quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Isso & Aquilo - Ensaio Fotopoético - Por Claude Bloc

Todo dia é dia
De José e de Maria

Entre o sono e a vigília
Mora o sonho, a alegria

A vida tece seu fio
E entre isso ou aquilo
Vai rolando o desafio
Feito as águas de um rio

não deixarei pra amanhã
minha fome, meu fastio
Entre as varandas da noite
Nem no sereno macio

Não posso mais me esquecer
Nem do calor, nem do frio
Do olhar inquisidor
Desse silêncio vazio
.
Vou vivendo, vou vivendo
Sem mais isso ou aquilo.


Breve histórico:

Fui à cozinha ao chegar do trabalho, noite passada. Estava só em casa. Alguns objetos de repente me chamaram a atenção. Me instigaram. Peguei a câmera. Fiz fotografias. Não usei flash. A qualidade fica comprometida, claro. Mas, consegui fazer umas "telas" com o famigerado PhotoShop. Carreguei nos efeitos, mas o que é que tem? Gostei da brincadeira. Partilho com vocês.
>
Texto e imagens por Claude Bloc
.

3 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

De uma incomparável beleza!

Os ângulos sobre os elementos fotografados, o casamento fotopoético, a iniciativa, o argumento de fazer fotos no ambiente que seja!

Mas fico imaginando se o recurso fosse todo feito na máquina mesmo, talvez a câmera imitando o fotoshop e não ao contrário! O efeito simulado foi a de uma fotografia em ISO alto, de 800 para lá!
Quando estamos em casa e se valemos da luz artificial ou temos numa escassez de iluminação excessiva, em algumas ocasiões se alteramos o ISO para como falei 800, 1600 ou mais, acho que aproximaria e muito do que Claude procurou transmitir, um aspecto bastante granulado.

O que quero dizer: A incontestável criatividade de Claude não se discuti, apenas que neste ensaio extraído a partir do processo fotográfico, o trabalho ganhou outra dimensão que não classificaria como fotografia, mais um experimento em arte-visual!

Isto em nada desqualifica a criatividade e o talento desta grande artista!

Parabéns Claude!

Claude Bloc disse...

Pachelly,

Utilizei ISO para as fotos, mas acho que não o suficiente. O original estava bem mais nítido, mas o barato foi fazer isso parecer com algo pintado à mão, usabo efeitos inclusive de solarização. Mas olha, seu incentivo valeu demais. E essas coisinhas técnicas vou tentar em outra opotunidade.Vamos ver no que é que dá.

Não deixe de me dar essas dicas. Já deu pra perceber que a imagem é uma paixão antiga para mim... Sou fascinada. Falta-me a técnica, mas eu aprendo!!! (risos)

Estarei pelo Crato dia 15 de outubro.

Abraço.

Claude

Pachelly Jamacaru disse...

Menina, talento tu tens até demais!
E essa coisa da paixão é o que move tudo no mundo! Então, são duas coisas a seu favor!

Eu sou um dos que tenho em meu trabalho essa coisa da busca pictórica, seja na composição, nos temas escolhidos e mesmo no emprego de algumas técnicas. Espero janeiro par apresentar um trablho que venho desevolvendo e você verá emma minha paixão pela foto-pintura!

Quando estiver aqui, dá um toque, sim?

Bom dia e um imenso abraço!