Cada pessoa tem o olhar atento para as coisas que lhe comovem, lhe tocam ou lhe encantam... Fiquei encantada com as cores em profusão, mas sua sensibilidade tem sintonia fina com a arte, portanto tudo o que comenta é importante no meu aprender...

Abraço,

Claude

Dihelson Mendonça disse...

Olá, Claude,

Obrigado pela dica. Quando eu for à Fortaleza, poderei tentar com uma lente fixa e pura para ver se consigo ainda mais nitidez, mas acho difícil ficar mais nítidas do que essas suas, porque parece-me, tenho quase certeza que está havendo uma refração da água e também da espessura do vidro do aquário. Mas se usarmos uma 50mm com abertura F2.2 e um tripé, conseguiremos tempos de 1/100 ( calculado pela luminosidade aparente das suas fotos em relação às luzes do aquário. Em uma série de fotos, se os peixes não se mexerem, talvez consigamos nitidez e limpeza a ISO 400.

Mas isto só poderei testar na prática. Será um ótimo exercício de paciência e vários testes. Adoro desafios.

Mas suas fotos estão belas. Como falei, adorei o tema, as cores e os peixes fizeram "poses" ótimas, rs rs

Valeu pela dica.
Já está em Sobral ? Mais tarde eu devo aparecer no MSN.

Abraços,

DM

Claude Bloc disse...

Dihelson,

Só vou a Sobral domingo dia 21. Aqui não tenho acesso ao MSN, a não ser muito raramente. Estou com uma Cêmera Sony 12.1 e me adaptando às novidades. Nada Profissional (risos) apenas, com sorte, a gente consegue alguma coisa... Quanto aos peixes, tenho certeza de que suas fotos serão espetaculares, pois eles ficam paradinhos...

Não sei se o ISO na minha máquina se ajusta atomaticamente não vi como escolher uma opção... Mas, como você, gosto de desafios. Quando pinta alguma coisa eu tento...

Abraço.

Claude

Dihelson Mendonça disse...

?!?!?!?

wilson bernardo disse...

a expresão minha esta incopleta,pois no momento deu problema na rede,o que na verdade toda foto minha tem um poema,oque toda imagem é uma construção poética eos peixes me fez fazer o referido poema que segue na integra.
Te amo me perdoa...nos olhos do mar
água lacrimejar o tempo
o que se perde em momentos.
a vida vem da terra
a morte vaipor terra.
os olhares flutuntes peixes confabulam as agrurias
ao pé do ouvido confidenciam as escamas
me perdoa...te amo!
Poema sobre foto dos peixes que parecem mais uma conciliação,uma conversa de descupas.

wilson bernardo disse...

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...os peixes afogam os olhares.

Claude Bloc disse...

Wilson

Belo poema.

Pode usar as fotos para compor...

Peixes confabulam, calam, escondem seus tormentos na tranquilidade das águas.

Águas pacificam.