terça-feira, 20 de outubro de 2009

VITRINE VIRTUAL -Por Wilson Bernardo!

POP ART:A inventividade da arte não pode ter limites,os pincéis e a tela tradicional,hoje em dia é mero espectador,é claro se você não quiser fugir a regra,mas em conceito de arte e plástica tem que se quebrar as regras e reinventar os conceitos do que é ou não é arte,produzir ou não poderá ser o limite dependendo de cada um.


Posicionamento do Zoom:

Em nenhum momento o Zoom fez transparecer que tem finalidades de estipular limites para a criação dos fotógrafos. Mas admiti, não comungar com a descaracterização da fotografia gerada a partir de artifícios impertinentes. Buscamos a valorização do olhar do fotógrafo acima de tudo e chegamos a fazer vista grossa até sobre domínio técnico, pois a emoção é a mola mestra deste site de Fotografia.


Rolando Piqui...
Calos e pés...descalos.
O piqui e sabor do lucro.
Wilson Bernardo(Fotoartgrafias sobre Fotografias).

3 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Bernardão, achei legal os saques, mas como é isso de foto sobre a foto?

Tenho percebido uma leva de postagens onde as fotos são transformadas em pinturas fotoshopeadas, e isso subtrai o valor real e o propósito do Zoom, que é a fotografia como ela é!

Que receba apenas o tratamento de: Contrates, brilho, nitidez, níveis, cor, mais sem descaraterriza-las! Porque, passa a ser um trabalho de imagens que não chega a se enquadrar nem em trabalho abstratos ou fotografias mesmo editadas com feito colagens!

Você tá numa linha legal, saque legais, talvez não precise nem recorrer a estes artifícios, a não ser em sites que não seja necessariamente de fotografias!

Converso melhor contigo depois! gostei do saques!
Abração

wilson bernardo disse...

Olha eu também não sou muito adepto da mudança fotográfica mais é uma tendência, tudo bem que não é o propósito do BLOGZOOM,é compreensível,e o que não diria os artista americanos,os precursores da pop arte fotográfica,sim ao invés de pintar as fotos,elas na sua praticidade se realizam através de programas de computação .Wendy Who estaria se revirando em tumulo,pois nos anos setenta não se tinha a evolução da computação gráfica.Mas aproveitando a polemica salutar entre D Mendonça e Moacir,achei necessário esta postagem,só para exemplificar os caminhos da fotografia,e de que é possível,e convenhamos fazer arte plásticas usando o papel fotográfico impresso tomando as funções de uma tela de pintura em branco.

Pachelly Jamacaru disse...

Agradeço até demais ao Wilson ter me poupado de ta dando explicação sobre essa tal POP ART que por si já se define como tal.
Mas não me aponte um fotógrafo chegar nos filtros do PHOTOSHOP e clicar num Paint, ladrilho, extrusão, ou qualquer um de sua infinidade de opção do menu de filtros e querer nos convencer de que trata-se dos “novos rumos da fotografia”

E, eu nem precisaria ir nem longe para exemplificar que é possível fazer arte em fotografia, sem apertar botões de pronta-solução. Ângela Linhares aqui em Juazeiro do Norte faz com excelência, arte a partir de Slides, mas trabalhando artesanalmente! O mineiro Eustáquio Neves faz um trabalho com arte em fotografia, a partir da manipulação dos originais negativos, digo: “A partir dos originais negativos” E tem aqueles que manipulam fotografias digitais, mas estes estão cientes e conscientes e se apresentam como “artistas plásticos” ainda que tenha feito suas próprias fotos e com talento sem dúvida, a exemplo de Reginaldo Farias, também de Juazeiro do Norte.

A quebra de regras dar-se-ia pelo completo domínio e conhecimento sobre aquilo que se exerce. Quebrar uma regra não é só uma vontade própria, não é só alterações de formulas e conceitos que não venham uma justificação com argumentos convincentes de que se quebrou em detrimento do surgimento de algo inusitado e convincente!

O zoom cariri tem a preocupação de receber indiscriminadamente todas correntes da fotografia, bem como toda classificação de fotógrafos, dos iniciantes aos de desenvoltura. Tem por si a psicologia de contribuir com o crescimento de uns, relevar novos talentos, expor aqueles que já estão trilhando com reconhecimento o universo da fotografia.
Em nenhum momento fez transparecer que tem finalidades de estipular limites para a criação dos fotógrafos. Mas admiti não comungar com a descaracterização da fotografia gerada a partir artifícios impertinentes.

Buscamos a valorização do olhar do fotógrafo acima de tudo e chegamos a fazer vista grossa até sobre domínio técnico, pois a emoção e a mola mestra deste site de Fotografia.
É admissível o tratamento pelos métodos de: Contrastes, brilho, nitidez, correção de cores, níveis... Filtros, sugerimos aplicar com o conhecimento e a disponibilização dos mesmos no ato de tirar a foto. Os filtros existem, não são invenções. São conversores, difusores, protetores, de efeitos, polarizadores, aquecedores e não, em suma: filtros fazem parte do universo da fotografia, basta conhecê-los.