sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Reisado das Cores - Exposição de Onofre Ribeiro no BNB



Olá, amigos,

Está acontecendo nesses dias, uma exposição do fotógrafo caririense Onofre Ribeiro no Centro Cultural Banco do Nordeste. O tema é o Reisado, fotografado em todas as suas manifestações. O sensível, simpático e carismático Onofre Ribeiro, nos brinda com olhares bastante pessoais sobre essa dança tão tradicional do Nordeste Brasileiro.
Logo na entrada da exposição, um lindo texto, escrito por Marisa Strelczenia, que diz:



"Aqueles que olhavam as primeiras fotos participavam de um mistério: como os que, ajoelhados em frente a uma figura religiosa, crêem que o santo os vê e escuta com seus rogos; que os pequenos e minúsculos rostos fotografados podiam olhá-los a partir da imagem. A fotografia cumpre, como as primeiras imagens, a função de meio entre o que é e o que foi, entre os que ainda são e os que já não estão..."

Até o dia 05 de Setembro. vale a pena conferir.

2 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson,
Legal essa divulgação. O Onofre é uma figura maneira! Estou até devendo essa visitação, mas vou fazê-la breve! Já o convidei para membro do Blog, espero tê-lo conosco, postando o seu precioso trabalho!
Abraços a vc e ao Onofre!
Pachelly

Dihelson Mendonça disse...

É, realmente, o Onofre é uma figuraça... engraçadíssimo e ligeirinho. A gente faz amizade logo de cara!

Ele pegou minha máquina, ( ele usa máquinas de filme ), nem olhou direito, ( ela estava em prioridade de abertura ), colocou o olho no visor e saiu fotografando por dentro do BNB. Que legal! nem estranhou nada, apesar de eu ir dizendo que tava com uma lente fixa de 50mm, ele não tava nem aí, ia fastando pra frente e para trás, a fim de enquadrar bem, e rapidamente fez dezenas de fotos, ahahahah, todas com excelente enquadramento e sem borrões ( OH MÃO FIRME DA PESTE... ).

Onofre é autodidata, não gosta muito de ler, aprende as coisas experimentando. É um fotógrafo sui generis, e ele "saca" muitas coisas rapidamente, um lance lá que não cabia no exíguo espaço do corredor, ele não foi perder tempo tentando enquadrar, fez as fotos com o reflexo que batia no vidro, porque a distância dobrava com o reflexo. E várias outras "sacações" práticas.

Depois, nós fomos comer uns pastéis na pastelaria ao lado do BNB, com o pessoal do Coral que se apresentou. Foi ótima noite.

Nós combinamos para Domingo próximo, depois de amanhã, a gente sair para fotografar. Se vc achar boa idéia, Pachelly, a gente pode sair todos juntos. A Alegria do Onofre é contagiante, e ele vem nos trazer forças muito positivas. Eu falei sobre que vc iria para uma pescaria. QQ coisa, eu posso ir em meu carro.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça