terça-feira, 18 de setembro de 2007

ENSAIO: Pau da Bandeira, Pachelly Jamacaru

Jamacaru é um simpático distrito de Missão Velha. Calmo, com um comercio que preserva as características das décadas de 40 e 50, com suas mercearias/bodegas, casinhas simples e coloridas, povo alegre e receptivo. Antigamente denominava-se Goianinha. Em homenagem aos meus avós, passou a chamar-se Jamacaru. Por lá acontece uma festança para comemorar a padroeira, cuja Santa é: Nossa Senhora das Dores.
Estive lá e vou relatar apenas os detalhes do cortejo do PAU DA BANDEIRA, que foi o que acompanhei.
Talvez, talvez, um dos mais belos PAUS DE BANDEIRAS que existe pelo Cariri. Totalmente tradicional e preservado em seus costumes. Muito belo todo o cortejo que sai das matas, atravessa dois riachos e percorre uma longa distância até chegar a Matriz, por volta de meio dia. Vejam as imagens, e logo após, as informações do roteiro.


A saída
Vencendo as dificuldades!
Pifeiro da bandinha cabaçal.


Na cidade...

Os carregadores!

A expressão!
Comemorando a chegada!
- LOCALIDADE: Brasil, Ceará, Distrito de Missão Velha ao sopé da Chapada do Araripe.
- ACESSO: Solicitar informações na cidade de Missão Velha. Estrada asfaltada.
- Restaurantes: 2 restaurantes, paguei R$ 19,00 por um almoço satisfatório para 2 pessoas, comida simples, boa!
O PAU:
- Saída as 09.hs do 15 de setembro, com previsão de chegada ao meio dia, sol a pino, luz dura, estação verão. É preciso muita disposição. Levar água, porque o sol castiga e chega a desidratar os desavisados, rs rs rs.
- O levantamento acontece as 17.hs, dia seguinte. Não acompanhei.
- A festa acontece até o dia 23, encerrando com uma procissão.
O que fotografar:
- As casinhas simples e coloridas, a pracinha, a matriz, o povo, grupos folclóricos, a bandinha cabaçal e todas as possibilidades que uma festa religiosa ofereça.
Fotos: Pachelly Jamacaru

5 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Diga lá, mestre!

A do pifeiro ( realmente magistral ), e as duas últims são as minhas preferidas. A última inclusive poderia ter dado um tratamento de P&B que ficaria muito bom também...

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Marcus Jamacaru disse...

Concordo com o Dihelson!! Estão ótimas as fotos. A do pifeiro gostei muito tbm rsrs. Temos d marcar uma saída fotográfica depois! Vai ser interessante!! Abraços!!

Pachelly Jamacaru disse...

Então amigos,

A categoria ensaios é um poquinho direfente, porque, porque ela precisa contar uma história ou fazer alusão a um comportamento de alguma ordem. As fotos não precisam serem necessáriamente artísticas, mas, se a pessoa conseguir conjugar as duas opções, melhor ainda! Façam um ensaio e vejam como é legal juntar textos e imagens sobre um determinado assunto!
Abraço
Pachelly

Dihelson Mendonça disse...

Meu caro Pachelly,

Eu já havia notado, e pesquisei sobre o assunto. Estou achando as cores das suas fotos um tanto irreais. Muito fortes! meio lavadas. Pesquisando sobre o assunto, descobri que na maioria das compactas, é a regulagem delas, de fábrica, que é feita para dar umas tonalidades fortes, chamada PROCESSAMENTO. Ao invés de processar externamente, como no photoshop, as compactas tem um processamento interno, que aumenta a nitidez, as cores, provocam fortes contrastes.

Nas DSLR, as cores são mais desbotadas, sem nenhum processamento, o que exige sempre, a correção externa de um processamento, como no photoshop. Principalmente quando se fotografa em formato RAW, que é totalmente crua, para ir direto ao photoshop.

Essas cores, por exemplo, do céu azulão, embora bonitas de se ver, só justifica, se era mesmo a intenção do fotógrafo em deixar propositalmente dessa forma. Veja que as minhas fotos tem cores bem mais desbotadas, mas mais aproximadas da realidade. Mas eu depois irei postar duas fotos para efeito de comparação, uma natural sem processamento, formato RAW, e outra já corrigida, com cores vibrantes, como o povo gosta de ver, e como geralmente são publicadas.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson,
Concordo que lagumas tenha cores acentuadas, talvez eu não esteja sabendo fazer as devidas correções no shop, mas, a questão de céus contrastados, algumas câmeras vêm com polarizadores inclusos em seu progama. Vc Já fez experiência em fotgrafar o PL? Verá que aquele céu esmaecido e sem expressão, se torna vivo! O cuidado deve ser com o excesso de polarização, já que o circular permite que vc controle a intensidade! Preciso dominar bem o Shop, as vezes exagero e não sei como atenuar!
Um abração
PAchelly