segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vitrine Virtual, Pachelly Jamacaru

Tomando café com Raimundo, lá no assentamento do Pequí!

Fotos em Negativo Escanneado!



6 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Adorei a primeira Foto, que eu não conhecia, Pachelly. A segunda, é linda também, so que eu ja conhecia.

Abraços,

DM

Dihelson Mendonça disse...

Em relação ao comentário que eu fiz sobre o Wilson Bernardo, com o abuso de um mesmo recurso, eu nunca vejo isso acontecer nas fotos do Pachelly. Ele não usa truques fotográficos, brincadeiras de lentes. A segunda foto por exemplo, é uma bela foto em que a beleza não se traduz por nada que o fotógrafo tenha usado como truque. É a visão que o olho via naquele momento. Só que existe uma comunicação visual entre os elementos que compõem a foto. Percebam os homens caminhando alinhados, as bicicletas, entrando num segundo plano da foto, a floresta, o branco, o vago, o indefinido.

Isso é que é uma coisa difícil de deixar registrado.

A fotografia é simbólica. A fotografia é uma linguagem visual, ela pode se traduzir pela conversação entre os diversos elementos dela, e o fotógrafo deve saber COMPOR ou CAPTAR esse diálogo entre os elementos, sem precisar forçar a barra muito.

Se o olho estiver atento, a única coisa que o fotógrafo precisa fazer, é apertar o obturador. A imagem fala por si sem precisar de truques.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Daniel Boris (Jacques) disse...

Cada vez que encontro uma fotografia sua,retifico:cada vez que encontro uma poesia de imagem sua,enamoro e fico como uma Naja encantda pela flauta.Tiro o meu chapéu,arregalo os zoi e te aplaudo de pé."Parabéns"

Obs.Se aposente logo desse banco meu irmão!Você é mais útil aqui fora para nós, e nossos olhos,abração.

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson quando inciciou em seu rumo ao da fotografia, eu já havia dito do potencial como crítico centrado e de visão. Um dos poucos com propriedade para uma interpretação fundamentada sobre técnica e composiçaõ de fotografias!

Um abraço respeitado fotógrago e crítico!

Daniel Daniel, grande figura, pessoa por demais simpática e boa praça. Nossa admiração é recíproca!

Que a sugestão de uma aposentadora é desejável, ah meu amigo, como gostaria de estar livre daquela gaiola!

Abração, boa noite!

Dihelson Mendonça disse...

Pachelly, se me permite a expressão:

O que eu fico mais PUTO nessa cidade e nessa região é que as pessoas que tem valor, não são valorizadas.

Taí um cara como você, não gosto de ficar repetindo isso toda hora porque desgasta e parece babação, mas eu considero o seu olhar de qualquer outro Grande, de um Gênio da Fotografia, como Elliot Erwitt, Bresson, e tantos outros.

Agora, passou a vida precisando sobreviver de um empreguinho medíocre para o talento ( Não é desrespeitoso ser bancário. Qualquer um pode ser um bancário, basta passar num mísero concurso. Mas é desrespeitoso para um gênio da fotografia ser um burocrata ) e ter que sobreviver de pastinha na mão e gravatinha, sabendo que existem milhões de MEDÍOCRES se dando bem e afamados no mundo da fotografia. Isso é que eu acho injusto, desigual.

Você nunca foi pior que Dada Petrole, nem Celso Oliveira nem Tiago Santana.

Agora, existe muita babação e investimento em cima desses caras. O melhor deles e que você se compara de igual pra igual é o Tiago Santana, que é muito bom. Mas existem outras centenas de fotógrafos do Brasil que você é muito superior.

E se lhe dessem todas as condições, eu tenho quase certeza que você faria coisas tão admiráveis quanto Sebastião Salgado.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Rapaz, suas palavras eu só tenho que senti-las já que aqui não se escuta!
Mas mesmo neste aparente silêncio, elas me tocam profundamente!

Não vou incorrer no risco de comentar o que foi comentado, porque o que foi dito, deve ser guardado no lado esquerdo do peito, porque vem de quem neste mesmo lado, já se encontra!

Obrigado amigo, pelo estímulo e consdiderações!