domingo, 18 de outubro de 2009

Ensaio Cores em Triunfo - Pe, Moacir S. Cavalcanti




14 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Tudo colorido no Zoom, a magia das cores deste trabalho que tem na contrates o ponto forte e a presença mais uma vez desta figura que é Moacizinho!

Não demore tanto com os coloridos triufantes por aqui tá!

Abração rapaz!

Dihelson Mendonça disse...

É uma opção do artista ter feito o ensaio em cores fortes. Apenas uma observação pessoal, é que o ensaio está muito belo, e os motivos poderiam ter sido enquadrados em um plano mais próximo e usado perspectivas com grande angulares, eu teria gostado de usar isso, mas enfim, cada pessoa tem a sua forma peculiar de fotografar e de ver a arte, e o bom é exatamente essa diversidade de estilos.

Gostei.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Moacir Filho disse...

Caro Dihelson,
A maneira de um fotografo registrar uma imagem a partir de um equipamento fotografico acho que tem a mesma ideia de um musico compor sua obra através de seu instrumento musical, acho que as pessoas devem opinar a respeito de trabalhos artisticos no sentido de que gosta ou não do trabalho e não de como deveria ser feito, maaaaaaaaaaasssssssssssss como não sou um fotografo apenas registro imagens estou aberto a aprender e a aperfeiçoar minha tecnica e uma maneira de apreder isso é ver as belas composições visuais de artistas como Pachelly que muito me inspira na ora de Clicar. Cuidado alguem pode falar que sua musica é um pouco monotona e deveria ter uma boa guitarra distorcida para animar a moçada, maaaaaaaaaaaaaaassssssssss eu não tenho essa opinião, como diz um grande filosofo, poeta e intelectual:
"cada um no seu quadrado, ado aado cada um no seu quadrado".

Dihelson Mendonça disse...

Prezado Moacir Filho,

Alguém HUMILDE sempre deve estar aberto às críticas ao seu trabalho. Se expomos algo ao mundo, é para ser criticado, e não apenas ELOGIADO.

E veja que no meu texto, eu não critiquei o seu trabalho, apenas disse que EU aproveitaria outro modo de olhar, como CADA UM tem a sua própria maneira de ver o mundo, e ao final, eu ainda acrescento um elogio:

"cada pessoa tem a sua forma peculiar de fotografar e de ver a arte, e o bom é exatamente essa diversidade de estilos."

Portanto, eu fui ao encontro do pensamento diverso. Não critiquei seu trabalho, mas se tivesse criticado, não teria problema algum.

Quem se movimenta, expõe uma idéia, age no mundo, é para que os outros possam reagir mesmo. Quem não gosta de ter seus trabalhos analisados, não pode mostrar aos outros. Sempre que apresento meus trabalhos, sejam em música, seja em fotografia ou outra atividade, entendo que qualquer um poderá expor a sua opinião, e é para isso que os grandes sites de fotografia contém um setor chamado FOTO CRÍTICA, em que se expõe um trabalho a fim de que outros o corrijam.

O Artista não pode ser sensível ao ponto de só ver espelhos à sua frente não. Devemos ver que somos todos Aprendizes mesmo, e quando mais alguém nos critica, e podemos DIALOGAR dentro da educação, mais aprendemos. É da troca de informações que surge o conhecimento. Não de expor algo e se recolher. Essa é a grande filosofia da Arte. Esse é o sentido do aprimoramento.

Abraço,
Desculpa se eu comentei sobre o seu trabalho. Já que não gosta, prometo não mais comentar.

Dihelson Mendonça

wilson bernardo disse...

Sem querer entrar no mérito da coisa,e sem polemizar em questionamentos técnicos de a,b,ANGULAR,jugular,o que pouca importa e são desnecessários,será sempre os conceitos,ao que me parece,faltou o bom censo do entendimento,palavras mal interpretadas,o que é evidente,por mais que a critica seja maldosa,e não foi este o caso ela é necessária para o devido aprimoramento...Eu particularmente prefiro ser intuitivo e apostar na câmera natural,que é o olho,a sensibilidade da angular do globo ocular e revelar o que ai já se encontra,as imagens,e a maquina só veio apenas memorizar na imagem peculiar da tecnologia o eterno sempre da fotografia...Vamos repensar nossas idéias e abraços fraternos irmãos da tecnologia.Nada supera o mundo analógico da película e do papel impresso.

Dihelson Mendonça disse...

Pois é, Wilson!

Perfeitamente. Essa sua análise é muito importante para repensarmos a fotografia, tanto porque você tem muita experiência com câmeras, pois vem do filme fotográfico para o Digital, como também, a própria experiência de vida, por ser talvez um dos mais criticados artistas do MUNDO. Eu já lhe conheço bem, e você me disse várias vezes que prefere a crítica ao elogio, porque a crítica é sincera, ao passo que o elogio deixa sempre a dúvida sobre a veracidade. É verdade.

Só crescemos na crítica. Nunca nos elogios! E veja que eu não critiquei o trabalho do colega Moacir. Na minha humilde opinião, todo trabalho fotográfico é válido, se feito com ou sem tecnologia. Quando se usa tecnologia para deformar a imagem, já é outra coisa diferente de fotografia, mas que seja, continua sendo Arte, e isso é o que importa. De modo que eu não sou contra quem trabalhe com photoshop e também não sou contra quem use telefone celular nem câmera de filme para registrar uma idéia.

A fotografia, mais do que uma imagem, é uma Idéia. O artista é um ser que trabalha com idéias. Usamos o som, a imagem, o movimento para expressar idéias, e não o meio em si.

Um abraço,

Dihelson Mendonça

P.S - Já conseguiu reaver a câmera ? Hoje às 08:00 tem uma palestra lá no teatro Municipal. Espero ver você lá.

wilson bernardo disse...

ainda não...como todo roubo o meliante as vezes e sempre torna-se OCULTO e com um detalhe,temos que dar uma de policia e correr atrás,a policia não faz o papel de investigar,buscar e reencontrar,é claro dependendo do nome e a importancia da familia.

Pachelly Jamacaru disse...

Muito importante que esteja ocorrendo esssa troca de opiniões! Isso se reverte em crescimento, não só dos participantes, como do próprio propósito do Blog!

Foi com esse intuíto que em off conversei com Dihelson sobre trazer para o blog, o pensamento dos nosso fotógrafos, através de entrevista em que eles possam expressar-se além da imagem!

Envie ao Dihelson a primeira tentativa, mas até agora não obtive sua resposta as perguntas formuladas!

"Alguns preferem ser arruinado por um elogio a ser salvo por uma crítica"
Este frase não é minha. Não lembro o autor! Mas nos leva a refletir que: nem toda crítica é descontrutiva e nem todo elogio controi. São as pessoas que retrabalham-se e aprimoram-se!

A liberdade de expressão é pessoal e intransferível. Vai de encontro as convições de cada um naquilo que faça, acredite, e apresente ou oculte!

Não tem necessariamente que agradar a todos e não é possível que não agrade a alguém!

Moacir, Dihelson e Bernardo como eu e qualquer pessoa, precisamos fazer este exercício autocrítico constantemenete, para receber elogios e críticas! Para tecer uma coisa e outra igualmente!
Não para diminuir ninguém ou o seu trabalho, mas leva-lo a reflexões!

Este é o Zoom, um espaço aberto e democrático!

Abraços, não deixem de expor, não deixem de comentar! Isto é cidadania.

Pachelly J.

Moacir Filho disse...

Caro amigo estou longe de ser HUMILDE e acredito que não aja uma pessoa encarnada nesse planeta com essa virtude ou com tantas outras. Mas falando a respeito do que escrevi tenho certeza que o Sr. entedeu o que postei aqui, todos tem o direito de fazer criticas então falei o seguinte: "acho que as pessoas devem opinar a respeito de trabalhos artisticos no sentido de que gosta ou não do trabalho e não de como deveria ser feito". Não me sentiria a vontade de querer modificar qualquer partitura sua por apenas uma opinião minha pois sei ela ela veio de uma inspiração, nem de falar para o Wilson Bernardo que se ele modificasse alguma rima de suas poesias ficaria melhor ou falar para Van Gogh que seria bom ele colocar um Lirio entre os Girassois, pois um trabalho artistico individual "É O QUE É" por pura inspiração dele, o que quiz dizer foi isso, quiz não, disse. Então repito, nos podemos gostar ou não de algum trabalho mas não acho coerente tentar muda-lo por mera opinião nossa, essa é minha opinião. Dihelson vc não me deve desculpas pois vc não me ofendeu, tenho a convicção q não sou Humilde mas sou uma pessoa sensata, vi que temos opiniões diferentes de como enchergar um trabalho artistico e é essa a graça q tem o mundo, as diferenças mas no final das contas gostei desses dialogos principalmente do que o Wilson falou as palavras "podem" podem ter sido mal interpretadas e tambem gosto bastante do uso da "camera natural" pois fotografei 3/4 deminhas fotos c uma delas e me arrependo bastante d te-la vendido.
Flwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

wilson bernardo disse...

O crescimento humano, primeiro do que tudo se dar com o dialogo inteligente e ponderado de nossas atitudes, não que você seja omisso as sua idéia e atitudes, pelo contrario, mas já é um grande passo. Muitas vezes fui questionado, por não entenderem o que escrevo, ou simplesmente difamarem o que eu faço como não sendo poesia, que importância tem isso, o que eu sei ,é que muitos no Brasil não tem vida útil de leitura e se eu não gosto de ler, não leio,como irei rotular o que é ou não poema ou poesia,quer dizer,só se aprende ler,lendo e a escrever escrevendo e fotografar não é diferente só se aprender a fotografar,o melhor angular,sombra,luz e por ai vai, fotografando e a teoria é complementar prá depois,ser humilde? EU COSTUMO DIZER O SEGUINTE, RESPEITAR O COMPANHEIRO E AS PESSOAS EM VOLTA, DIALOGAR COM TODA espécie e conviver em paz principalmente com os animais que poderá ser o equilíbrio de todas as razões, mas tenho uma verdade que é, no que eu faço tenho que ser prepotente, pois ou eu me acho bom e ai minha convicção é necessária ou não farei o melhor,é claro sem ferir ninguém a não ser a mim mesmo,pois tem muita gente querendo louros as tuas custas.

Pachelly Jamacaru disse...

Postos os posicionamentos, reconhecemos os benefícios de um debate deste porte. O respeito é a palavra de ordem, sem, no entanto, os pontos de vista deixar de serem defendidos, argumentados e contra-argumentados.

Não deve ficar mágoas e nem ressentimentos, posto que isso foi exercício saudável.

Abraços a todos.

Moacir Filho disse...

Vamos pra frente..............

Dihelson Mendonça disse...

Olá, meu Prezado Moacir,

Tudo bem. Só quero reiterar que eu não critiquei seu trabalho, apenas fiz um comentário normal, como qualquer outro.

Mas foi proveitoso este debate aqui, porque nos trouxe outra questão que está sendo abordada noutro tópico que é a questão da modificação da fotografia, em que o Pachelly já expôs o seu pensamento, e eu penso diferente. Depois irei redigir algo também.

Abraços,

Dihelson Mendonça

wilson bernardo disse...

que bom seria,se o demais participantes do Zoom,também participaceem,tanto dos debates como dos comentarios,e sem restrições,critiquem,ou simplismente digam...tálindo,valeu,foi legal,que apesar da pobreza de argumentos enalteciveis,é importante a participação nos comentários,desta vez eu accho que o Zomm nunca recebeu tantos comentarios...abraços.