segunda-feira, 20 de agosto de 2007

PROFISSIONAL OU AMADOR?


Para nós que fazemos o Zoomcariri, esta pergunta é irrelevante e de menor importância! Isso porque entendemos que a fotografia para nós é um estado de espírito, uma terapia, um hobby, enfim, um canal para uma boa e saudável amizade! Mas como a dúvida persiste, até porque muitos participam de concursos, resolvemos prestar um esclarecimento digamos assim, literalmente técnico, que servirá par nortear os navegadores do zoom!
Essa pergunta foi respondida pelo professor de Direito e Diretor do Núcleo de Práticas Jurídicas, Manoel Veras.
R: As ocupações para serem consideradas como profissões necessitam de uma lei que as regulamente. No caso da profissão fotógrafo, essa lei ainda não existe, portanto, somente as práticas aceitas pelo mercado e que podem ser usadas como parâmetro para considerar alguém como profissional ou amador.
Quando se trata de classificação para CONCURSOS, tudo depende das regras do edital pré-estabelecidas pelos organizadores que definirão o que consideram como profissional ou amador! Caso o edital não seja claro, é você quem decide em qual categoria vai se inscrever!
Cá pra nós, melhor mesmo é ser um amante da fotografia, porque a coisa fluir livre!
Fonte/Pesquisa: Photo magazine
Colaboração Pachelly J.

2 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

É. parece que esse negócio de profissional ou amador é uma coisa esquisita.

Segundo a Wikipédia ( A maior enciclopédia da Internet ):

Fotógrafo

Fotógrafo é a pessoa que tira fotografia, usando uma câmera. É geralmente considerado um artista, pois faz seu produto (a foto) com a mesma dedicação e da mesma forma que qualquer outro artista visual.

Amadores e profissionais

Quando um determinado autor de fotografias baseia grande parte do seu rendimento nesta actividade, diz-se ser um fotógrafo profissional.

Por vezes, o adjectivo profissional é usado errôneamente na fotografia para valorizar uma determinada imagem fotográfica ou perícia de um autor. Na realidade, a qualidade da fotografia nem sempre está relacionada com o facto do seu autor ser ou não profissional. Muitos amadores realizam com regularidade imagens mais bem sucedidas que muitos profissionais.

Na realidade "profissional" refere-se apenas à profissão do autor, e não à qualidade do trabalho. Ao mesmo tempo que um profissional pode realizar um trabalho mal feito, pode-se entender melhor, adiante no parte de "arte".

O adjectivo amador, quando atribuído a um fotógrafo, pode ter um significado muito vasto. Pessoas que apenas fotografam a sua família e vida, para uso pessoal, consideram-se fotógrafas amadores. Outros fotógrafos amadores chegam a publicar livros, realizar exposições e dedicam uma vida inteira ao estudo da fotografia.

Especializações do fotógrafo

Uma vez que na atualidade a fotografia serve um vasto campo de assuntos e objetivos, foram criadas especializações. O fotógrafo especializa-se para melhor dominar a técnica de um determinado tipo de fotografia ou assunto. As especializações mais conhecidas são a foto reportagem (de eventos sociais), moda, o fotojornalismo, a paisagem, o retrato e a publicitária (arte da fotografia de objetos em estúdio).

Formação de um fotógrafo

A formação em fotografia numa escola de arte pode realizar-se através de um curso de fotografia ou de várias disciplinas de fotografia integradas em cursos de arte, design, pintura, multimédia, cinema, jornalismo e etc. Normalmente estes cursos estão orientados para o exercício da fotografia enquanto arte.

Numa escola profissional, a formação em fotografia está mais orientada para o exercício da fotografia enquanto profissão comercial.

Pachelly Jamacaru disse...

Taí, nosso amigo Dihelson dando a sua contribuição para a compreensão desse artigo. Há muitos "amadores" profundamente admirados pelos pseudos "profissionais", também na proporção inversa! Eu só digo isso: Fotgráfe, fotográfe e fotografe!
Pachelly