quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Para Pachelly Jamacaru - Dia da Fotografia - Dihelson Mendonça

Nick Brandt

Nick Brandt


Sebastião Salgado


Sebastião Salgado


Nick Brandt


Elliott Erwitt


James nachtwey


James nachtwey


Nick Brandt


Sebastião Salgado - Africa


Michael Kenna


Gare de Saint Lazare, 1932 - Henri Cartier-Bresson


Elliott Erwitt
O que mais me dói é ver um gênio desprezado e relegado a um trabalhinho medíocre que qualquer joão ninguém saberia executar. Eu não tenho dúvidas de que o nosso grande Pachelly Jamacaru seria capaz de fazer fotos tão boas quanto os maiores fotógrafos do mundo, a exemplo dos renomados acima.

Fotos de Elliot Erwitt, Michael Kenna, Sebastião Salgado, James Nachtwey, e Nick Brandt, Cartier-Bresson

7 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Recebo estas emblemáticas fotos e suas palavras, como um estímulo, um alento para seguir em frente e para que um dia pelo ao menos, não ter vergonha do que fiz em termo de fotografia!

Estas fotos são aulas para todos nós! Escolhidas a dedo e, como já conversamos em off, sabemos que sabemos dicernir, entre uma foto boa e uma boa foto!

Uma coisa vc falou e todos que um dia que queira chegar a onde se pretende, é a questão da disponibilidade, estar envolvido diretamente! Depois vem, estudo, acessoria e determinação, a outra parte, é feita pela parte da providência divina, que providencia, a vocação e dom!

Tempo para passar três, quatro meses ou, até mesmo um anos num mesmo lugar com toda infra-estrutura, apoio logístico para produzir e publicar!

Estudar estudar e estudar e também aprender com os que os outros apresentam de melhor! "Saber observar!" Ser crítico até no ato de aprender e auto crítico com o que faz!

Acessoria e determinação, investir em aparato de qualidade, investir em si mesmo e naquilo que acredita e correr atrás do sonho!

E por fim, vc pouco poderá fazer se não souber ouvir críticas e, se não souber aproveitar o dom que a vida escolheu para você!

Então este poste dedicado a minha pessoa, o tenho como um presente, porque em verdade, tudo neste mundo é uma cadeia de ensinamentos de um para os outros!

Ficou bom ter colocado as autorias!

Um Grande abraço e bom dia irmão, obrigado por mais este brinde de sabedoria!

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Tudo é uma questão de oportunidade e estrutura. Com estrutura se faz a oportunidade(ou se compra). Dê a um artista mediocre uma boa assessoria de imprensa e ele estará na mídia em questão de um piscar de olhos.

Pachelly é tão bom (ou melhor) quanto esses aí, mas se Pachelly não elaborar um projeto e batalhar um marketing em cima vai continuar sempre aí. Aqui nas terras do sul conhecemos o Tiago Santana e a Nívia Uchoa, fotógrafos maravilhosos como o Pachelly, mas que fazem bem o marketing de seus trabalhos.

É preciso ultrapassar as fronteiras do Cariri, sair do "bairro". Você pode sair do bairro sem o bairro sair de você. Precisamos ser ousados, além de criativos. A tempos que os fotógrafos do Cariri se "acariciam" aqui nesse espaço, mas ninguém tomou a iniciativa de tirar do virtual para o mundo real o que aqui se faz. Nenhum projeto de Mostra, exposição, Livro ou revista foi proposto aqui com os trabalhos e trabalhadores daqui. Isso precisa ser feito.

Uma coisa que faço aqui (talvez vocês até fazem ai também) é doar minhas imagens pra escolas, para que ilustrem pátios, corredores, salas de aulas ou escritórios. Nenhuma diretora de escola vai se negar a expor na parede de sua sala uma fotografia bem trabalhada. E o custo é bem pouco comparado ao retorno. E também não me custa muito perder metade de um dia para fazer uma oficina com os alunos, falar de fotografia e fotógrafos, ensinar alguma coisa do pouco que ja aprendi nesse tempo.

Enfim quero também parabenizar o Pachelly pelo seu trabalho maravilhoso, pela sua humildade em partilhar do mesmo espaço com aprendizes como eu e estender essa homenagem do Dihelson a todos os outros fotógrafos injustamente não reconhecidos, do Cariri e do mundo.

Pachelly Jamacaru disse...

JOILSON
Preciosos pontos de vista, práticos e norteadores do Joilson, compartilhado com todos. É de suma importância que cada um conheça bem o seu lugar e os seus propósitos e aspirações! E uma vez conhecendo, empreenda mudanças ou não. Os propósitos falarão mais alto. Do Zé Nada que sei que sou, apenas diria, conheço o meu lugar! Tamanha bondade dos meninos, Dihelson e Joilson! Mas apenas posso dizer que gosto do que faço, durmo bem pelo que faço!

Na ânsia de ver-si como uma personalidade de renome, um ícone, muitos vende suas almas ao diabo ou, gato por lebre! E não lhes doe a consciência! Para eles, o "negócio" é o negócio! É vender uma imagem que só eles mesmos, fazem de si! E neste mundo existem compradores pra tudo! Eu não compraria de mim mesmo essa idéia, a de achar que sou, se de fato não sou como me vêem!

A questão da projeção, vazão e expansão do nome de um artista pelo que ele produza, não lhes depende apenas, mas muito realmente ele poderá fazer por ele, organizando-se, criando dinâmica, empreendendo-se, ousando e procurando alternativas e brechas, já que como bem disse Joilson, a criatividade não bastará por completo. Há uma questão circunstancial nisso, o sol brilha para todos, mas não iluminará a todos! Essa uma invariável da vida.

Então, é importante fazer o seu papel no que for nessa vida, que a vida fará o papel dela!
Todos deveriam exercitar sua autocrítica! E buscar o sonho, lutar por ele!

Joilson, muito legal suas colocações. E o Zoomcariri é isso, tem esse compromisso, dar visão aos que iniciam, com discussões, pontos de vista, opiniões, questionamentos que abram a mente, que é o maior instrumento de fotógrafo! O que já tem estrada passeia por aqui, e apontam caminhos.

Abração, repito, muito legal este seu questiomento!

Dedé Cariri disse...

A penultima foto acho que é do fotografo francês Cartier Breson.

Dedé Cariri disse...

Bresson

Dedé Cariri disse...

vejam:
http://www.conteudoeditora.com.br/publicacoes/?ec=290&cs=15

Dihelson Mendonça disse...

Tem razão, Dedé, nem precisamos ir ao link fornecido. Esta é uma das fotos mais famosas de Bresson. Acho que na hora eu estava tão alucinado pelas fantásticas fotos de Elliot Erwitt, que me passou pelos sentidos.

Um dos melhores livros que alguém pode conseguir sobre Bresson, é o "Henri Cartier-Bresson: Photographer". Recomendo. Além de uma excelente biografia, possui outros documentos e claro, uma coleção das melhores fotos do artista. O livro volumoso, é de tamanho grande, adequado à fotografia e a impressão magistral. Com Capa dura, disponível na Amazon.com

Abraços,
O texto foi corrigido.

Dihelson Mendonça