quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Fotos feitas com Telefone Celular - A Arte não está na Máquina. Está nos OLHOS. - Por: Dihelson Mendonça


Porque você não usa seu Celular para fotografar ?



moto - Dihelson Mendonça



Garota - Feita no Celular K750i - Dihelson Mendonça2


Por-do-Sol - Feito com Celular K750i - Dihelson Mendonça 600


Este artigo é uma espécie de provocação para todas as pessoas que acham que só se pode fazer boas fotos se tiverem o melhor equipamento do mercado.

É pensamento comum, e errôneo de que para se fazer fotos significativas, seria preciso que alguém tivesse um respeitável arsenal fotográfico. Muita gente acha que só é possível fotografar, se tiver a melhor câmera, as melhores lentes, os melhores flashes, etc, esquecendo-se que o principal fator que contribui para uma boa foto está no artista: O Olhar. O olhar, juntamente com a técnica fotográfica, é o que define na maioria das vezes se é possível fazer um registro com arte ou sem ela. Trago alguns dos meus melhores exemplos de fotos que fiz usando única e exclusivamente meu celular, um Sony Ericcsson K750i, um celular comum, que hoje em dia pode ser adquiro por bons preços, e é de apenas 2 megapixels.

Mas então, perguntariam alguns, "porque adquirir equipamentos caríssimos para fotografia ?" A razão é: "Recursos. Diversidade". Se você vai utilizar somente seu aparelho celular como sua câmera fotográfica, ou sua câmera compacta, você certamente não irá ser capaz de fazer certos tipos de fotos. Como fotos noturnas, por exemplo, em que exigem grande abertura, e tempos de exposição mais elevados. Além disso, somente uma verdadeira câmera fotográfica possui controles apropriados, como controle de ISO, de abertura e de tempo de exposição. As lentes, por sua vez, quando variadas, são capazes de eliminar a "mesmice" da profundidade de campo que apenas uma lente proporciona, se usadas em determinadas aberturas. Então, a razão de se conseguir o melhor equipamento é portanto, de flexibilidade. Pode-se usar ótimas lentes para certas aplicações. Pode-se, enfim ter o controle total sobre a fotografia, e garantir que não percamos muitas delas, como acontece com nossas compactas e celulares. Outra vantagem da câmera mais profissional é a velocidade. Muitas cenas não esperam para serem fotografadas. A vida é rápida.

E além do mais, em certas aplicações, onde o objeto a ser fotografado está distante, como um pássaro, como não usar uma tele-objetiva ? Agora mesmo, estou tentando adquirir mais uma câmera, uma Canon 5D Mark II, com duas lentes, uma 16-35 L F2.8 II e uma Canon 70-200 L F4 IS, e logo em seguida, uma Canon 24-70 L F2.8. Sendo que cada uma dessas lentes é muito cara para quem apenas aprecia fotografia. A fotografia é um hobby MUITO caro. Vale dizer que uma 16-35 L F2.8 comprando barato, não sai por menos de R$ 4.000,00 e uma Câmera 5D Mark II, não sai por menos de R$ 8.000,00 reais, mas é o equipamento mais profissional. da Canon. Enquanto isso, é bom que o fotógrafo use o que estiver ao seu alcance, até para desenvolver o seu senso fotográfico. No meu caso, por exemplo, já usei celulares, filmadora como câmera fotográfica e minha câmera atual é uma Canon 400D. Não se pode começar do alto. Uma casa começa pelos alicerces. Mas o que vocês acham dessas fotos aí feitas co meu celular K750i ? Não estão razoáveis ?

De modo que o equipamento, ( quando é possível adquirir ), vem trazer inúmeras possibilidades ao artista da fotografia, mas uma vez que não se dispõe de dinheiro para isso, ainda assim, não é desculpa para não fotografar, como muitas pessoas fazem. Já encontrei pessoas se recusando a usar uma câmera compacta, por não ter dinheiro para comprar equipamento super profissional, de última linha, por achar que numa câmera compacta não é possível fazer boas fotos. Puro engano!

Só a título de curiosidade, o nosso grande fotógrafo e professor Pachelly Jamacaru ,fotografa com câmeras compactas, e vejam só que qualidade ele consegue extrair das suas fotos!

Para concluir: Gostaria de ver mais pessoas fotografando e expondo seus trabalhos aqui no ZoomCariri, pois não serve de desculpa que alguém não tenha câmera ou equipamento fotográfico, quando a verdadeira ARTE encontra-se na cabeça das pessoas. Espero ver aqui mais trabalhos e publicações fotográficas originais. Mesmo num mísero telefone celular de 50 reais. Ok?

Abaixo: Telefone Celular Sony Ericsson K750i, com o qual fiz o ensaio acima:

Por: Dihelson Mendonça

4 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Muito oportuno este artigo, bem merecia um fórum!

Mas é isso, sempre estaremos sonhando com os artigos de ponta, principalmente os da era tecnológica avançada, por inúmeras razões! Por outro lado, este anseio, não deve constituir argumentos para que você deixe de expressar-se pelos meios mais imediatos, palpáveis ao seu alcance! Vai prevalecer a sua intenção ao final das contas!

Lógico, se a pessoa tem uma idéia fixa e tem mecanismo que materialize a sua criatividade mais próxima do que imaginou, não tenhamos dúvida, façamos valer e apliquemos nossos conhecimentos com instrumentos mais precisos e construídos para atender aos nossos propósitos.

Nunca se deixou de arrancar um dente, mesmo quando ainda não existiam os analgésicos que hoje a ciência dispõe. Nunca se deixou de jogar uma pelada de rua, mesmo na era da bola de meia em tempos remotos!
Mas se hoje temos produtos fabricados para facilitar nossa vida e temos acesso, evidente que não deveríamos ser radicais aos extremos.

Enquanto uns vivem a nostalgia dos vinis, dos filmes de películas, do cinema mudo, do processo analógico, do radinho de pilha, outros não contestam as evoluções e extraem possibilidades e descartam as irrelevancias!

Peço aqui que os membros do Zoom participem comentem, as fotos, os artigos publicados! Precisamos dessa interação para uma maior compreensão das coisas e crescimentos nosso, evidentemente!

Parabéns Dihelson, não só pelas indiscutíveis capturas, mas por ser realizador, acima das circunstâncias!

Pachelly J.

Dihelson Mendonça disse...

Pois é, Pachelly,

Esperamos que com esses nossos argumentos, possamos trazer toda uma gama de potenciais fotógrafos para o Zoomcariri a fim de publicar seus experimentos.

Eu, que sempre fui fã das grandes inovações tecnológicas e acho que o profissional PRECISA mesmo do material melhor que seu dinheiro puder comprar, até pensei em passar um tempo fotografando com telefone celular, apenas para desafiar mesmo, para mostrar aos nossos colegas que não existe desculpa para não se fotografar.

Que é possível conseguir boas fotos ainda que com equipamento precário. E que o principal precisa ser desenvolvido DENTRO da pessoa: O Olhar poético para a fotografia, isso em se tratando de fotografia arte.

É claro que na fotografia existem vários ramos: o Fotojornalismo, que é meu ganha-pão, e que nesse caso, o mais importante é a notícia. no fotojornalismo não está interessado na hora do dia em que se vai fotografar, mas o registro de um fato marcante, seja um acidente, um evento, e a luz pode não ser apropriada, por isso a máquina do Fotojornalista deve sempre ser a melhor possível para obter boas fotos.

há ainda os fotógrafos sociais, de casamento, esses já são de outro tipo. Até o perfil da pessoa e a maneira de se vestir muda...

Além de outros e outros. Ainda bem que a fotografia é um ramo extenso.

E há enfim, a tal fotografia ARTE. Claro que pode-se empregar arte em muitas facetas da fotografia, mas há certas restrições. Não se pode por exemplo, priorizar o abstrato em fotos de casamento. Quem quer ver a noiva por dentro de uma lata de conserva, refletida ? Se levar uma foto dessas como a foto principal, os noivos poderão odiar. Em compensação, faria sucesso numa exposição.

De modo que existem inúmeras áreas da fotografia, e dependendo do equipamento utilizado, pode-se obter boas fotos em determinadas áreas.

Vamos todos à luta ?

Abraços,

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

Quero comunicar aos amigos do ZoomCariri que essas "coxas" da menina em questão estão sendo elogiadíssimas nas comunidades de fotografia...realmente... rs rs

Abraços,

Dihelson Mendonça

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Tenho algumas imagens capturadas por um sony ericson de apenas 1.3 mp... (embora eu possua uma câmera Semi profissional da Sony, uma hx1, ainda faço muitas fotos usando o meu "velho" Sony Ericson w300i) Abraços a todos