domingo, 11 de outubro de 2009

Ensaio: Praça Cristo-Rei - NINHA BRITO


Cristo - Rei - Ninha

É tão bom quando podemos transmitir um pouco do nosso conhecimento a alguém, e esta pessoa possui interesse e talento. Trago aqui o primeiro ensaio fotográfico feito por Ninha, minha namorada, realizado ontem (10 ) na praça Cristo-Rei, em Crato. Ontem nós havíamos saído para uma cobertura sobre o restaurante popular quando na volta, resolvemos parar um pouco ao sol escaldante das 13:00. O horário, com sol a pino, não é dos melhores para qualquer ensaio fotográfico, mas ela insistiu em tentar fazer algumas fotos. Eu fiquei de longe apenas observando, incrédulo, e nem interferi em qualquer aspecto do assunto a ser fotografado, nem como qualquer parâmetro técnico. Em suma, deixei ela "se virar" e sinceramente falando, nem esperei que o resultado fosse tão promissor. Além do mais foi feito numa pequena câmera amadora Sony. A câmera profissional, eu carregava comigo, e ela não sabe mexer ainda. Então, enquanto eu conversava com um amigo, ela fez essas fotos da praça Cristo-Rei, que agora, após uma pequena seleção e uma edição, eu publico aqui no Blog do Crato. Acho que valeu a pena, e os Cratenses poderão desfrutar das produções da mais nova fotógrafa do Blog do Crato e do Zoomcariri.


Centro Cultural do Araripe - Ninha



Praça Cristo-Rei - Ninha



Praça Cristo - Rei - Ninha



Cristo-Rei - Ninha



Golfinho - Ninha

Ninha viu um "Golfinho" saltando dessas plantas aí...

Biblioteca Pública - Crato - Ninha

Acima: Restaurante Popular e Biblioteca Municipal do Crato

Fotos: Ninha Brito
Edição: Dihelson Mendonça

5 comentários:

Lu Fernandes disse...

Gostei da simplicidade

Pachelly Jamacaru disse...

Demos pois boas vinda a Ninha e ao surgimento de mais uma fotógrafa no neste fabuloso universo da imagem!

Bem vinda Ninha, parabéns pela estreia! Com a acessoria do Maestro e a sensibilidade feminina, teremos uma Titã entre nós!

Grande abraço!
Pachelly J.

Dihelson Mendonça disse...

Ninha pede para agradecer a vocês pelas boas-vindas no Zoomcariri. Pediu-me para escrever esse agradecimento e diz ser uma honra ser avaliada por gente tão capacitada, e diz ainda que está muito contente por poder participar e agradece a mim por postar as suas fotos.

Diz ainda que estará providenciando uma conta no Gmail a fim de ela mesma postar essas mensagens aqui.

Agradece: Ninha Brito

Meu Comentário: Ninha, estamos à disposição, e eu fico muito feliz por postar as suas fotos e despertar esse seu novo entusiasmo para a fotografia. É inegável que a sensibilidade feminina traz aspectos diferentes para qualquer forma de arte. Seja Bem-Vinda.

Dihelson Mendonça disse...

Sobre a simplicidade:

Eu também gostei da simplicidade, e do caráter despretencioso em não "tentar" fazer arte. Acho que a Ninha nos será muito útil para trazer um trabalho documental, as fotos da cidade, que afinal, todos os Cratenses que moram longe, gostariam de ver: O Aqui e o Agora reais, sem se importar muito com a questão do ter que fazer arte.

Evidentemente, como é muito no início, a veia fotográfica irá se aprimorando, e quem sabe teremos sim, fotos com caráter mais artístico do que documentais.

Mas o lado documental me deixou particularmente alegre, pela UTILIDADE e HISTORICIDADE, mais do que a ficção, que remeteria ao individualismo. Priorizar a realidade é premissa fundamental ao fotógrafo documental e Jornalístico.

Parabéns Ninha, também pela simplicidade.

Dihelson Mendonça

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Adorei o "olhar" da Ninha, o tema... Ela soube capturar realmente lindas imagens. Como sou frequentador assíduo desse blog vou ficar na espreita para poder admirar novas imagens dela. Parabéns!!!