Tomando café com Raimundo, lá no assentamento do Pequí!
Fotos em Negativo Escanneado!
A floresta das palavras - Por: Emerson Monteiro
-
Lá de onde vêm o silêncio e os sonhos, dali também vêm as palavras. Elas
que sempre vivem soltas nos mundos invisíveis além da imaginação. Num mar
imenso...
Há 2 anos
6 comentários:
Adorei a primeira Foto, que eu não conhecia, Pachelly. A segunda, é linda também, so que eu ja conhecia.
Abraços,
DM
Em relação ao comentário que eu fiz sobre o Wilson Bernardo, com o abuso de um mesmo recurso, eu nunca vejo isso acontecer nas fotos do Pachelly. Ele não usa truques fotográficos, brincadeiras de lentes. A segunda foto por exemplo, é uma bela foto em que a beleza não se traduz por nada que o fotógrafo tenha usado como truque. É a visão que o olho via naquele momento. Só que existe uma comunicação visual entre os elementos que compõem a foto. Percebam os homens caminhando alinhados, as bicicletas, entrando num segundo plano da foto, a floresta, o branco, o vago, o indefinido.
Isso é que é uma coisa difícil de deixar registrado.
A fotografia é simbólica. A fotografia é uma linguagem visual, ela pode se traduzir pela conversação entre os diversos elementos dela, e o fotógrafo deve saber COMPOR ou CAPTAR esse diálogo entre os elementos, sem precisar forçar a barra muito.
Se o olho estiver atento, a única coisa que o fotógrafo precisa fazer, é apertar o obturador. A imagem fala por si sem precisar de truques.
Abraços,
Dihelson Mendonça
Cada vez que encontro uma fotografia sua,retifico:cada vez que encontro uma poesia de imagem sua,enamoro e fico como uma Naja encantda pela flauta.Tiro o meu chapéu,arregalo os zoi e te aplaudo de pé."Parabéns"
Obs.Se aposente logo desse banco meu irmão!Você é mais útil aqui fora para nós, e nossos olhos,abração.
Dihelson quando inciciou em seu rumo ao da fotografia, eu já havia dito do potencial como crítico centrado e de visão. Um dos poucos com propriedade para uma interpretação fundamentada sobre técnica e composiçaõ de fotografias!
Um abraço respeitado fotógrago e crítico!
Daniel Daniel, grande figura, pessoa por demais simpática e boa praça. Nossa admiração é recíproca!
Que a sugestão de uma aposentadora é desejável, ah meu amigo, como gostaria de estar livre daquela gaiola!
Abração, boa noite!
Pachelly, se me permite a expressão:
O que eu fico mais PUTO nessa cidade e nessa região é que as pessoas que tem valor, não são valorizadas.
Taí um cara como você, não gosto de ficar repetindo isso toda hora porque desgasta e parece babação, mas eu considero o seu olhar de qualquer outro Grande, de um Gênio da Fotografia, como Elliot Erwitt, Bresson, e tantos outros.
Agora, passou a vida precisando sobreviver de um empreguinho medíocre para o talento ( Não é desrespeitoso ser bancário. Qualquer um pode ser um bancário, basta passar num mísero concurso. Mas é desrespeitoso para um gênio da fotografia ser um burocrata ) e ter que sobreviver de pastinha na mão e gravatinha, sabendo que existem milhões de MEDÍOCRES se dando bem e afamados no mundo da fotografia. Isso é que eu acho injusto, desigual.
Você nunca foi pior que Dada Petrole, nem Celso Oliveira nem Tiago Santana.
Agora, existe muita babação e investimento em cima desses caras. O melhor deles e que você se compara de igual pra igual é o Tiago Santana, que é muito bom. Mas existem outras centenas de fotógrafos do Brasil que você é muito superior.
E se lhe dessem todas as condições, eu tenho quase certeza que você faria coisas tão admiráveis quanto Sebastião Salgado.
Abraços,
Dihelson Mendonça
Rapaz, suas palavras eu só tenho que senti-las já que aqui não se escuta!
Mas mesmo neste aparente silêncio, elas me tocam profundamente!
Não vou incorrer no risco de comentar o que foi comentado, porque o que foi dito, deve ser guardado no lado esquerdo do peito, porque vem de quem neste mesmo lado, já se encontra!
Obrigado amigo, pelo estímulo e consdiderações!
Postar um comentário