segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ENSAIO: Uma Tarde no Sítio - Dihelson Mendonça



garota



galinha



pote



IMG_0922

Na alegria da tarde, os animais posam para eternizar seu retrato...

cao



pato 02

Alguns, até exibicionistas...

pato 01



gato 01



calango 02



papagaio

Fotos e Textos: Dihelson Mendonça

É proibida a reprodução, salvamento e reutilização sem o prévio consentimento do autor. Os infratores serão processados na forma das leis de direitos autorais e propriedade intelectual.

14 comentários:

Lu Fernandes disse...

massa!!!

Dihelson Mendonça disse...

Obrigado, Lu,

Os animais aí fizeram a maior festa e cooperaram. Quando eu vi esta lagartixa, eu estava a 5 metros de distância. Daí eu rezei: "Oh Deus, porque não me deste uma lente 100-400mm para eu fazer uma macro dessa lagartixa ?"

Deus me atendeu de forma diferente. Sendo que a lente iria demorar muito a chegar, ele permitiu que a lagartixa ficasse quieta, até que eu me aproximei a uma distância de 10 centímetros. Isso mesmo, quase tocando a lente na lagartixa. Daí eu fiz essa foto aí e muitas outras até maiores, apenas dos olhos dela.

Nunca vi animais tão fotogênicos. O Cachorro, por exemplo, que era muito brabo, ao ver a câmera, ficou super manso, e até minha namorada disse que nunca viu tantas poses diferentes, além de meiguice de um cão...

Que bom!

Visite o OLHARES DO CARIRI, nosso outro site de Fotografia do Cariri. Eu te enviei um convite para seu e-mail.

www.olharesdocariri.blogspot.com

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Todas muito legais, fiquei mesmo com a do pote, pelo tom/textura!

Abraços

Dihelson Mendonça disse...

Obrigado, Pachelly. Esse pote aí perdido no meio de tanta tralha no depósito, me chamou a atenção também.

Abraços,

DM

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Oh, Dihelson
Puxa vida! difícil ficar impassível diante dessas imagens... tentei escolher a que mais me agradou, mas não é fácil. Todas são maravilhosas.
Vou fechar com a "lagartixa".

Abraços!

Lu Fernandes disse...

meu voto vai para a do pato pq sei como esses bichos (patos, galinhas)são difíceis de se fotografar com algum mérito, mas, todas estão massa. Valeu!!!

Dedé Cariri disse...

Concordo com Pachelly, todas estão ótimas, mas fico com a do pote. Parabéns pelas imagens.

Dedé Cariri disse...

Gostei também da foto do ganço (ou pato) correndo com uma panela ao fundo. Só que editaria a imagem tirando um cano plástico que aparece.

Lu Fernandes disse...

bem observado Dedé, apesar de eu não usar edição nas fotos que assino não tenho nada contra quem usa o photoshop com moderação.
Isso é um assunto que geralmente dá o que falar, kkkkkkkk
Valeu!!!

Dihelson Mendonça disse...

Olá, Amigos,

Alguns até poderiam editar a foto e remover o cano, deixando a foto mais perfeita, mais IDEAL. Lendo o que vocês escrevem, posso imaginar que quem disso sugere, disso se utiliza. Posso imaginar que o Dedé teria feito isso. E não condeno nada. Tudo é uma escolha do autor.

Apenas como opção pessoal, já que o quintal era uma bagunça mesmo, nem compensaria remover um simples cano que tá ali sem fazer mal a ninguém.

Mas se quiserem, eu posso remover o cano, a sujeira e colocar o Pato ao lado da Panela dançando com o cenário de Paris por trás, rs rs rs.

Aliás, diga-se de passagem, tem uns fotógrafos por aí que fazem essas coisas, mas tudo depende apenas de qual o nosso objetivo em fotografia. Tudo é uma ilusão mesmo. O Pato nunca dançou, pode ser que ele apenas tenha levantado a perna de cansaço...rs rs

Abraços,
Obrigado por comentar e por sugerir. É bom saber o que os outros pensam. Se o Dedé quiser, a título de sugestão, como se faz lá no Digiforum, pode pegar a foto e remover o cano e postar lá no "Olhares do Cariri" só pra gente ver como ficaria com o cano e sem ele.

Abraços,
Obrigado.

Dihelson Mendonça

Dedé Cariri disse...

Desculpa, o certo seria cortar a imagem e não editar.

Lu Fernandes disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Num falei que dava o que falar.

Meu ganha-pão é o Photoshop ,porém,
quando parte pro lado de foto por hobby ou por lixo(*arte) eu não uso nenhum artificio a não ser o corte, e quando tiver uma coleção de lentes vou cortar menos, rssrrsrsrsrsrss
Mais como o Dihelson falou, tudo depende do objetivo.

Vendo esse epizódio decidi que a cada foto q aqui postar vou especificar exatamente toda técnica, história, e o que for preciso pra explicar a imagem resultado.

Tomara que o pessoal adote isso tmb, assim quem visitar o site já poderá ver isso como uma forma de troca de conhecimento técnico.

Valeu pessoal!!!

Lu Fernandes

Dihelson Mendonça disse...

Uma pessoa perguntou como foi feito o papagaio. Foi fotografado ( lógico ), depois tratado cor, brilho e contraste. Depois usei um filtro que existe no Paint Shop Pro, que gera uma aura em volta do objeto. Só isso.

Vale salientar que em Fotografia, assim como em Vídeo e Música, existe a Produção, e a Pós-Produção. EM Música, existe a Masterização, quando fazemos no estúdio exatamente o que fazemos com o vídeo. Em fotografia, uma pós produção é importante. Praticamente 100% das câmeras digitais já fazem uma Pós-Produção, esticando Brilho, Contraste, Nitidez, Saturação mesmo sem o cliente querer.

Na verdade, se fosse apresentado ao público uma foto em RAW ( que é o ÚNICO formato fiel ao que foi fotografado, o resultado é quase sempre terrível, cores desbotadas, falta de brilho e contraste.

mas não se preocupem quem não souber usar um Paint Shop ou um Photoshop: OS PRESETS de sua câmera, seja lá que nome eles tenham, já acrescentam artefatos para deixar sua foto mais bonita do que o que parece.

Se alguém quiser fotografar sem o menor processamento, deve fazer com uma câmera profissional em formato RAW PURO. E depois processar nos programas. É assim que os profissionais fazem.

Eu não sou contra o processamento digital. Na época do Filme, existiam muitas técnicas, filtros, etc para mudar a foto, melhorar e alterar a tonalidade de contraste, brilho, etc. A Única diferença é que agora essas coisas são feitas no âmbito digital.

Já as grandes deformações são um caso à parte. E para mim, é uma forma de Arte diferente, que toma a fotografia por base, mas nem sempre é mais fotografia. É outra coisa.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Lu Fernandes disse...

isso isso isso!!!
vamos lá,
vamu clicar mais um pouco.
Valeu Dihelson!!!